Angra dos Reis é um Município do Rio de Janeiro, localizado na micro-região da Costa Verde, com uma área de 816.3 quilômetros quadrados, com nada mais nada menos do que 365 ilhas em seu litoral, ou seja, uma ilha para o turista conhecer a cada dia do ano, se assim o desejar. É por fatos como este que dizem Deus ser brasileiro. Angra dos Reis é ponto forte do turismo do Rio de Janeiro e do Brasil. Ilha Grande é a sua principal ilha, com lindas praias que atraem turistas de todas as partes do mundo. Mas a Natureza e Sua Beleza não foram suficientes para evitar o grande acidente ocorrido na virada do ano, o deslizamento em Angra dos Reis que até o momento contabilizou 39 óbitos, entre moradores e turistas que se hospedaram em uma das mais famosas pausadas de Angra, a Sankay. Em virtude de um desses Desastres Naturais dos mais impiedosos, o deslizamento de terra ceifou vidas não só na Praia do Bananal, mas no Morro da Carioca, onde casas foram soterradas fazendo treze vitimas e também na Baixada Fluminense, onde nove vitimas foram registradas.
Sensação de segurança
De acordo com a Defesa Civil, morreram 61 pessoas vitimadas que foram por deslizamentos de terra. A pergunta que fica é se dá para fazer alguma coisa em termos de prevenção? É sem dúvida, uma Resposta Difícil de ser dada. Encontrar Soluções para Problemas Difíceis como este, não é tarefa muito fácil, mesmo para aqueles que conhecem a região, uma encosta coberta por uma vegetação nativa que nos dá a sensação de segurança, de ser impossível ocorrer um deslizamento como este que ocorreu. Foram cerca de 40 horas de intensas chuvas até que o pior viesse ocorrer, o deslizamento que atingiu a pousada Sankay, onde, ao que se sabe, 40 pessoas dormiam, entre elas, uma filha do proprietário que viera de Belo Horizonte, para os festejos de fim de ano.
A natureza reclama
Realmente uma tragédia que atingiu pessoas que buscavam na natureza, a oportunidade de refazer suas energias, em uma pousada mística, incrustada entre o mar e a montanha, que é o significado, em japonês, da palavra Sankay, a pousada que virou ruínas na madrugada de sexta feira, justamente na virada do ano mais trágica para Angra dos Reis, que tem no turismo, o seu potencial maior e de repente, o seu Espaço Natureza, vira palco de uma lastimável tragédia que ceifou vidas de pessoas que justamente ali estavam talvez pelo sentimento de paz e liberdade vindos desse fantástico conjunto formado pelas águas do mar e a floresta Atlântica que ali se encontram para formar uma paisagem das mais lindas do nosso litoral. A natureza tem dado aos homens, lições que eles relutam em aprender. Hoje muito se discute temas como Impactos Ambientais e nossos governantes protelam soluções que deveriam ser urgentes, empurrando para o futuro o que já deveria estar sendo feito. Deus queira que eles estejam com a razão.