Outro lindo lago que fica localizado na Itália, entre as províncias de Como e Lecco, com origem glacial e uma superfície de pouco mais de 145 quilômetros quadrados. Além de ser um local muito bonito para se fazer uma visita, seja você de onde for, o Lago de Como é considerado o terceiro maior de todo país. A escrita de seu nome em italiano é “Lago di Como”, traduzido para nós como Lago de Como, mas para os romanos ele era chamado de “Lario”, termo não mais utilizado. O Lago é cercado por algumas montanhas bem altas, com cerca de dois quilômetros de altura. Há uma ilha no lago que se chama “Ilha Comacina” e fica localizada na parte sudoeste do lago.
Com uma vista maravilhosa da Lombardia, de deixar qualquer um de boca aberta, e com um panorama fascinante e belíssimo, o Lago de Como possui águas cristalinas, com uma tonalidade azul, cercado de florestas e montanhas, abrigando várias cidadezinhas, igrejas com centenas de anos, vilas históricas, castelos da Idade Média, e muitas casinhas coloridas.
Sem mencionar a intensidade das flores e a quantidade enorme de cores. É surpreendente!
O Lago de Como está entre os 3 maiores lagos da Itália, ele é o terceiro na ordem de tamanho. Este lago é formado pelo derretimento das geleiras, e está entre os lagos com maior profundidade da Europa, chegando a 414 metros nas proximidades de Argegno.
Como Chegar ao Lago de Como
Saindo da cidade de Milão, o visitante pode fazer o percurso de trem ou de carro. Se ele escolher ir de carro, é só seguir pela A9 Milano-Como-Chiasso e, após trinta minutos, a cerca 50 km e um pedágio no valor de quatro euros, o turista já se encontrará no Lago de Como.
O próximo passo é encontrar um estacionamento, ou então parar nos locais permitidos. Não pode se esquecer de adquirir o ticket da área azul, que dá permissão para estacionar. Cada ticket vale por duas horas e custa 2 euros.
O trem com destino para o Lago de Como parte das estações Central e Cadorna. O preço da passagem é de mais ou menos cinco euros pra ir e cinco pra voltar. O percurso leva em média uma hora e o visitante descerá de frente para o Lago, na estação Como Nord Lago.
A Trenord é a empresa de trem que comanda o transporte no Lago. Quem quiser, pode comprar a passagem nas máquinas existentes nas estações, pela internet ou através dos guichês. É possível comprar a passagem antecipadamente ou na hora, direto no caixa. O preço é o mesmo.
Não há como não se impressionar com o Lago de Como. É mais interessante passear de barco para conhecer Bellagio e Varenna. O passeio é maravilhoso, inesquecível e imperdível!
É possível passear pelo Lago em barcos particulares ou barcos públicos. Se a pessoa preferir barco particular, precisará desembolsar 300 euros. Estes barcos transportam até 12 pessoas. Mas, independente da quantidade de pessoas o preço é o mesmo. Por exemplo: se se o visitante estiver acompanhado de mais 1 pessoa, vai ter que pagar 300 euros. Se estiver com mais 10 pessoas, terá que pagar os mesmos 300 euros.
No entanto, se a pessoa escolher os barcos públicos, o preço sai bem mais em conta. O custo do passeio gira em torno de 1,30 euros e 14,80 euros, de acordo com o percurso que a pessoa escolher, e também com a data do ano. Os barcos passam por 40 cidades em torno do Lago, e os roteiros mais escolhidos são: Bellagio, Ilha Comacina, Tremezzo, Laglio e Varenna.
O trajeto que vai do lago até Varenna dura em torno de duas horas, se for em um barco mais lento. Mas, se for em um barco mais rápido, o tempo cai pra uma hora.
Já saindo de Varenna com destino a Bellagio, o tempo de viagem dura mais ou menos uns vinte minutos. Partindo de Bellagio em direção ao Como, o percurso é feito em mais ou menos duas horas, se for em um barco lento. Em um barco rápido, leva uma hora. O preço é 10,40 e 14,80 euros, respectivamente.
É importante que a pessoa fique ligada nos horários e nas rotas que os barcos farão pois, mesmo saindo do mesmo lugar, o itinerário e o tempo para fazer o passeio varia bastante.
Observação: se a pessoa for visitar duas cidades ou mais, vale a pena comprar o bilhete que dá o direito à circulação livre. Ele tem validade no decorrer de todo o dia, mas só pode ser usado no barco lento. E quantidade de viagens não tem limites.
Cidades Para Visitar
● Como: as principais atrações dessa cidade são: A vila Olmo, as igrejas e um Templo que homenageia Alessandro Volta. A cidade tem cerca de 90000 habitantes.
● Bellagio: os principais atrativos desta cidade são: o jardim da Vila Melzi e a Vila Serbelloni. Essa cidade é chamada de pérola do lago. Cidade maravilhosa e muito Romântica!
● Laglio: para ter acesso à essa cidade, a pessoa tem que ir de ônibus ou de barco particular. É uma cidade famosa devido a histórica VilaOleandra, da qual George Clooney é dono.
● Ilha de Comacina: cheia de relatos históricos, mantém conservado o Altar de oração de San Giovanni e também as ruinas de Sant’Eufemia, essa ilha é a única do lago.
● Varenna: fica em frente à Bellagio, possui ruas íngremes e bem estreitas, com vários restaurantes e lojas. A cidade tem como principal atração o castelo Vezio, e é enfeitada pela simpática vila Mosteiro.
● Tremezzo: é sede da Vila Carlotta, castelo mais procurado da região. Essa cidade tem a vista do centro do Lago.
Quando Visitar o Lago
Do fim do mês de março até o fim do mês de outubro, que é o período que compreende a primavera, o verão e também o início do outono. Depois desse período, muitos pontos de turismo, como a Vila Carlotta, Castelo de Vezio, Vila Melzi e a Ilha de Comacina, fecham no início do mês de novembro, e só voltam às atividades no fim do mês de março.
A melhor época para fazer uma visita ao Lago é essa, mas se a pessoa estiver na cidade de Milão fora dessa época, não pode deixar de visitarBellagio, Varenna e o Lago de Como. Para conhecer esses locais, o tempo ideal seria de dois dias. Mas, caso o visitante não se importe em acordar bem cedo, ele consegue agilizar a visita e diminuir o tempo para um dia.
Com um ar romântico e paradisíaco, o Lago de Como é maravilhoso! Quem tiver a oportunidade, não deve deixar de conhecê-lo. Com certeza, não irá se arrepender!