Lago Balaton

Outra beleza natural que o mundo pode contar se chama Lago Balaton e ele fica localizado na Hungria, o maior lago

A natureza realmente impressiona a qualquer um que ousa buscar saber um pouco mais sobre onde viemos e para onde vamos, não é verdade? Desde muito tempo, o ser humano vem buscando pistas de como tudo começou, desde os primeiros micro organismos até, enfim, o estabelecimento da vida tal como conhecemos hoje.

E, como bem sabemos, o nosso planeta é, até agora, o único que consegue comportar vida em todo o Universo. Isso é dito, logicamente, pois não se obteve uma prova concreta da existência de outras formas de vida em outros lugares do Universo. Mas, se lembrar que o Universo é infinito, ou seja. Não se consegue dimensionar o seu tamanho, é bem difícil não existir em qualquer outro ponto dele algum planeta parecido com a Terra e, dessa maneira, não existir vida.

Enquanto estamos ávidos procurando vida lá fora, o planeta parece estar gritando por socorro. E isso é bastante compreensível, haja vista que, desde o início da globalização, ocorrida com a chegada dos Europeus até a América nunca se explorou tanto o planeta, com ações que não visavam o longo prazo, mas somente o curto. Infelizmente, os seres vivos (inclusive os seres humanos) estão sentindo na pele as mudanças climáticas: o aumento na temperatura, a estiagem prolongada em locais onde isso era incomum, entre muitos outros.

Por aqui existem diversas formações naturais que levaram milhares e milhares de anos para poderem chegar até a configuração que possuem hoje. Uma dessas formações é o Lago Balaton, que será mostrado em detalhes a seguir.

O Lago Balaton: Detalhes

O Lago Balaton nada mais é do que uma formação aquífera que está localizada no país europeu da Hungria, sendo que ele é o maior lago de toda a Europa Central e Oriental, tendo uma superfície total estimada em 600 quilômetros quadrados. O seu comprimento chega a 80 quilômetros e a sua largura varia, podendo ter de 4 a 14 quilômetros. Em relação ao nível do mar, o lago está a uma altitude de 104 metros. A sua profundidade média e de 3,2 metros, tendo pontos que podem ultrapassar os 10 metros facilmente.

A Hungria é um dos países da Europa que não têm saída para o mar. Dessa maneira, muitas pessoas acabam por nomear o lago Balaton como se ele fosse o “mar húngaro”. O Rio Zala é o responsável por prover a grande parte da água necessária para que o lago se mantenha, cabendo ao canal Sió o esvaziamento quando este se faz necessário. Não é à toa, também, que o local é visto como um dos maiores paraísos do lazer frequentado pelos húngaros.

Quem deseja conhecer o lago, pode pegar diversos tipos de tours que saem da capital da Hungria, Budapeste, que vai para diversas cidades europeias (inclusive Viena, na Itália). A distância entre o Lago Balaton e  Budapeste é de apenas 135 quilômetros. Além de ser uma viagem rápida (coisa de aproximadamente 2 horas) ela não é cansativa devida às imponentes paisagens húngaras que acompanham o turista durante todo o percurso.

A Vila Tihany

Vila Tihany

Vila Tihany

Uma das cidadezinhas mais simpáticas que se localiza próxima do lago é a Tihany, que está em uma espécie de península. De acordo com turistas que estiveram por lá, Tihany é o exemplo mais claro de encanto, beleza e pureza já vistos na Hungria. É uma pequena cidade, mas muito receptiva, na qual os turistas se sentem literalmente em casa. Nas partes mais altas da cidade dá para ver com clareza o horizonte do lago, propiciando imagens perfeitas para poder se bater uma foto.

Nessa cidade, também, há uma pequena igreja antiga que, entre outras preciosidades, guarda a ossada de Andrew I da Hungria, que foi o fundador da pequena igreja. Com sorte, o turista pode pegar um dia que não há muita gente para visitação e, a partir dela, retirar grande conteúdo histórico que, com certeza, irão engradecer o intelectual.

Os Artesanatos

O local também é bastante conhecido por seu artesanatos. Em todas as ruazinhas, mas com grande incidência na avenida principal é grande a oferta de artesanatos locais, nas quais a exposição é feita em diversas gôndolas, nas varandas das casas, entrem muitas outras. As porcelanas são os artesanatos mais comuns por lá, além das tigelas entre outras. As comidas típicas da Hungria também estão presentes na pequena cidade, com preços que cabem no bolso e a qualidade é excepcional.

Na cidade, também, há uma coisa muito inusitada: o cemitério local que se assemelha muito a uma praça: não tem muros de proteção nem túmulos muito chamativos (e parecidos realmente com túmulos). Dessa maneira, é possível curtir um passeio sem ficar com medo e, ainda, conhecer um pouco da história das pessoas que estão sepultadas por lá.

O Que Se Pode Fazer No Lago?

Depois de fazer um pequeno tour pela cidade e pelas vilas adjacentes, o Lago Balaton oferece diversos tipos de atividades de entretenimento para os visitantes. Não é à toa que o lago é uma das maiores atrações existentes na Hungria e que muita gente vai para lá para poder se divertir.

Como a distância é de apenas duas horas até Budapeste, muita gente pode optar por ir e voltar no mesmo dia. Mas o mais recomendado é passar, pelo menos, dois dias por ali, para poder aproveitar tudo o que o lago oferecer. Vale a pena lembrar que, além da cidade de Tihany há diversas outras localidades rurais que cercam o lago, revelando outras atividades para se fazer.

As atividades em relação ao lago são muitas: muitas pessoas aproveitam para praticar a pesca esportiva (ou apenas para recreação), velejar, praticar canoagem, entre muitos outros. O nado profissional não é muito realizado justamente por conta das variações de profundidade nos mais diversos pontos do lago.

A visita ao Lago Balaton é sempre um programa para ser realizado ou sozinho, ou em dupla ou, também, em família, já que há programa para todos os bolsos: hotéis para quem pode pagar, albergues para quem não dispõem de muito recurso financeiro ou, também, acampamento, já que há lugares específicos para poder montar as barracas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *