Confira abaixo os dados geográficos e gerais da Ucrânia:
– Localização geográfica da Ucrânia: leste europeu.
– Clima: é continental temperado em uma grande parte do seu território. O clima é mediterrâneo na costa sul da Criméia.
– Limites geográficos: Mar Negro, ao sul; Belarus e Rússia ao norte; Rússia a leste; Eslováquia, Polônia, Hungria, Moldávia e Romênia a oeste.
– Extensão do litoral em km: 2.782.
– Vegetação: ao norte, florestas temperadas; ao sul, pradarias.
– Relevo: em uma grande parte do seu território tem planície. Enquanto que na região leste da Ucrânia podemos encontrar planaltos.
– Os principais rios são: Rio Dniestre e o Rio Dnieper.
– Principais recursos minerais e naturais são: minério de ferro, gás natural, gás natural, manganês e níquel.
– Como é a utilização da terra: na agropecuária são usados cerca de 71,2; a área de florestas representa 16,8%, e outros somam 12%.
– Principais riscos naturais do país: inundações ocasionais e secas.
– Quais são os principais problemas ambientais: desmatamento, poluição da água e a poluição do ar que acomete as grandes cidades.
Durante o verão, em toda a Ucrânia as temperaturas são elevadas. No sul do país, os termômetros podem marcar 35°. O território do país inteiro situa-se na faixa climática moderada, com exceção do sul da Criméia, onde o clima é subtropical e o clima da Transcarpátia é mais quente que no restante do país.
O inverno da Ucrânia é bem rigoroso. E as temperaturas podem cair até chegar a -25°. Em geral, a temperatura varia entre 8 e 12 graus negativos no inverno. Enquanto que no verão, os termômetros marcam entre 18 e 25 graus.
A divisão da chuva na Ucrânia é meio desproporcional. Nas regiões sul e leste é menor, enquanto que nas regiões norte e oeste é maior.
A paisagem da Ucrânia é de planaltos, planícies ou de estepes, e que são atravessados por alguns rios, como o Dnister, Dniepr, Bug Meridional e Donets, e que vão escoando em direção ao Mar de Azov e o Mar Negro.
Para marcar a fronteira com a Romênia, a sudoeste está o delta do Danúbio. As montanhas podem ser encontradas somente na cordilheira ocidental de Cárpatos, onde o Hora Hoverla é o pico mais alto, contendo 2.061 metros. Podemos encontrar na Ucrânia também o Tchernozion, que é um dos solos mais férteis que existe.
A vegetação original do país, que quase não existe mais hoje em dia, devido aos campos agrícolas, era composta, ao norte, por floresta mista. E ao sul, ela compreendia estepe e floresta.
A economia do país está baseada na agricultura, na indústria e na pecuária. No país, são produzidos algodão, milho, frutas, hortaliças e girassóis. Devido à fertilidade das suas terras, o país é considerado como o “celeiro da Europa”.
No ano de 2011, a Ucrânia era o 3º maior exportador de grãos de todo o mundo, e possuía uma safra bem superior à média. Não é à toa que o país é uma das regiões que mais atrai compradores de terra agrícolas ao redor do mundo.
E também são criados suínos e bovinos. Hoje em dia, a Ucrânia figura entre os principais setores da indústria espacial e aeronáutica (de alta tecnologia), siderurgia, metalurgia e também de tratamento industrial dos produtos destinados ao setor agrícola. No país também há recursos extraídos do subsolo, que são o minério de ferro e o carvão.