Tipos de Estuários e Zonas

O ambiente aquático em que ocorre a transição entre rio e mar recebe o nome de estuário. Trata-se de um local influenciado tanto pelas águas salgadas quanto pelas doces podendo ser afetado pelas marés. Esses ambientes oferecem zonas bastante profícuas para o desenvolvimento de grande diversidade biológica. Bons exemplos de estuários são o Estreito de Puget e a Baía de San Francisco nos Estados Unidos. Continue lendo para saber mais sobre os estuários!

O Que é Um Estuário?

Um estuário consiste numa região semifechada do mar em que desemboca água doce, seja proveniente de um rio ou advinda da drenagem do continente. É comum que deltas sejam usados como exemplos de contraposição de estuários por criarem o encontro de água doce e salgada através de inúmeros canais e/ou braços. Contudo, um delta pode ser interpretado como um estuário também.

Além disso, formações como o Mar Báltico que é um mar interior também possuem características estuarinas. Algo que nos permite concluir que existe uma grande variedade de tipos de estuários. As zonas de estuário costumam ter grande diversidade biológica devido a grande quantidade de nutrientes provenientes das águas de terra. Porém, como se trata de áreas semifechadas pode ser vitimada pela poluição.

Tipos de Estuários

Observando as suas origens os estuários podem ser classificados em quatro categorias que iremos apresentar com mais detalhes abaixo.

Estuários de Desembocaduras de Rios Afogados

Depois do fim do último grande período glacial, há cerca de 18 mil anos, o nível do mar aumentou cerca de 125 metros, algo que levou a água dos oceanos para as desembocaduras dos rios. Esse tipo de estuário é o mais comum em todo o mundo especialmente ao longo da costa atlântica dos Estados Unidos. Dentre os exemplos desse tipo de estuário estão Baía de Chesapeake, estuário de York e James.

Estuários Fiordes

Estuários Fiordes

Estuários Fiordes

Formação bastante comum e característica de países como Groenlândia e Noruega, também são encontrados no Canadá, Nova Zelândia e no estado norte-americano do Alasca. O seu canal tem forma de U e podem atingir entre 300 e 400 metros de profundidade. Essas formações são íngremes e afetadas pelas erosões glaciais, os exemplares de soleiras raras há uma mistura pequena abaixo da profundidade.

Estuários Com Barra

São formados a partir de ilhas ou esporão de barreira constituídos em paralelo a costa e acima do nível do mar. Nesse tipo de estuário a ação das ondas costuma ser limitada uma vez que são rasos e possuem uma entrada pequena conectando-os ao oceano. O vento é o principal agente de mistura das águas doces e salgadas. Um exemplo de estuário com barra é a Baía Chinconteage em Maryland.

Estuário Tectônico

Resultam de reentrâncias da costa criadas por alguma imperfeição. Nessa depressão fluem tanto a água doce como a água salgada. Um exemplo desse tipo de estuário é a Baía de San Francisco.

Características Que Definem os Estuários

Há três fatores principais que definem a categoria em que cada estuário será classificado sendo eles: volume do fluxo de água doce, forma e alcance das marés em sua boca. O padrão de circulação de água num estuário é bastante complexo devido a questões como as variações de fluxo do rio, queda da maré e as densidades distintas de águas. Destacam-se como padrões de circulação mais comuns aqueles observados em estuários de cunha salina em que há um grande fluxo de água fluvial penetrando no mar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *