Cascata do Caracol
A cascata do caracol é uma das quedas d’água mais famosas em todo o nosso país e ela com toda certeza é um dos principais pontos turísticos de todo o estado do Rio Grande do Sul. A região onde ela está localizada contribui muito também para esse seu alto apelo turístico e seu grande número de visitantes, afinal a Cascata do Caracol está situada na cidade de Canela, que por sua vez faz parte do roteiro de visitas das cidades da Serra Gaúcha, que faz parte da famosa Região das Hortênsias rio grandense. Canela é vizinha de Gramado, um dos principais polos turísticos do Brasil, ambas são cidades charmosas, bonitas e cheias de atrativos, tal como se pode esperar de uma cidade de serra, o mais interessante é que entre todos os atrativos possíveis, definitivamente a Cascata do Caracol é um dos mais buscados.
Muita gente tem vontade de conhecer a Cascata do Caracol, no entanto, uma boa parte dessas pessoas ainda desconhece muitas informações básicas sobre ela, como é o fato de que essa queda d’água está localizada dentro de um parque, cujo nome é dado especificamente em homenagem a ela Parque Estadual do Caracol, mas é importante dizer que a sua visitação pode acontecer através desse parque ou de um outro parque que está localizado ao lado e cada um desses lugares oferece experiências diferentes em relação a Cascata do Caracol, isso porque cada um deles oferece uma visão a partir de um diferente ponto de vista, de um diferente ponto de observação ou então de um diferente método de visita, quando falamos desse último estamos nos referindo ao fato de que existe a possibilidade de conhecer a cascata de bondinho, a partir de trilhas que levam até ela, de mirantes onde você vai caminhando normalmente e ainda existe a opção de passeio de helicóptero até o local, o que dá uma experiência mais diferenciada ainda.
É importante mencionar que o passeio de helicóptero não sai dos parques, mas sim do aeroporto da cidade de Canela e além de visitar a cascata, o turista também passará por outros pontos da cidade, uma informação necessária é sempre pegar o helicóptero dentro do aeroporto, não compre de terceiros e não saia de outras localidades, verifique a credibilidade de quem lhe oferece esse passeio, considere a sua segurança em primeiro lugar sempre. Os valores atualizados dessa atração não estão disponíveis, portanto, é preciso consultar na cidade, lembrando que há número limitado de pessoas. Uma outra opção são as trilhas que levam até a Cascata do Caracol, algumas trilhas são longas e exigem um mínimo condicionamento físico, já outras são bem tranquilas, provavelmente na própria entrada do parque você poderá ser informado de forma mais clara sobre isso, não se esqueça que as trilhas, principalmente as longas não devem ser feitas sem o auxílio de um guia credenciado para isso.
O parque vizinho ao Parque Estadual do Caracol é o Parque da Serra, que muita gente inclusive indica como sendo uma opção mais vantajosa, é justamente nesse parque onde está localizado o bondinho até a cascata, que é uma opção diferente, corajosa e que dá ao visitante uma experiência fora do padrão. Lembrando que o ingresso do Parque da Serra já inclui muitas atrações, entre elas está o bondinho, ou seja, quem compra o ingresso de entrada no parque, não precisa pagar de novo para dar a sua volta no bondinho, pois já tem direito a uma rodada desse passeio. A única atração nesse parque que é a parte do valor da entrada, é a atração eagle que se trata de pequenas cadeiras que fazem um passeio nas alturas, tal como um bondinho, mas de maneira muito mais radical, o nome eagle que em português significa águia, está relacionado a ao fato de que acima das cadeiras tem uma escultura de uma águia, lembrando que as cadeiras são duplas, o que significa que sempre irá uma pessoa ao lado da outra (um casal), se a pessoa for na atração sozinha provavelmente devido a pandemia ela não irá sentar ao lado de ninguém.
História da Cascata do Caracol
A Cascata do Caracol é uma impressionante cachoeira de mais de 130 metros de altura, ela se torna ainda mais interessante devido ao fato de estar alocada em frente a uma impressionante formação geológica, que são as falésias de origem basáltica, elas por sua vez são cercadas por uma impressionante mata nativa, que é composta por uma Floresta de Pinheiros localizada em meio a mata Atlântica, essa conjunção forma uma vista impressionante que conta com muito verde. Lembrando que a Floresta de Pinheiros é característica das regiões de planalto, enquanto que a Mata Atlântica é característica de muitos habitats do nosso país (apesar de já ter sido extensivamente removida), inclusive partes da região Sul.
O nome da Cascata se dá principalmente ao motivo do formato do seu rio, que inclusive tem o mesmo nome que ela. O seu rio segue um curso curioso, que quando observado a partir da parte superior (como em passeios de helicóptero), tem um formato de um caracol, então quando o rio ganhou esse nome, também a cascata principal ganhou essa nomenclatura. Quando falamos sobre a cascata principal, é porque apesar de mais escondida, existe uma outra cascata a mais oi menos 100 metros de distância, mas a sua queda não é tão impressionante, como aquela que mais conhecemos. A vazão da sua água, ou seja, a quantidade de água que cai nessa queda d´água varia de acordo com a época e com as condições climáticas recentes, pode ser maior ou menor de acordo com o volume de água registrado no seu rio naquele período.
A Cascata do Caracol já atraiu tantas pessoas, que é possível falar que ela foi um dos pontos que fez deslanchar o turismo na cidade de Canela, a sua beleza exuberante fez com que todo o setor de turismo do município fosse expandido, mesmo ela estando a mais ou menos uns 7 quilômetros do centro da cidade, apesar dessa distância é possível ir até o local com diversos meios de transporte, de carro particular, de ônibus e também de transportes coletivos de agencias confiáveis. O acesso é bem tranquilo para qualquer um dos dois parques e as estradas estão em bom estado. Dentro dos parques não é possível se locomover de carro, esse fica estacionado em uma região destinada para esta finalidade ainda na entrada dos locais. Os parques dessa região são muito interessantes, não somente pela cascata (que é sim seu ponto turístico principal, mas não o único), mas também por causa da diversidade de fauna e flora que existe por ali, no total, apenas considerando o Parque Estadual da Cascata, estamos falando de cerca de 100 hectares de preservação da natureza, sendo destes por volta de 25 são destinados a visitação e ao alcance do público turístico em geral.
A média de pessoas que visitam a Cascata do Caracol todos os anos é de cerca de 300 mil turistas, é claro que não se pode considerar o número de visitantes do ano de 2020, já que o parque nesse ano ficou por um bom tempo fechado devido a pandemia do Corona Vírus, portanto, o número de pessoas a conhecer o local diminuiu bastante. Atualmente em Novembro de 2020 a atração já se encontra aberta novamente para visitação, no entanto, há restrições e medidas de segurança que foram tomadas visando a preservação da saúde dos seus visitantes, além do que em alguns lugares o número de pessoas é limitado, para que não aconteçam aglomerações.