O Mistério Que Intriga a Humanidade Pode Ser Desvendado em Poucos Anos
No deserto peruano, misteriosas linhas desenhadas no solo causam assombro nas pessoas. São traços monumentais, que parecem ter sido feitos por um gigante. São as famosas Linhas de Nazca (geoglífos), desenhos feitos no chão do deserto e que representam animais e figuras geométricas – sua importância é tão grande que foram declaradas patrimonio da humanidade pela UNESCO, em 1994. Especulações sobre como elas foram feitas é o que não falta. Afinal, são desenhos gigantes e que mantém muita proporcionalidade. Muitas pessoas acham que não é possível que humanos tenham desenhado aquelas maravilhas.
Algumas pessoas acham que foram extraterrestres que desenharam as figuras, e que elas seriam pistas de pouso para aeronaves. Outros acreditam que povos de outro planeta teriam somente ensinado os humanos a fazer os desenhos, mas que eles não seriam pistas de pouso. Todas essas idéias são apenas especulações, já que pouco se sabe das linhas. O que é conhecido pelos cientistas é que os desenhos foram feitos por uma civilização que viveu na região nos anos de 200 antes de Cristo até 600 antes de Cristo.
A Finalidade Das Figuras Também é Um Ponto Controverso:
As linhas seriam uma espécie de calandário da civilização? Ou seriam caminhos que eles consideravam sagrados? Possuiam finalidade agrícola, ou teria a ver com astronomia? Essas respostas podem ser encontradas durante a expedição de Dra. Christina Conlee (arqueóloga da universidade Estadual do Texas). A doutora realizará escavações em La Tiza, para tentar desvendar os mistérios da civilização que viveu no território Nazca. Com base nas figuras desenhadas, a arqueóloga planeja descobrir mais acerca dos costumes desse povo, da religiosidade e como viviam socialmente.
Outra coisa que a especialista pretende é verificar se existem relações entre os corpos decapitados encontrados em escavações anteriores e os geoglífos – em 2004, foi descoberto um esqueleto de um jovem decapitado. Embora possa parecer estranho, a decapitação era comumente retratada nos objetos do povo Nazca, sendo exibido em jarros e outros utensílios.
Figuras Retratadas
A doutora acredita que as linhas de Nazca tenham relação com a água e com fertilidade, mas essa relação ainda não foi comprovada. Os desenhos retratados são muito diversos, portanto é dificil identificar um elemento comum. As figuras encontrados no local representam baleias, homens, figuras geométricas das mais diversas. Outro ponto que intriga os pesquisadores é que foram encontrados restos de comida e jarros de barro quebrados dentro das linhas dos desenhos – isto talvez fosse um indício de que as linhas seriam espécies de altares a céu aberto para homenagear os deuses, por exemplo. O povo Nazca ainda é um mistério, e suas realizações também. Embora hoje os cientistas saibam mais sobre sua cultura, ainda existem várias coisas para descobrir sobre esse povo.
Andressa Silva.
bem… pra mim não foi nenhuma civilização antiga, por que não teria como um HUMANO ter feito isso, linhas tão retas e perfeitas…