O Que São Ciências Naturais
As ciências naturais são todos os campos de estudos que envolvem a preocupação em descrever, entender, prever, compreender os fenômenos naturais, a matéria, a energia e a relação entre esses fatores presentes na natureza. Ou seja, todos os campos da pesquisa que estudam os fenômenos naturais do mundo, são considerados ciências naturais. Elas podem ainda ser divididas entre as ciências da vida, que são as biológicas, e as ciências físicas, que são, por exemplo, a química e a física.
Os estudos nas ciências naturais sempre vão envolver o método científico, que consiste em usar regras e passos corretos e seguros para se chegar a uma conclusão a respeito de algum conceito ou fenômeno da natureza. As teorias e as leis científicas passaram por um longo processo de estudo para serem definidas.
Campos das Ciências Naturais
Os principais campos ou subcampos das ciências naturais são a biologia, a física e a química. Entretanto importante frisar que ainda existem outras ciências que são classificadas aqui, como a astronomia e as ciências da terra, que são a geociência, a horologia a astrofísica, a geofísica.
Além disso, há diversas outras subclassificações que se encaixam aqui dentro destas. Em suma, as ciências que lidam e analisam a matéria, a energia e suas relações, suas transformações e seus fenômenos, são consideradas ciências naturais. Mesmo que dependam das chamadas ciências “duras” ou exatas para que sejam consolidadas, em certos momentos.
Embora a matemática, estatística e informática não sejam consideradas ciências naturais, elas fornecem muitas ferramentas e frameworks utilizados no âmbito das ciências naturais.
Mas disto não há como fugir, desta dependência. A natureza e o mundo não são divididos em categorias, quem divide somos nós, os humanos, a fim de conseguir estudar de maneira mais didática. Na realidade tudo está mais conectado do que imaginamos. A matemática não existe sem os fenômenos naturais, a biologia não existe sem a química ou a ética, a física não existe sem a matemática e a química, e assim acontece com praticamente tudo que estudamos e analisamos no mundo. Veremos a seguir um pouco sobre os principais subcampos das ciências naturais.
Biologia
A biologia é a ciência que estuda a vida e sua relação com a natureza não vida, ou seja, com o planeta. Esta ciência estuda desde o nível mais simples de uma vida, ou seja, desde a célula (e suas moléculas que as formam), também os tecidos, os órgãos, os sistemas e o organismo todo.
Mais do que isso, estudam as espécies de vida existentes no planeta, a relação entre elas e entre estas com o planeta. Também a evolução e distribuição destas. Dentro da biologia há vários campos de estudos ou disciplinas. Sempre envolvendo o estudo da vida na Terra e a relação entre os tipos de vida e da vida com o planeta.
A biologia é capaz de explicar como as espécies surgiram, como elas evoluem e evoluíram, como elas são extintas, como resolver problemas da natureza que causam problemas à vida. Desta forma, a biologia é capaz de compreender tudo a respeito da vida no planeta Terra.
Química
Este campo das ciências naturais compreende a matéria desde o seu estado atômico e molecular, além de partículas que formam os átomos. Ou seja, a química é capaz de compreender como tudo que existe e possui massa é formado, transformado. Além de poder compreender como cada matéria, moléculas e átomos são capazes de reagir entre si e com outros.
A composição, as propriedades, as transformações, as reações e as interações entre as moléculas e as substâncias são a chave de estudo da química. Todo o estudo da química pode ser aplicado em estudos com escalas maiores, ou seja, para entender o processo evolutivo das espécies, na biologia, é preciso entender como as moléculas se movem e se interagem para alterar a expressão dos genes nos seres vivos. Por isso, em alguns casos, autores chamam a química de “A Ciência Central”, já que ela tem a capacidade de conectar várias outras ciências.
Física
A física busca compreender todos os fenômenos, as forças, as interações e os constituintes do universo. A física normalmente é chamada de “A Ciência Fundamental”, já que ela fornece princípios e leis a respeito do universo, que são usadas para estudos em outras áreas das ciências naturais (e de outras). A física está muito conectada também com a matemática, já que necessita de ferramentas lógicas e fórmulas para desenvolver suas leis e princípios a respeito do funcionamento do universo.
A energia, as dimensões, as forças, a matéria, o tempo, e a relação entre estes fatores, são objetos de estudo da física. Os campos da física são vários e incluem a física quântica, a física teórica, a física aplicada, a ótica, a física moderna, a eletricidade, o magnetismo, a mecânica e a cinética, a termodinâmica, a física atômica e subatômica, etc.
Astronomia
Esta é a área das ciências naturais que mais se distancia do estudo do planeta terra em si. A Astronomia é a ciência dos objetos celestes e dos fenômenos que ocorrem fora do planeta terra. A astronomia se conecta com muitas outras ciências, inclusive com a física e a biologia, para entender o processo de formação do universo e de sua matéria.
Esta ciência examina as estrelas, os planetas, as galáxias, os sistemas, os cosmos. Compreende os fenômenos naturais que ocorrem fora da terra a fim de cada vez chegar mais perto de uma certeza em relação à formação do universo. Também, claro, a fim de descobrir se há vida fora da terra e tudo que envolve isto, ou seja, onde há, como surgiu, como são, etc.
Ciências da Terra
A geociência, ou as ciências da terra, é aquela que envolve todas as outras que estudam o planeta terra, sua formação e sua transformação ao longo do tempo. Isso envolve a geologia, a geofísica, a hidrologia, a meteorologia, a geografia física, a oceanografia, a ciência do solo, dentre outros campos. Além disso, tem a paleontologia, que é uma ciência biológica que tem direta relação com as ciências da terra.
Atualmente as ciências da terra estão muito ligadas à indústria do petróleo, da exploração de minério e também à pesquisa climática, que precisa cada vez mais de estudos já que sofre exatamente com a indústria de exploração do planeta. As ciências da terra, hoje, estão focadas nos dois extremos, basicamente. Em compreender e criar maneiras de usar o planeta à favor dos humanos, para produção de energia, por exemplo. Por outro lado também está focada em compreender e criar maneiras viáveis para impedir que a exploração do planeta cause problemas à natureza, já que sem sustentabilidade, os recursos serão esgotáveis.
Carreira/Graduação em Ciências Naturais
Você pode optar por fazer uma graduação em Ciências Naturais. O curso de graduação tem duração de quatro anos (mínimos). Existem cursos oferecidos à distância e presencial. A estrutura curricular das disciplinas oferecidas varia conforme o tipo de curso e de acordo com a universidade. E ainda, algumas universidades oferecem a opção de o aluno se especializar, neste caso funciona assim: o aluno cursa as disciplinas obrigatórias comuns a todas as especializações e depois ele pode escolher para qual área vai seguir. Na graduação o aluno é obrigado a realizar um período de estágio em escolas de ensino fundamental e médio.
Depois de formado, o cidadão é capacitado para lecionar aulas de ciências Naturais para alunos de ensino fundamental II (sexto ao nono ano escolar) e para alunos de ensino médio. Se o graduado teve a oportunidade de se especializar, ele poderá também lecionar aulas da matéria na qual ele optou em seguir, que no caso pode ser física, química ou biologia, normalmente.
Há outros campos de trabalho? Sim. Por exemplo, o profissional de Ciências Naturais pode trabalhar como editor e revisor de materiais didáticos e de livros escolares, além de divulgação científica. Além disso, pode trabalhar com a área de educação ambiental, como por exemplo, em projetos de sensibilização e conscientização sobre o meio ambiente e ecologia. Pode também trabalhar em ONGs, museus, institutos e centros de ciência.
Onde Se Graduar em Ciências Naturais
OBS: são oferecidos cursos de graduação e pós graduação em Ciências Naturais apenas em universidades públicas, no Brasil.
- Universidade de Brasília (UNB)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade do Estado do Pará (UEPA)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
- Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
sou louca por biologia.
Eu Ameei , Isso er muito importante lembrar das natureza ciências socias , q faz parte dosa noossos Objetivos a expressar q tbm vale a pena Goostar do seer Humanoos
Eu Ameei , Isso er muito importante lembrar das natureza ciências socias , q faz parte dos noossos Objetivos a expressar q tbm vale a pena Goostar do seer Humanoos