Poluição
Poluição pode ser definida por qualquer rejeito e resíduo prejudicial à saúde do meio ambiente e das pessoas. Muito se fala sobre a poluição do ar através das emissões de gás carbônicos e outros gases responsáveis pelo efeito estufa. Sobre a poluição das águas, com os vazamentos de óleo de grandes navios, o despejo de resíduos humanos em grandes corpos de água, da morte de diversos peixes e outras formas de vida aquática por causa dessa poluição. Mas infelizmente quase nada se fala sobre a poluição dos solos.
Essa poluição afeta principalmente a camada superior do solo. Seus efeitos, assim como de qualquer outro tipo, são sentidos dieta ou indiretamente pelo ser humano. Possui duas grandes classificações que são as de Poluição Urbana e Agrícola. Essas características são auto explicativas e facilmente identificáveis. A poluição Urbana possui um impacto muito maior pois é gerada e sentida onde existe uma maior concentração de pessoas vivendo, que geram mais poluição e assim por diante.
O despejo indevido de resíduos residenciais é uma grande parte dessa poluição. Para tentar amenizar esses problemas foram criados os aterros sanitários. Mas nem eles conseguem resolver esse problema, já que o lixo é despejado ali e permanece sem nenhum tipo de tratamento. Então todo esse lixo libera uma substância que contamina o solo e em alguns casos até mesmos os lençóis freáticos que passam por ele.
Outro tipo de contaminação urbana
Entre os mais comuns o vazamento de reservatórios subterrâneos se destaca. Esses reservatórios podem conter desde rejeitos de produtos químicos até dejetos de residências. A poluição agrícola se dá em boa parte devido a agrotóxicos utilizados nas plantações. Esses produtos químicos utilizados para afastar insetos e evitar doenças que possam destruir as plantações podem penetrar no solo e acabar contaminando os alimentos e fazendo mal assim, tanto aos animais quanto aos seres humanos que se alimentam desses vegetais. Em alguns casos podem até fazer com que o solo fique impróprio para cultivo por um dado período de tempo.
Metodos de recuperação
Existem métodos que podem ser utilizados para a recuperação de solos já muito contaminados. Um dos métodos consiste na escavação e retirada do solo contaminado Que pode ser tratado no próprio local ou levado para estações de tratamento. Depois de tratado o solo pode ser recolocado no lugar de onde foi retirado, ou pode ser levado para outro lugar. Devido a alguns problemas como emissão de gases contaminantes e grande geração de resíduos, nem todos os solos contaminados são passíveis de descontaminação. Também deve-se levar em consideração os custos desse projeto. Muitas vezes o dono das terras acha melhor deixar aquela área de solo sem uso do que arcar com os custos de um tratamento como esse. Devem-se seguir com as pesquisas para tornar esse tipo de tratamento mais viável.
Estou fazendo um trabalho em equipe agora sobre Poluição do solo por produtos quimicos esse site me ajudou um pouquinho, ficamos com a parte mas dificil do trabalho acho que até erosão seria mas facil de pesquisar.
Ñ foi isso q eu pediiiiiiiiii. . .