Os mais antigos filmes que nos contam as impressionantes histórias de grandes desastres naturais como, terremotos, vulcões, etc., retratam os momentos que antecedem a situação crítica com o pressentimento dos animais, ou seja, é comum vermos cenas de animais sensitivos fugindo em disparada, a princípio sem nenhuma razão aparente, e para surpresa dos seres humanos dotados de grande inteligência, logo a seguir se desencadeiam os grandes fenômenos da natureza, os desastres ambientais, as catástrofes, etc. Esta tese que se refere aos animais sensitivos nem sempre é bem aceita, mas estudos comprovam que esta é uma atitude que se repete comumente nestas situações de crise do meio ambiente, portanto é preciso repensar e estudar o assunto com calma, pois uma coisa é certa, o fato de que os animais sabem, com antecedência, o que está para acontecer na natureza, e usam esta informação valiosa para sair em busca de locais seguros.
Pesquisas
Existem muitas pesquisas que já comprovam esta atitude de pressentimento dos animais, não somente como mera coincidência, mas como uma reação de extrema sensibilidade a sinais que são imperceptíveis para o ser humano. O que se espera é que haja um aprimoramento importante nestes estudos de forma que, possamos nos utilizar desta sensibilidade animal para também saber e nos precaver contra as chamadas catástrofes ambientais, que muitas vezes, vem sendo ocasionadas em função da falta de consciência dos homens para com a natureza. Existem novas tecnologias que são capazes de prever terremotos, monitoram a pressão sísmica, as modificações de campo magnético, inclinações no solo, etc., mas nenhum aparelho é capaz de precisar com exatidão o momento exato em que uma catástrofe vai acontecer.
Experiências e Curiosidades
Na China cobras são usadas para prever terremotos, pois os estudiosos acreditam que elas são as primeiras criaturas a sentir os tremores, pois seu comportamento muda de forma bastante brusca nestas situações. No ano de 1975 temos o primeiro registro oficial da utilização do comportamento dos animais da previsão de catástrofes, na ocasião os funcionários de uma cidade da China estranharam a anormalidade no comportamento de diversos animais, então decidiram evacuar totalmente a cidade com cerca de 90 mil pessoas. A cidade foi atingida por um terremoto que registrou 7.3 pontos na escala, e destruiu 90% de seus edifícios.Uma grande tragédia foi evitada naquele dia, levando em conta simplesmente o comportamento dos animais.
História
A história nos oferece muitos relatos de migração de aves e outros animais nos momentos que antecedem maremotos, terremotos, erupções vulcânicas, e ondas gigantes como o tsunami. Nada mais justo do que intensificar os estudos no sentido de evitar tragédias de enormes proporções, como esta que aconteceu recentemente no Haiti, onde milhares de pessoas perderam a vida em um terrível terremoto que causou grande devastação no país.