O planeta passa por um momento delicado no que concerne a água, pois nunca estivemos numa iminência tão grande de falta desse recurso tão precioso. Uma das grandes preocupações em relação a água tem ligação com a poluição da mesma por agentes químicos como os detergentes.
https://www.youtube.com/watch?v=upJ_NATrRhkGrande parte das pessoas não sabe, mas os detergentes usados para lavar roupas possuem entre 35% e 75% de sais de fosfato. O fosfato é o responsável por diversos problemas na água como a inibição da biodegradação das substâncias orgânicas. O grande problema está no fato de que substâncias que não são biodegradáveis não têm como ser exterminadas pelo tratamento de esgoto independente do fato de se ele é público ou privado.
Existe ainda a possibilidade de que os detergentes que possuem base de fosfato causem eutrofização. Esse processo tira o oxigênio da água fazendo com que vários organismos acabem morrendo. O fosfato em excesso pode fazer com que o curso de água fique coberto por algas assim como outras plantas.
Detergentes – Os Vilões da Poluição
Os detergentes que utilizamos no dia a dia são grandes vilões, pois eles consistem na principal fonte de poluentes químicos. Para se ter uma ideia dentre os agentes de contaminação da água existem vários produtos químicos como alvejantes e micróbios. Vários produtos usados em nosso dia a dia possuem elementos e compostos que causam danos a água.
Os produtos como os detergentes podem ter bases de cálcio ou magnésio que afetam a água. Muitas vezes podem ser até mesmo carcinogênicos. Parte dos ingredientes dos detergentes não é biodegradável.
Detergentes e Meio Ambiente
Um grande problema em relação aos detergentes é o fato de que eles têm substâncias que são redutoras de oxigênio, basicamente são compostos que fazem a transferência de átomos de oxigênio. Essas substâncias causam danos muito sérios para os peixes e também para a vida marinha.
Os produtos ainda podem causar eutrofização que consiste no processo em que o curso de água fica repleto de nutrientes dissolvidos como magnésio, fosfatos e cálcio. Com isso existe um impacto negativo no meio ambiente em especial naqueles em que existem animais aquáticos uma vez que a água é rica em nutrientes que estimulam o crescimento de plantas e algas o que acarreta na falta de oxigênio.
Substâncias Antropogenéticas
As substâncias antropogenéticas juntamente com outros componentes (metais pesados, herbicidas, pesticidas entre outros) são responsáveis pelo escurecimento da água o que impede que a luz penetre e assim acaba com o crescimento das plantas. Em alguns casos também ocorre de o sistema respiratório dos peixes ficar entupido.
O grande risco que advém disso é que os patógenos dos cursos de água podem acarretar em doenças nos hospedeiros animais ou humanos, doenças que podem ser fatais. Os agentes patógenos também causam alterações na composição química da água o que muda a condutividade elétrica, eutrofização, temperatura e acidez.
Os Riscos Para o Ser Humano
A contaminação da água por agentes químicos como os detergentes representa um grande risco para o ser humano. Podem ser desenvolvidas doenças como irritações na pele, dores de garganta, cólicas, náuseas e até mesmo problemas no fígado. Existem casos em que a pessoa é envenenada por essa água e acaba morrendo. Deve-se evitar usar água poluída por detergentes para irrigar a agricultura.
Espuma
Um dos principais sinais de que existe contaminação da água por detergente é a espuma para que se forma na sua superfície. Os detergentes são produtos que tem ativação quando em contato com a água e por isso criam a espuma em grandes e estáveis áreas. A camada de espuma costuma ser grossa e se estender por centenas de metros. A contaminação ainda pode acontecer de maneira nada higiênica através de água doméstica.
Questão Séria
Essa forma de poluição das águas consiste num grave problema atual uma vez que boa parte das substâncias que acabam nos cursos d’água são tóxicas. Além disso, ainda tem micro-organismos que causam inúmeras doenças como bactérias e vírus que são responsáveis por boa parte das doenças transmitidas para seres humanos e animais.
Há ainda o fato de que o depósito desses produtos na água faz com que a sua acidez seja elevada devido a presença de elementos como o chumbo que trazem inúmeros prejuízos a saúde das pessoas. Exatamente por isso é que as pessoas devem ter uma maior preocupação em relação a fazer o uso correto dos detergentes biodegradáveis.
Atitudes
Todo mundo pode fazer a sua parte para reduzir a poluição das águas por agentes químicos. A primeira atitude que podemos tomar é escolher detergentes biodegradáveis no mercado. Esse tipo de detergente não causa grandes alterações no meio ambiente. Contudo, é importante dizer que mesmo usando esse tipo de detergente ainda existem riscos para o meio ambiente.
Mesmo os detergentes sendo biodegradáveis causam problemas para o meio ambiente especialmente se forem despejados em lagos ou rios em grandes quantidades. Isso porque a matéria orgânica desses detergentes contém micro-organismos que precisarão consumir mais oxigênio da água para que seja possível fazer a sua degradação. Com isso existirão mais espécies que acabarão morrendo, pois não terão oxigênio para sobreviver.
Dessa forma outra atitude importante que deve ser tomada além de escolher os detergentes biodegradáveis é economizar na quantidade de detergente que será utilizada para fazer a limpeza. Lembre-se que menos é mais, com pouco detergente é possível fazer a limpeza adequada e ainda evitar problemas para o meio ambiente.
O Que São Detergentes Biodegradáveis
Basicamente uma substância é biodegradável quando os micro-organismos tem a capacidade de converter o composto em moléculas simples ou íons inorgânicos que são utilizados para a nutrição das plantas. Como boa parte das degradações acontece na presença de oxigênio é chamada de degradação aeróbica.
Os detergentes que não são biodegradáveis apenas se decompõem através de processos físicos e químicos. Quando esses detergentes são eliminados em rios e lagos (o que acontece em boa parte dos casos) acabam ficando inalterados criando uma espuma que causam terríveis danos para o meio ambiente.
Devido a essa difícil eliminação dos resíduos de detergente as indústrias desse segmento foram obrigadas a produzir detergentes com cadeias retas, normais ou lineares que são parecidas com as cadeias dos sabões para que pudessem ser biodegradáveis.