A Uganda situa-se na parte central do continente africano. A linha do Equador corta o seu território. A Norte, faz fronteira com Sudão; ao Sul, com a Tanzânia; a Leste, com o Quênia; a Oeste, com a República Democrática do Congo; e a Sudoeste, faz fronteira com a Ruanda.
Uganda tem grandes lagos. Dentre eles, dois se destacam: Vitória (que é o mais extenso do continente africano), e o Albert.
O país era colônia britânica, tendo a sua independência conquistada em 09/10/1962. Hoje em dia, é parte integrante da Comunidade Britânica. Esse bloco é composto pelo Reino Unido e por aqueles que eram antigas colônias do mesmo.
O país já foi governado por muitos ditadores, responsáveis por comandar perseguição a quem se oponha ao governo, além de oprimirem a população.
No ano de 1971, após liderar um golpe, Idi Amin, que comandava as Forças Armadas, acabou assumindo a presidência do país, e lá permaneceu até o ano de 1979. O período desse governo, que durou de 1971 a 1979, é considerado como o momento mais violento vivido pelo país. Naquela época, houve assassinato de muitos opositores.
Como se não bastassem tantos anos de repressão e violência, a população da Uganda ainda vive muitos problemas socioeconômicos. Somente a minoria das pessoas do país contam com serviço de saneamento ambiental. E isso impacta diretamente na expectativa de vida da população, que é só de 50 anos, e também no elevado índice de mortalidade infantil também é muito grande.
Do total da população com mais de 15 anos, 27% são analfabetos. A taxa de desemprego da Uganda também é muito elevada, e a maior parte da população vive com menos que 1,25 dólares por dia, o que significa que eles vivem abaixo da linha de pobreza.
Em geral, a economia do país não é muito desenvolvida. A principal fonte geradora de receita é a agricultura. O que contribui para isso são os solos férteis e a água em abundância. O setor da agricultura que mais emprega no país é o de cultivo de café. Além do mais, esse produto também se destaca quando o assunto são as exportações.
A Uganda também tem grandes reservas ambientais, principalmente de cobalto e de cobre. Confira abaixo os principais dados do país:
Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia da Uganda
O país possui um clima tropical. No decorrer do ano, há uma pluviosidade boa. Até mesmo o mês mais seco também tem pluviosidade. De acordo com a Koppen e Geigere, o clima se classifica em Af. A temperatura média do país é de 23.1 °C, enquanto que a média da pluviosidade no ano é de 2.925 mm.
O território da Uganda divide-se em 2 regiões montanhosas, ente a parte Oriental e Ocidental do Vale do Rift. O Vale do Alto Nilo corre no centro, e sai do Lago Nilo Victoria. Com isso, vai-se formando o Lago Kyoga, que segue para o Lago Alberto, pra desaguar, a noroeste.
A partir daí, o rio vai seguindo em direção ao norte, mas agora como o Nilo Alberto. E vai em direção a área que faz fronteira com o Sudão do Sul, passando a se chamar Nilo Branco.
No lado leste, nas montanhas onde faz fronteira com o Congo, ou República Democrática do Congo, são erguidos os Montes Ruwenzori, que é, na verdade, um maciço montanhoso, cheio de picos com neve, e 5.109 m de altitude no Pico Maargarida, ou Monte Stanley, que é considerado como o pico mais alto da Uganda, e o 3º mais alto da África. Depois, vem o Kilimanjafo e o Monte Quénia.
Na região sudoeste, onde encontra-se a divisa com a República Democrática do Congo e a Rwanda, estão os Montes Virunga, que contém picos com mais de 3.000 m de altitude, e que também apresenta formações vulcânicas ativas. Com relação a esses dois perfis geológicos, eles são provenientes da atividade tectônica que acontece no Grande Vale do Rift.
A pluviosidade é grande na região, pois a mesma apresenta relevo acidentado, além de extensos e profundos vales nas regiões sul e centro, devido a grande umidade que parte das florestas equatoriais. Nas regiões norte e nordeste acontecem estiagens mais regulares, onde há a predominância de savanas.