Saco Para Lixo

Hoje em dia temos tantas preocupações em nossas mentes que pensar a respeito do saco para lixo parece uma questão menor. Contudo, quando pensamos que assim como precisamos reduzir a produção de lixo para que o mundo possa ser preservado também devemos ficar atentos em relação ao material de que é feito o saco para lixo que estamos usando.

Já faz algum tempo que o mercado observa uma mudança da composição dos sacos para lixo, existe uma busca por materiais que causem menos impacto no meio ambiente. Para quem tem essa preocupação em relação a estar fazendo a sua parte em termos de preservação selecionamos algumas informações sobre sacos de lixo considerados ecológicos.

Questão de Adaptação

A produção de sacos para lixo ecológicos tem aumentado bastante nos últimos tempos devido a uma questão de adaptação. A discussão acerca da distribuição de sacolas plásticas em supermercados demonstrou que precisamos criar novas alternativas. Em algumas cidades do país as sacolas plásticas foram proibidas e com isso muitas pessoas precisaram passar a comprar sacos específicos para lixo. Quem nunca usou uma sacola de plástico do supermercado em uma lixeira de casa?

Pois, é para quem foi surpreendido por essa decisão de proibir as sacolinhas que levam anos para se decompor surgiu a necessidade de se voltar para um novo produto. Em paralelo a isso a indústria de sacos para lixo já pensava a respeito dessa nova necessidade e por isso passou a desenvolver produtos chamados de “verdes” por que tem entre outras características ter sacos hidrossolúveis, biodegradáveis, compostáveis, recicláveis entre outros.

Sacola de Plástico ou Saco de Lixo?

Quando a proibição de distribuição de sacolas de plástico foi anunciada em algumas cidades o principal argumento de quem era contrário a medida era que não teriam mais essas sacolinhas para colocar nos lixos de casa. Para quem dizia que usar as sacolas ou sacos de lixo convencionais tinha o mesmo impacto no meio ambiente é interessante destacar que de acordo com os especialistas o saco para lixo ainda é uma opção melhor.

O que esses especialistas destacam é que mesmo os sacos de lixo que não são ecológicos sendo feitos a base de petróleo tendem a ser mais resistentes em comparação as sacolinhas. Outro ponto que é interessante de destacar é que os sacos de lixo sendo pagos tem um uso mais racional. Quando as pessoas chegam em casa com muitas sacolas de plástico tendem a nem pensar muito sobre como usá-las e distribuem pela casa toda.

Novidades no Mercado de Sacos de Lixo

O movimento verde que invadiu muitas indústrias chegou também a indústria de sacos de lixo. Dentre as novidades que tem recebido destaque estão sacos de lixo produzidos a partir de etanol da cana-de-açúcar que se mostra uma matéria-prima sustentável. Algumas fabricantes tem substituído o uso de petróleo como base para o fabrico de seus sacos de lixo pelo etanol com grande sucesso.

Obviamente que a produção de sacos de lixo mais sustentáveis exige um preço maior para o consumidor final, contudo, as fabricantes tem grande expectativa que essa produção possa crescer consideravelmente no futuro. Outras empresas desse setor têm apostado na produção de sacos para lixo biodegradáveis e compostáveis e que podem virar adubo. O amido de milho também tem se tornado um item bastante usado nesse setor, pois ele se decompõe com facilidade sem adicionar substâncias tóxicas ao solo.

Novamente devemos destacar que existem diferenças entre os sacos de lixo convencionais e aqueles produzidos com base em amido de milho. O último pesa 30% a mais que o convencional e pode ter o preço até seis vezes mais alto. Algumas redes de supermercados que tiveram que deixar de oferecer as sacolas plásticas para os clientes passaram a vender sacolas “verdes” como alternativa para os consumidores.

Sacos Para Lixo Compostáveis

Alternativa que também tem ganhado os holofotes em termos de sustentabilidade, os sacos para lixo compostáveis, somente são boas opções para cidades em que exista a coleta seletiva. Isso porque esse tipo de saco de lixo não pode ser reciclado junto aos demais tipos de sacos. O destino correto desse tipo de produto é uma usina de compostagem.

Características dos Principais Sacos Para Lixo Ecológicos

Sacos para Lixo Biodegradáveis

Os sacos de lixo dessa categoria apresentam decomposição muito mais rápida, em cerca de dois meses depois de terem sido depositados nos aterros ou que tenham contato com o solo se desfazem em pequenos pedaços. Os pedaços em que esses sacos são quebrados são digeridos pelos micro-organismos que permeiam o lixo.

Sacos para Lixo Orgânicos

O famoso saco para compostagem que em até 120 dias é degradado quando entra em contato com os micro-organismos presentes nos aterros. O que sobra desse saco pode ser usado como adubo em usinas de compostagem. Contudo, ainda divide opiniões porque é feito com base em amido de milho, batata e mandioca que no fim das contas são alimentos.

Sacos para Lixo Oxibiodegadáveis

Esses sacos recebem a adição de d2W que acelera a sua decomposição. Dessa forma a vida útil desses sacos é de cerca de dois anos. Quando termina a sua decomposição o que resta desse saco é apenas água, humús e CO2. O restante desse saco de lixo é alimento para os micro-organismos. Uma vantagem é que esse tipo de saco de lixo não fica devendo nada ao saco de lixo convencional.

O valor desse saco de lixo pode ser de até 10% a mais do que os sacos convencionais, mas a sua velocidade de decomposição é de até 200 vezes maior. A discussão em relação a esse produto é que alguns especialistas dizem que o que sobra desse item contamina o solo da mesma maneira que os sacos convencionais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *