Classificação dos Resíduos

Nos últimos anos, o mundo vem sofrendo com centenas de anos de agressão do homem. Tsunamis, maremotos, alterações no clima, derretimento das calotas polares, aumento na temperatura da Terra e temperaturas extremas são acontecimentos cada vez mais constantes em todos os países do globo. Independentemente de fronteiras e condições sociais, os países e a população sofrem cada vez mais com as mudanças no clima e catástrofes naturais.

Classificação dos Resíduos

Classificação dos Resíduos

Especialistas são unânimes em afirmar que para evitar a total degradação da Terra, todos os habitantes do mundo devem rever suas atitudes, tanto de consumo como hábitos de vida, na hora do descarte de resíduos no meio ambiente. Segundo os especialistas, reduzir a extração de recursos naturais, procurando reaproveitar ao máximo o que já foi extraído é o ideal para proteger o meio ambiente para as gerações futuras, procurando identificar e descartar de forma adequada tudo o que é consumido. Isso é muito importante, já que existem muitos produtos que ao se decomporem, depositam substâncias químicas perigosas no solo e nas águas, como por exemplo, baterias de telefones celulares, pilhas e lâmpadas incandescentes.

Classificação dos Resíduos

Classificação dos Resíduos

Importante ressaltar que em agosto de 2010 passou a entrar em vigor no Brasil a Lei Sobre Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que estabelece como os resíduos devem ser manejados adequadamente. Além disso, estabelece punições para quem descarta esses resíduos inadequadamente. Isso acontece porque a Lei responsabiliza a todos que consumirem e descartarem o lixo de forma inadequada. Dessa forma, está mais do que na hora da população mudar seus hábitos e atitudes no descarte do lixo. Conhecer como é a classificação dos resíduos é um bom começo para que possa saber qual tipo de resíduo pode ser reaproveitado e caso não seja, onde descartá-lo corretamente. A classificação dos resíduos sólidos é feita pela origem, que pode ser: hospitalar; domiciliar; agrícola; comercial; industrial; entulho; resíduo público ou de varrição; resíduos sólidos urbanos; resíduos de portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários; resíduos de mineração. Além disso, os resíduos também são classificados conforme o seu tipo, que pode ser resíduo reciclável, como plástico, papel, metal e vidro, e não reciclável, rejeitos ou que não são recicláveis no país, como fraldas descartáveis, papel higiênico e guardanapo.

Classificação dos Resíduos

Classificação dos Resíduos

A classificação dos resíduos também é feita de acordo com sua composição química, podendo ser: orgânicos, como papel e madeira, que podem ser até mesmo tóxicos, conhecidos como “Poluentes Orgânicos Persistentes” (POP), como alguns pesticidas, e “Poluentes Orgânicos Não Persistentes”, como alguns tipos de óleos já utilizados e detergentes. Vale lembrar de que os resíduos são classificados conforme sua periculosidade, estabelecida pela norma NBR10004:2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como: Resíduos Perigosos de Classe I, que podem ser corrosivos, inflamáveis e radioativos, devendo ter cuidados especiais para armazenamento, e Resíduos Não Perigosos Classe II, que não alteram o meio ambiente, mas que exigem descarte adequado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *