Toda a água utilizada nas atividades domésticas do dia a dia se transforma em resíduos líquidos, e este resíduo líquido é popularmente conhecido como esgoto residencial que é responsável por uma infinidade de sérios problemas ligados a saúde pública e ao meio ambiente. O esgoto residencial ou esgoto doméstico pode receber o tratamento adequado de forma relativamente fácil e é importante ressaltar que este tratamento deve ocorrer antes que estes dejetos sejam lançados ao meio ambiente. É lamentável perceber que o tratamento de esgoto, embora tão importante, até os dias atuais nunca tenha sido tratado como prioridade pelas forças governamentais.
Impactos
São basicamente dois os tipos de impacto causados pela falta de tratamento do esgoto residencial, o impacto sanitário e o impacto ambiental. No impacto sanitário estão envolvidas as questões de saúde pública que decorrem do esgoto provocando doenças pela simples ausência de coleta e tratamento adequado. Estatísticas demonstram que a nossa qualidade de vida esta intimamente ligada às boas condições sanitárias. Durante muitos anos todas as ações, fossem elas de ordem pública ou privada, deram prioridade apenas aos aspectos sanitários desta problemática.
Saúde ambiental
Esta com certeza é uma questão bem mais ampla e como tal devemos entender que nos afeta de forma muito abrangente, ou seja, a saúde de nosso meio ambiente deve ser cuidada e preservada, pois a sua degradação é a nossa própria degradação. Mas estas questões só começaram a ser levadas mais a sério recentemente.
Saneamento
Esta é uma questão elementar e vital para a saúde dos seres humanos, pois a falta de adequado saneamento básico é responsável pela internação de quase 70% das nossas crianças com até 11 anos de idade. Todas as doenças que acometem estas crianças poderiam ser evitadas por meio do tratamento adequado do esgoto, drenagem urbana, controle de vetores, coleta do lixo e abastecimento de água. Ao investir R$ 1,00 em saneamento o governo economiza R$ 4,00 que seria gasto com medicina curativa, este por si só já deveria ser um excelente motivo para investimentos maciços e efetivos em tratamento de esgoto residencial, saneamento básico, etc.
Doenças
Entre as principais doenças causadas pela falta de saneamento básico destacamos cólera, febre tifoide, esquistossomose, diarreia e tracoma. No Brasil são mais de 5 mil cidades existentes, mas um número insignificante destas cidades trata de forma adequada o esgoto doméstico que por sua vez é gerado de forma ininterrupta. Ao serem estes dejetos lançados nos recursos hídricos, ocorrem as degradações contínuas e impiedosas de nossos mares e reservas de água doce. Já se sabe que a riqueza produz uma grande poluição que por sua vez gera mais e mais pobreza, é preciso romper com este ciclo e buscar soluções imediatas enquanto ainda há tempo.
SOU ENGENHEIRO CIVIL FORMADO A 30 ANOS PELA UFMT, HOJE SOU APOSENTADO POR DEFICIENCIA FISICA DEVIDI SEQUELAS DE AVC. ANDO MUITO PREOCUPADO COM O NOSSO FUTURO COMO NAÇAO BRASILEIRA, PELO DESCASO DO NAO TRATAMENTO DE 100% DO ESGOTO RESIDENCIAL DAS NOSSAS CIDADES. FALA SE TANTO EM LEI DA PIRACEMA, UMA PRESSAO INCRIVEL EM CIMA DOS PESCADORES RIBEIRINHOS, COMO SE ELES FOSSEM OS CULPADOS PELA A ESCASSES DE PEIXES,BASTA UM POUQUINHO DE INTELIGENCIA, PARA VERIFICAR QUE TEM ALGUMAS CLASSES SENDO BENEFICIADOS COM ESSE MARKETING DE PUBLICIDADE.ENTAO VEJAMOS OS VERDADEIROS ASSASINOS DA NATUREZA… PREFEITOS E GOVERNADORES, POR NAO TRATAREM O ESGOTO, SEGUNDO OS FAZENDEIROS, POR JOGAREM VENENOS NAS PLANTAÇOES DE SOJS, MILHO, ETC E DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DAS NASCENTES. É MUITO FACIL ENTENDER QUE COM AGUA LIMPA, TEREMOS PEIXES SUFICIENTES PARA ALIMENTAR O MUNDO INTEIRO, SEM FALAR NA FONTE DE AGUA POTAVEL NECESSARIO PARA A VIDA HUMANA. OU NÓS CUIDAMOS DA NATUREZA OU SEREMOS DIZIMADO DA FACE DA TERRA EM BREVE.