Amazônia Legal

Muito se ouve falar sobre a Amazônia Legal e Amazônia Continental mas existem muitas duvidas sobre o que significam e ao que se deve essa designação.

Amazônia e Amazônia Legal

A Amazônia é uma importante região da bacia do Rio Amazonas na América do Sul coberta por uma floresta tropical também chamada de Floresta Amazônica ou Hiléia Amazônica. A Amazônia se estende por vários países da América do Sul, são eles: Brasil, Bolívia, Venezuela, Suriname, Peru, Guiana Francesa, Guiana, Equador e Colômbia, com uma área total de cerca de 7,5 milhões de quilômetros quadrados, que é chamada também de Amazônia Continental. A parte da Amazônia que fica em território brasileiro, que são cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados é designada de Amazônia Legal, denominação instituída através de lei nacional com o objetivo de criar sistemas de incentivo ao desenvolvimento social e econômico dessa parte do país. A Amazônia legal abrange 9 estados brasileiros que pertencem a Bacia Amazônica, que contemplam cerca de 58% da área superficial do país, sendo formada por parte do estado do Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre e o estado do Amazonas.

Brasileia

Um breve perfil da Amazônia legal

Quando se fala da Amazônia muitos imaginam uma imensa área de floresta nativa em meio a áreas de desmatamento, com espécimes raros de animais e recursos naturais riquíssimos e inesgotáveis, reduto de povos indígenas, na fronteira do Brasil com outros países. Esta com certeza é uma avaliação superficial da Amazônia que é muito mais do que isso. A Amazônia Legal se fosse um pais independente seria o sexto maior país do planeta, com uma população de cerca de 20 milhões de habitantes, que em sua imensa maioria que mora e trabalha nos grandes centros urbanos. A base da economia local vai muito além do extrativismo vegetal e mineral, pois é o maior pólo brasileiro de produção de eletroeletrônicos, o que garante uma atividade econômica e social ampla e diversificadas. A sociedade é formada por índios, caboclos, pequenos e grandes produtores extrativistas, trabalhadores rurais e urbanos, empresários tradicionais e modernos, compondo uma diversidade social e econômica que garante a riqueza da macrorregião da Amazônia, a Amazônia legal.

Trabalho

Defensores da floresta

Cerca de 200 mil famílias vivem da atividade extrativista, e são eles via de regra os maiores defensores da Floresta Amazônia e de suas riquezas naturais, pois mesmo sem ter freqüentado aulas de educação ambiental essas famílias cresceram sob a sombra dessa imensa floresta e obedecem a natural lei da sobrevivência, a sua subsistência depende da floresta e por isso a defendem acima de tudo. Aos brasileiros que vivem na Amazônia devem se juntar os brasileiros do resto do país, na luta pela defesa desse que é o maior patrimônio internacional, que garante o equilíbrio e a vida do nosso planeta. A biopirataria, o desmatamento o tráfico de animais silvestres e outros crimes ambientais precisam ser denunciados e punidos. A Amazônia é um patrimônio da humanidade e não pode ser usurpado de todos em benefício de alguns.

Floresta

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *