Os cientistas vivem pesquisando a natureza e novos modos de usar recursos naturais para facilitar o nosso dia a dia. Deste modo conseguem identificar características dos animais que podem ser úteis, assim como desenvolver dispositivos inspirados nos animais e plantas.
O Tubarão Camaleão
O mundo animal e vegetal guarda inúmeras surpresas para os seres humanos, como o tubarão camaleão.
Os atributos fantásticos deste animal foram descobertos por cientistas da Noruega e da Bélgica. O estudo dos cientistas concluiu que o tubarão consegue produzir uma ilusão que confunde os peixes, tornando-os presas fáceis para ele.
O efeito é conseguido pois o tubarão da espécie Etmopterus spinax possui órgãos pequeninos chamados de fotóforos. Esses órgãos são capazes de produzir e emitir luz – e o tubarão usa essa luz para iluminar a própria barriga.
Quando os peixes olham para cima enxergam um foco de luz – justamente a luz emitida na barriga do tubarão. Os peixinhos acreditam que é a luz do sol e continuam nadando tranquilamente, e é nesta hora que os tubarões aproveitam e capturam a presa, que nem percebe o perigo se aproximando.
Até esse estudo os cientistas não sabiam que essa espécie de tubarão possuía esses órgãos que iluminavam partes do corpo.
Abelhas Fiscalizam o Ar
As abelhas também estão prestando um importante serviço para os seres humanos. Na Alemanha, alguns aeroportos estão criando colônias de abelhas. A idéia é usá-las para saber como está a qualidade do ar nos arredores do aeroporto.
As abelhas criadas no local produzem mel, e a cada seis meses especialistas recolhem o mel e o analisam em laboratório. A partir das análises os especialistas conseguem determinar a quantidade de determinados metais na atmosfera.
Se a amostra coletada tiver uma presença significativa desses metais que dizer que o ar do aeroporto está contaminado pelos poluentes emitidos pelas aeronaves.
Assim, contando com a ajuda das abelhas é possível determinar a qualidade do ar e tomar medidas preventivas ou corretivas para assegurar a saúde das pessoas que trabalham ou apenas transitam pelo local.
O DNA Pode ser Alterado se a Pessoa Consumir Alimentos Orgânicos
Pesquisadores do Instituto Louis Bolk, localizado na Holanda realizaram um experimento com alimentos orgânicos. O estudo consistia em alimentar galinhas apenas com alimentos orgânicos durante um período de tempo.
O que os cientistas observaram foi interessante: as aves que consumiram alimentos orgânicos durante um período de tempo tiveram alguns genes modificados – no total foram 49 genes que tiveram suas atividades alteradas de algum modo depois do experimento dos cientistas holandeses.
As alterações resultaram em um sistema imunológico mais ativo. Apesar do estudo, os cientistas não conseguiram identificar o porque os alimentos orgânicos afetam a estrutura genética das aves.
Neto