As queimadas provocam uma série de problemas ao meio ambiente, e infelizmente muitos países usam a técnica indiscriminadamente em seu território.
Geralmente as queimadas ocorrem em áreas rurais em que o preparo da terra é feito de modo rudimentar, para limpar o solo e prepará-lo para o cultivo. A queimada é a técnica escolhida pois não demanda conhecimento técnico nem investimentos financeiros, ao contrário de outras técnicas.
No entanto, mesmo para a agricultura usar a queimada para preparar o solo é negativo uma vez que essa terra perderá nutrientes importantes para o desenvolvimento da planta cultivada. Além disso o fogo destrói importantes microorganismos que auxiliam no processo de produtivo.
Além dos danos a terra as queimadas ainda aceleram o processo de desertificação em algumas áreas pois deixa o solo mais pobre, e contribui par ao aquecimento global ao emitir gases que colaboram com o efeito estufa.
Queimadas: Um Problema Mundial
No Brasil mais de 98% das queimadas tem origem agrícola e se baseiam na pouca informação a respeito de outros métodos menos agressivos de limpeza de áreas destinadas ao cultivo. Devemos destacar ainda que além das queimadas – processos teoricamente controlados – há um número significativo de incêndios florestais, ou seja, acidentes que se originam a partir de queimadas que saem do controle.
Esses incêndios afetam geralmente áreas de parques nacionais e reservas florestais que estão em áreas remotas destruindo o meio ambiente. O uso excessivo de queimadas vem preocupando os cientistas há um bom tempo porque tem um impacto profundo na manutenção da biodiversidade e do bem-estar humano. E não é somente no Brasil que essa prática é comum, infelizmente, também pode ser observada nas estepes da Rússia, nas savanas da África e em alguns pontos da Ásia Central.
Danos Causados Pelas Queimadas
As ações contra o equilíbrio da natureza têm acarretado em sérias consequências para o mundo todo, a principal delas é o aquecimento global que já é uma realidade. No âmbito internacional diversas medidas têm sido pensadas para reduzir o impacto que os maus feitos contra o meio ambiente podem ter numa escala global. Devemos lembrar que a fumaça resultante das queimadas e incêndios florestais assim como o próprio fogo não respeitam limites fronteiriços entre estados e países.
Uma das principais consequências que as queimadas podem trazer para o meio ambiente diz respeito à poluição das águas e empobrecimento dos solos. Quando as queimadas destroem ecossistemas parcial ou completamente causam também a redução da biodiversidade de fauna e flora. Outro ponto relevante de discutir dentre os danos causados pelas queimadas é o do aumento indiscriminado de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre.
Para se ter uma ideia de acordo com a Organização das Nações Unidas grande parte da emissão de CO2 é decorrente exatamente das queimadas. O Brasil é um dos dez países que mais poluem por causa do seu grande número de queimadas. A fumaça resultante das queimadas e incêndios florestais além de tudo é extremamente tóxica para o ser humano causando uma série de internações hospitalares. Como se pode perceber as queimadas oferecem uma série de danos para o meio ambiente devendo ser substituídas por outras formas de limpeza.