Desde muito tempo, a madeira amazônica é explorada pelo comércio, tanto nacional quanto internacional, porém, um engenheiro florestal fez um estudo que busca tornar possível a idéia de que alguns tipos de madeiras retiradas da Amazônia possam ser substituídos por madeiras semelhantes, encontradas em outros lugares ou regiões. O engenheiro florestal Alexandre Nascimento ponderou que a madeira da Amazônia está sendo considerada precária, pois o desmatamento está crescendo cada vez mais, e a falta de recursos necessários para o corte das árvores está prejudicando ainda mais outras partes da floresta. A idéia ainda não foi aprovada, mas causou polêmica dentro e fora do país, afinal de contas, o desmatamento da Amazônia é um assunto discutido em muitos países, principalmente os que são privilegiados por receberem madeiras para o comércio.
A Idéia e Sua Finalidade
O projeto foi construído para que diminua o consumo de madeira na Amazônia, pois mesmo sendo uma das maiores florestas, o desmatamento prejudica também os animais e plantas, o que indiretamente, acaba prejudicando o ser humano. A idéia seria a seguinte: por que não tentar a substituição das madeiras amazônicas? Por que retirar necessariamente da Amazônia? Essas, entre outras perguntas foram discutidas até a apresentação oficial do projeto. A intenção do engenheiro florestal era de que as madeiras produzidas em menos quantidade pudessem ser substituídas por outra que existisse em outras regiões, ou até mesmo de outros países, o que obviamente tiraria um pouco do lucro do Brasil em relação à madeira, mas a preservação do meio ambiente é mais importante, afirma ele.
Aparência dos Móveis
Ao invés de serem utilizadas as madeiras mais raras, por que não poderiam ser as mais comuns, na fabricação de móveis, por exemplo? O mercado não leva em conta apenas a aparência externa do móvel que será construído, pois sabe que o cliente vai se preocupar com a qualidade e duração do produto vendido, porém, relata o engenheiro, se o motivo for o cliente querer um produto de madeira nobre, poderia muito bem substituir-se o Mogno, que é uma madeira rara, pelo Ipê, que é muito comum em muitas regiões, e nem por isso deixa de ser nobre.
O Cuidado Com o Meio Ambiente, Acima de Tudo
Além de ser uma ótima opção para o comércio, o objetivo principal e a maior preocupação sempre é o bem estar da natureza, a preservação, o cuidado, tentar manter a enorme e rica Floresta Amazônica é prioridade no Brasil, desde as menores plantas até as árvores gigantes, para que nós possamos desfrutar de toda a sua biodiversidade, toda a beleza e conforto que a natureza pode nos proporcionar, sem cobrar nada. Assim como demonstrou o engenheiro florestal Alexandre, todos nós devíamos fazer a nossa parte, e de alguma forma contribuir para solucionar os problemas que nós mesmos causamos a natureza, com pequenas ações que poderão fazer muita diferença algum dia.