Num momento em que tanto se discute no mundo todo, os problemas de proteção do meio ambiente saber que o Brasil é considerado como o país emergente que maior quantidade de lixo eletrônico produz é realmente preocupante. É um relatório da ONU que faz o alerta e ainda ressalta o fato de que nosso país não possui nenhum tipo de estratégia para poder lidar com um problema tão serio como este.
Brasil
A indústria brasileira não tem sequer formas de poluição como esta entre as prioridades. É claro que os países desenvolvidos produzem mais lixo eletrônico do que nós aqui no Brasil, porém o alerta é a quantidade desse lixo produzido por pessoa que é um dos maiores que existe. Da mesma maneira que também é o Brasil que tem o maior número de descarte de geladeiras, TVs, impressoras e telefones celulares por pessoa. Não é de admirar que no país o lixo nas grandes cidades esteja a cada dia se tornando um problema mais grave fazendo com que os desastres naturais que acontecem tomem proporções assustadoras.
As Causas
Certamente que entre as causas principais deste aumento está o desenvolvimento mais acelerado de países emergentes e o Brasil se destaca entre eles e justamente isso fez com que as classes médias especialmente, aumentassem bastante seu poder aquisitivo e com as facilidades de financiamentos para empréstimos e financiamentos que permitem um acesso mais fácil a compra de eletrodomésticos fez com que viesse uma onda muito grande de produtos antigos descartados. Como o Brasil é um país que está apenas engatinhando em matéria de reciclagem e tratamento adequado ao lixo produzido, esse desenvolvimento veio contribuir para termos um aumento no que se refere o meio ambiente com lixo. A pura verdade é que no Brasil mesmo as pessoas que sabem exatamente o que deveriam fazer com cada tipo de lixo que deve ser descartado, não tem onde fazê-lo, pois não existem pontos de coleta que possibilitem isso e diante disso o lixo eletrônico no Brasil é um dos mais sérios entre os tantos outros problemas de poluição com que já lida e para os quais ainda não encontrou soluções adequadas.
Estimativas Preocupantes
Pelo relatório da ONU as estimativas são de que no mundo por ano sejam geradas em lixo eletrônico nada menos do que 40 milhões de toneladas. Como já foi dito acima grande parte desse lixo provém dos países ricos, sendo que um quarto de todo ele é produzido na Europa, mas o que vem preocupando realmente é que nos países em desenvolvimento esse descarte de lixo eletrônico vem aumentado de maneira intensa e isso sem a contrapartida de medidas para que o descarte seja feito de maneira correta. No Brasil o descarte de lixo eletrônico per capita é de meio quilo. O Brasil lidera o descarte de geladeiras, de impressoras e é o segundo no que se refere ao lixo causado pelo descarte de celulares que agridem de maneira violenta o espaço natureza uma vez que a reciclagem que se faz hoje em dia não acontece de maneira sustentável havendo falta de estratégias a nível nacional.
Lixo Eletrônico Email
Existem alguns emails que ainda deseja ver que podem ser movidos para a pasta lixo eletrônico. E com isso sempre é necessário averiguar que os e-mails ainda esteja lá, para que você possa estar vendo. Os e-mails que enviamos para o lixo eletrônico é convertido para o formato de texto sem formatação. Para que alguns emails sejam impedidos de ser exibido é preciso desativar o painel de leitura da pasta lixo eletrônico.
Gostei do interesso que voces colokaram no site me ajudou bastante !