Lago de Atitlán

A natureza apresenta tantas possibilidades que na maioria das vezes não sabemos aproveitar. Há tantos lugares maravilhosos que nem sequer sabemos sobre sua existência, lugares escondidos, que os seres humanos não conseguiram explorar ainda e felizmente não destruíram. A biodiversidade dos ecossistemas são de se espantar, achamos que conhecemos um pouco da fauna e da flora, mas na verdade não sabemos de nada.

O problema é que o ser humano costuma querer explorar além do limite quando encontra algum lugar especial a natureza  carece de cuidados e vemos isso todos os dias. A exploração dos recursos que ela fornece para cada vez maior e o ser humano não se preocupa com as gerações futuras.

Sustentabilidade

Ao falarmos de natureza sempre temos que lembrar de como devemos tratá-la, sabemos o quanto ela é frágil e o quanto precisamos dela de uma maneira completa. a sustentabilidade tenta trazer umas vertente mais suave para a exploração desses recursos, tentando melhorar alguns processos tecnológicos que afetam muito a natureza como as indústrias e a produção de gases poluentes na locomoção de veículos.

Lago de Atitlán, Localizado na Guatemala

Lago de Atitlán, Localizado na Guatemala

Há muitas formas de dizer que o homem não pensa na natureza, com a grande expansão da revolução industrial, o pensamento ficou todo focado em trazer maior número de inovações possíveis, mas como seria feita a exploração poucas pessoas realmente se importaram.

A emoção das novas descobertas trouxe apenas uma vontade muito grande de trazer coisas diferentes para o mundo, mas as consequências não foram pensadas na hora e por isso temos grandes problemas que hoje em dia vem se mostrando cada vez pior.

Pelo menos atualmente a consciência está aumentando, as pessoas ouvem e falam mais sobre ser sustentável. Já há diversas propostas de maneiras mais sustentáveis de se produzir e gradualmente algumas empresas já estão comprando a ideia. Seja para maneiras de produzir ou então para utilizar material reciclado. A Nike, por exemplo, tem utilizado plástico encontrados no fundo do mar para produzir tênis de alta qualidade.

A intenção é que a água que conhecemos, as plantas e outros animais não entrem em extinção. A água principalmente, como fonte de vida, precisa ter maior atenção possível. Isso faz com repensamos sobre as atitudes mínimas durante o dia-a-dia que fazemos e que não percebemos o quão é importante.

Casa Alto Padrão Localizada em Frente ao Lago de Atitlán

Casa Alto Padrão Localizada em Frente ao Lago de Atitlán

Lago De Atitlán

Paisagem muito contemplada pelos turistas, o lago de atitlán se localiza na Guatemala, países da América Central é considerado o lago mais fundo da América Central porém ainda não foi totalmente estudado o com fundo seria. A beleza do lago sem dúvida chama muita atenção, além disso ele estar localizado entre três vulcões também é bastante interessante.

Em suas margens possui vilas e aldeias que antigamente era do povo Maia, formado por uma área com cerca de 120 km². a sua origem se deu após a erupção de um dos vulcões há cerca de oitenta mil anos. É muito visitado principalmente pela cor azul límpido e o solo perto dele é muito fértil, conseguindo ser fonte de renda para muitas famílias que plantam de tudo, especialmente milho. No lago em si há diversas espécies habitando, muitas delas acaba sendo alimento para a população.

Local apresentou no início atividades vulcânicas há mais de 10 milhões de anos, de acordo com os historiadores já ouvi mais de quatro ocorrências juntando os três vulcões. Algumas dessas por semente fortes brigando até em outro país e nos oceanos com bastante cinzas demonstrando por onde passou. Hoje em dia, não há mais atividades vulcânicas no local, mas ainda ocorre a problemas devido a Guatemala sofrer bastante terremoto o que prejudica tanto lago quanto os vulcões.

no local muito bonito e de raça e coração no ano de 1955 o Atitlán foi considerado o Parque Nacional da Guatemala e com isso Começou a apresentar o maior nível de cuidado e preocupação da população. Essa esse foi quando o mundo conheceu o lago, que até então se mantinha nas escondidas. O lago auxilia na economia trazendo turistas, gerando emprego para pescadores, entre outras utilidades.

Como foi dito acima, o Atitlán possui diversas aldeias ao seu redor, antigamente antes dos espanhóis chegarem para colonizar o local, algumas tribos, dando destaque para os maias, viviam em harmonia com a natureza. Quando os europeus chegaram houve muitas guerras e os povos locais foram reduzidos a quase nada. A partir disso a região do lago foi deixada de lado por muito tempo, sem nem sequer explorá-la.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *