Torres del Paine Clima Relevo e Vegetação

O Parque Nacional Torres del Paine, localizado no Chile, é considerado como um dos mais belos parques da América do Sul. Fica ao sul da Patagônia, na região de Magalhães, sendo um dos destinos favoritos de quem deseja acampar em meio a natureza. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse lugar fascinante?

O Parque Torres del Paine

Esse parque foi fundado no final da década de 1950 tendo sido declarado como Reserva da Biosfera pela UNESCO no ano de 1978. O seu nome se deve a presença imponente da cadeia montanhosa Del Paine na qual se destacam as Torres del Paine. No local também estão localizados os famosos Cuernos del Paine.

A beleza desse parque é algo inigualável que encanta os visitantes com uma maravilhosa conjunção de lagos, cascatas, glaciares e rios. O parque tem uma área de aproximadamente 242.000 hectares. O principal ponto de entrada é a cidade de Puerto Natales que está a 100 km do parque.

Clima no Parque Torres del Paine

O parque possui clima transandino com a presença de gelo no topo das montanhas. A temperatura média no parque é de 10,8ºC sendo que no verão essa média sobe para 23,5°C. O clima é um tanto quanto seco em demasia sendo importante que pessoas que tem problemas respiratórios tenham alguns cuidados específicos ao fazer a sua visita.

Relevo do Parque Torres del Paine

Um dos motivos que tornaram esse parque um dos mais procurados pelos turistas que visitam o Chile é o fato de que sua topografia favorece a realização de uma série de atividades esportivas, porém, se deve ficar atento ao clima, em algumas condições não é recomendado praticar atividades recreativas. Dentre os destaques do seu relevo para os turistas estão o Macizo del Paine cuja origem é granítica e os cumes Las Torres e Cuernos del Paine.

Os fãs de turismo de aventura podem realizar atividades como rafting e caiaque aproveitando a incrível hidrografia local além de montanhismo e escalada nas fantásticas alturas. Como o parque possui veredas protegidas pela CONAF é possível apostar também em caminhadas.

Vegetação do Parque Torres del Paine

Um dos lugares mais fascinantes da América do Sul é reconhecido por ter uma vegetação bastante diferenciada em que se destacam a floresta temperada, tundras e estepes. A vegetação local é composta entre outras variedades por lendas e coigues, espécies silvestres como coirón e calafate. Outro destaque fica por conta da mata barrosa.

Fauna do Parque Torres del Paine

A fauna local é impressionante sendo possível encontrar na área do parque pumas, nhandus, guanacos, culpeos, raposas e condores.

Incêndio de 2012

O ano de 2012 foi marcado por uma situação difícil nesse parque, houve um incêndio que acarretou na queima de cerca de 33 mil hectares do parque, muitas árvores foram dizimadas pelo fogo. No ano anterior, em 2011, outro acontecimento marcou a região, um grande protesto realizado contra o governo do Chile sendo que alguns turistas que se encontravam no local foram tomados como reféns incluindo 99 brasileiros.

O que você achou sobre o Parque Nacional Torres del Paine? Deixe seus comentários a seguir!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *