Alguns utensílios para casa têm de ter uma funcionalidade maior do que simplesmente ficarem bem em um ambiente ou combinarem com a decoração. As lixeiras, apesar de não estarem exatamente na lista de peças domésticas que levam muito debate, é uma dessas peças: não basta que a lixeira usada simplesmente combine com o resto da cozinha, pois ali, dentro dela ficarão todos os resíduos produzidos pela casa. Se a lixeira não for bem escolhida e limpa com regularidade, ela pode trazer doenças, mal cheiro e desorganização para qualquer ambiente.
Um dos maiores avanços em lixeiras foram, sem dúvida alguma, a invenção das lixeiras com pedal. Em um mecanismo simples, que varia muito pouco de modelo para modelo, um simples conjunto de fios tensionados acabou com o problema desagradável de ter que levantar a tampa da lixeira para colocar ali seus resíduos indesejáveis, pois a tampa acabava, muitas vezes, ficando suja e não é nada agradável mexer no que já foi jogado por não ser mais necessário.
Já com o pedal na frente da lixeira, basta acertar a boca do lixo e os problemas estão resolvidos.
Mas isso não quer dizer que as lixeiras com pedal também não precisem de cuidados.
Toda lixeira, seja ela de pedal ou não, precisa ser lavada pelo menos uma vez por semana com produtos de limpeza adequados para a área onde ficam, desengordurantes para a cozinha, água sanitária para o banheiro. A tampa da lixeira deve ser lavada com muito cuidado, pois ela ainda estará conectada ao corpo da lixeira pelo sistema de fios. Esse sistema precisa do cuidado de não ser puxado ou esticado demais para não danificar seu funcionamento posterior à lavagem.
Além disso, o material de que a lixeira é feita também é muito importante. Para áreas mais úmidas, como banheiros e áreas de serviço, dê preferência a lixeiras de plástico, pois elas são mais baratas, além disso em caso de danos é mais simples trocá-las do que ter de trocar as lixeiras de materiais metálicos. Este tipo de lixeira deve ser usada apenas em áreas secas para que elas não acabem por enferrujar e ganhar aquele aspecto de algo mal cuidado que a ferrugem pode dar para o metal.
Seguindo estas dicas é fácil escolher o melhor tipo de lixeira com pedal para você.