O nosso meio ambiente, especificamente do Brasil, é um dos mais belos de todo o planeta. E isso não é à toa: localizado na porção tropical do planeta, o Brasil goza de ser um dos países com maior diversidade biológica de todo o planeta, o que viabiliza e muito as atenções internacionais para as riquezas brasileiras, bem como, também, como uma preocupação com os problemas decorrentes da exploração desenfreada.
No entanto, vários governos mundiais estão realizando pactos em vários eventos internacionais com o intuito de pressionar os países a adotarem medidas menos danosas ao meio ambiente, ao mesmo tempo que encontrem soluções mais sustentáveis de se desenvolver.
Talvez, os dois maiores símbolos de pactos sejam o protocolo de Kyoto, assinado em 1997 por vários países, exceto os Estados Unidos, previa uma redução na emissão de gases poluentes na atmosfera. Embora a lei tenha expirado em 2012, diversas nações continuaram com essas medidas para poder controlar a ameaça poluidora.
Um dos principais recursos naturais que ajudam a neutralizar os efeitos da poluição são as plantas, principalmente se as poluições estiverem relacionadas com os gases: as árvores são responsáveis por reciclar grande parte do CO2 que é emitido no planeta: elas pegam esses gases e, pelo processo da fotossíntese, tais gases são transformados em oxigênio, que é benéfico.
Já que estamos falando em árvores, que tal conhecermos um pouco mais sobre a vegetação do nosso Brasil? Aqui nesse artigo, iremos falar um pouco das matas que compõe o nosso ecossistema, bem como algumas informações bastante relevantes. Vamos lá?
As Matas Brasileiras
O Brasil é um país muito conhecido por ser gigante: é considerado como um “país continental”. Também, não é para menos: o país é o quinto maior do planeta em tamanho territorial, e esse tamanho todo é recompensado com a presença de uma rica flora e fauna, bem como a presença da maior reserva de água doce do mundo.
Com um território tão grande assim, no qual é capaz de caber diversos países Europeus, o país acaba sendo muito grande até mesmo para os próprios habitantes: a cultura de cada região pode mudar radicalmente de um extremo ao outro. Isso evidencia outra cultura brasileira: a da miscigenação, sendo que o país é considerado o mais miscigenado do mundo.
– Mata Atlântica
A mata atlântica é a primeira que iremos falar nesse artigo. Presente em todos os estados litorâneos, a mata atlântica é uma das mais exuberantes do Brasil: ela abrange todo o litoral brasileiro e, também, avança em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo. Diversos estados brasileiros possuem parques estaduais ou federais com o princípio de proteger o que ainda resta dessa mata – aproximadamente 7%.
A história diz que a Mata Atlântica começou a ser formada há mais de cinquenta milhões de anos, época onde o continente Americano já estava isolado do resto do mundo e, também, estava começando a apresentar sinais de evolução vital, com acidentes geológicos que foram propícios na época. Uma das grandes responsáveis pela formação da Mata Atlântica é, sem dúvida, as eras glaciais que se sucederam no planeta, que permitiram que a vegetação pudesse evoluir e se desenvolver de modo que conseguisse sobreviver. Uma tática que deu muito certo.
Hoje, a Mata sofre muito com o desmatamento, tendo visto o seu patrimônio ser perdido assim que os colonizadores desembarcaram por aqui.
Floresta Amazônica
A floresta amazônica, talvez, seja a mais primordial de todas. Isso porque ela é a responsável por regular as chuvas e o clima no Brasil como um todo. Por muitos e muitos anos, acreditou-se que ela era a responsável por ejetar todo o oxigênio que a Terra consumia. Tempos depois, essa afirmação foi descartada, afirmando que, quem eram as plantas que mais tinham maior força para ejetar o oxigênio eram as algas. Isso se deve, basicamente, a Amazônia absorve tudo aquilo que ela produz: ou seja, no caso do oxigênio, ao mesmo tempo que ela produz ela reutiliza.
Tendo diversos rios correndo em seus territórios, a Amazônia é um dos locais mais ameaçados existentes hoje: ela é sinônimo de riqueza, fazendo com que diversas pressões para a abertura de exploração da Amazônia seja realizada. Muitos grupos, no entanto, são veemente contra essa tática. Mas, enquanto isso não é resolvido, o número de desmatamento nesse local está crescendo ainda mais.
Vegetação Cerrado
O cerrado brasileiro está situado entre o Centro Oeste e parte do Nordeste e sudeste. Esta é a vegetação que é conhecida no mundo todo como sendo a vegetação da “savana” brasileira, por se parecer em alguns pontos com a savana localizada na África. Povoada por árvores de baixa estatura e que não gostam muito de água, o cerrado se caracteriza como um local onde a chuva não é muito presente, porém, quando chega, ajuda tudo e todos a se reerguerem.
O inverno se caracteriza por ser bem frio e seco. Além disso era um local pouco explorado, o que favorecia o seu ecossistema. A partir de 1960, quando o então presidente Juscelino Kubistchek resolveu levar a capital do país para o centro dele, o local passou a ser bem explorado e, hoje, sofre diversas ameaças envolvendo problemas e crimes ambientais.
Vegetação Manguezal
O manguezal é um outro tipo de vegetação que está presente no Brasil, nos litorais. Nesse local, predomina as árvores com grandes raízes, que se aprofundam nos mangues em busca de nutrientes. Várias espécies de animais também estão presentes nesse lugar, como caranguejos. Também é bastante ameaçada por conta da ação humana.
EU VIAJO VENDO TANTA BELEZA, DEUS É REALMENTE PERFEITO EM TUDO QUE CRIOU…
APRENDI A GOSTAR DA NATUREZA COM O MEU NAMORADO LUCENIR AQUINO QUE AMA DE PAIXÃO A NATUREZA, HJ SEI O QUANTO A NATUREZA FAZ BEM A MENTE…
Bom Dia Amigos,
A todos que ama a natureza como eu amo e acho lindo demais, vejam só como Deus a fez com perfeição, assim, também foi feito o homem como a imagem Dele, ou seja, nós homem ou mulher para Ele somos um só, fomos feito um pouco menor do que Ele e nos deu poder para preservarmos toda a natureza com sua beleza real.
ACHO LINDO A NATUREZA
E GOSTEI DAS IMAGENS
BEIJOS GANDES