Cachoeira
As cachoeiras são impressionantes formações geológicas que quando combinadas com a ação da água, formam verdadeiros espetáculos da natureza. O mais legal é que cada uma é diferente da outra, uma vez que cada uma delas possuem as suas próprias particularidades, que vão mudar de acordo com a sua localização, com a sua vegetação de entorno, de acordo com a sua posição, tamanho da queda e nível de água, entre muitas outras coisas. As regiões mais comuns de terem uma grande incidência de cachoeiras, são as regiões onde existem serras, montanhas, morros, ou outros tipos de elevação, pois apesar de que podemos ver cachoeiras de pequeno desnível em relação ao solo, a grande maioria tem pelo menos uma altura média de queda d’água.
No nosso país temos muitas cachoeiras, em algumas regiões nós temos mais e em outras nós temos menos, mas a variedade que temos aqui é incrível e imensa, realmente é para agradar a todos os gostos. Isso porque o Brasil é muito mais conhecido pelas suas praias, imagina se valorizássemos também as nossas cachoeiras, tal como elas merecem? O ponto é que se tem uma coisa que podemos dizer sobre o Brasil e que é incontestável é que ele é um país de mil e uma belezas. O número de cachoeiras que existem apenas em nosso território já é muito grande e bem difícil de ser estimado, imagine então se fossemos tentar estimar o número de cachoeiras que existem ao redor de todo o mundo, podemos dizer que essa é uma missão quase que impossível.
Muitas pessoas poderiam então se perguntar, qual o motivo desse tipo de contagem ser tão complicada assim e se teria como realizar essa estimativa uma vez que hoje vivemos em um mundo altamente tecnológico e globalizado, a resposta para essa questão é que apesar de sim vivermos em um mundo que tem um alto nível de globalização, é bem difícil que se conheça todas as cachoeiras que existem no mundo, até não são todos os países que tem uma posição de abertura com o resto da sociedade, em nações onde acontece isso já não sabemos quantas quedas d’água podem existir, apenas considerando essa questão já não é mais possível afirmar qual o número de cachoeiras que existe no mundo, em relação ao Brasil poderíamos fazer até uma lista de cachoeiras que se conhece no país, mas também não seriam todas elas que seriam consideradas, pois podem ter algumas que estão localizadas em lugares isolados, podem ter algumas que não são nomeadas pela população e podem ter algumas que foram construídas artificialmente, as quais ainda não foram listadas.
As Principais Cachoeiras do Brasil e do Mundo
Já que não é possível se conhecer todas as cachoeiras do mundo, o que podemos fazer para trazer mais informação e conhecimento, é listar algumas das que são as mais importantes e que são consideradas as mais bonitas ao redor do nosso planeta, vamos citar também algumas cachoeiras do Brasil que tem um destaque especial em relação ao número de turistas e visitantes que recebe anualmente. É interessante lembrar também que as cachoeiras podem ser divididas em alguns grupos que vão variar de acordo com as características geológicas do local e até mesmo com algumas características relacionadas ao padrão da queda d’água, essas divisões são principalmente em modelo de cataratas, modelo de saltos e modelos de cascatas.
Cataratas de Vitória
Vamos começar falando sobre uma cachoeira localizada no continente africano, mais especificamente em dois países desse continente, são eles o Zimbábue e o Zâmbia, essa cachoeira é conhecida pelo nome de Cataratas de Vitória e é considerada a catarata de maior extensão em todo mundo, atingindo o valor de aproximadamente 1708 metros em relação apenas a sua largura, a sua queda tem 100 metros de altura e o volume de água considerando as condições normais na estação de cheia é de cerca de 10 mil metros cúbicos registrados a cada segundo, durante a estação de seca o nível diminui bastante.
Cataratas do Reno
Agora vamos falar sobre uma cachoeira que está localizada no continente europeu, mais especificamente na bela Suíça. Esse que é um país marcado por suas muitas montanhas e pela famosa região dos Alpes Suíços, tem inúmeras cachoeiras ao redor do país, algumas que são constantes durante o ano todo e algumas que são sazonais, formadas em épocas mais quentes quando acontece o derretimento das geleiras. O destaque aqui vai para as Cataratas do Reno, cujas medidas são de 150 metros de largura e em relação a sua altura o desnível é de 23 metros. O local fica ainda mais bonito pelo complemento da beleza ao seu redor, considerando que em alguns pontos existem construções muito antigas, famosas e belas na beira do curso da água, como por exemplo, o castelo Worth.
Seljalandsfoss
Ainda falando sobre o continente europeu, não poderíamos deixar de citar a Islândia, um país que é muito conhecido pelas suas inúmeras cachoeiras, que fazem um cenário perfeito junto as belas paisagens de tirar o folego vistas na região. Aqui vamos dar destaque a cachoeira Seljalandsfoss, o desafio é pronunciar essa palavra, mas a beleza do lugar vale a tentativa. Essa cachoeira está localizada na parte sul do país. A queda d’água é de 66 metros e uma das coisas mais interessantes é que é possível chegar até o outro lado dela, vendo então a sua beleza a partir da sua parte traseira, fazendo a experiência ser ainda mais espetacular, além disso, é possível ir até durante o período noturno, com o acompanhamento de guias é claro, o que faz com que a sua visita seja completamente em outro patamar de beleza.
Cachoeira Gullfoss
Continuando a falar sobre a Islândia, uma outra cachoeira famosa e de beleza impar é a Cachoeira Gullfoss, que por muitas pessoas é conhecida pelo nome de cachoeira Dourada, fica bem próxima a capital e principal cidade do país, a cidade de Reykjavik, o que facilita muito o acesso até essa beleza natural. Ela tem uma largura total de 229 metros, mas essa largura é dividida em dois patamares de terraço da cachoeira, o volume das suas águas costuma ser bem intenso durante o ano todo, na maior parte do tempo formando grandes arco íris próximo as suas quedas.
Cataratas do Iguaçu
É claro que não poderíamos falar de cachoeiras e não citar a nossa querida Cataratas do Iguaçu, que fica nos territórios de dois países, são eles o nosso Brasil e a Argentina, mas nas suas margens está também o Paraguai. Essas cataratas são divididas em várias cachoeiras que tem um total de 2700 metros comprimento, sendo que destes mais ou menos 800 metros estão em nosso território. As alturas de cada uma das quedas d’água variam muito e ficam em um intervalo entre 40 e 80 metros de altura. Lembrando que cada uma das cachoeiras que formam esse belo espetáculo da natureza tem o seu nome próprio e que cinco das dezenove quedas estão na parte brasileira, entre todas as quedas a mais procurada e visitada é a Garganta do Diabo.
Cascata do Caracol
No Brasil ainda temos também a Cascata do Caracol, que ao contrário do tamanho exuberante das Cataratas do Iguaçu, ela conta apenas com uma queda de água. Essa cachoeira tem 131 metros de altura de queda e fica localizada na cidade de Canela, no estado do Rio Grande do Sul, sendo ela uma das principais atrações turísticas do estado. Mais acima no país, na região Centro Oeste, temos a Cachoeira Santa Barbara que definitivamente já se tornou uma das principais atrações turísticas de toda a Chapada dos Veadeiros. Ela tem uma queda de 30 metros de altura e águas cristalinas em um tom de verde água, que é quase incomparável com outros locais do país, o turista que conhece o local costuma querer voltar, ainda mais porque o tempo de permanência é contado para que dessa forma seja possível manter a preservação do meio ambiente.