O que é Buraco Azul?
Bem, Buraco Azul é exatamente o que o nome diz ser. É um grande buraco azul ao largo da costa de Belize, país da América Central. Essa é a definição mais simples que podemos descrever, mas vamos ao correr deste tópico, abordar melhor e explicar sobre o assunto.
Fenômeno
O Grande Buraco Azul de Belize é um dos fenômenos mais belos da natureza. É realmente um enorme sumidouro subaquático, apesar de ser uma anomalia da natureza, só esta poderia realmente nos oferecer um espetáculo de tirar o fôlego. O buraco é quase perfeitamente circular na sua forma e mede cerca de 1000 metros de diâmetro com uma profundidade aproximada de 500 metros.
Suas paredes são formadas de pedra calcária e a temperatura extremamente fria da água que está dentro do buraco é provida por formações do período glacial, sendo dessa maneira, o calcário das paredes do buraco possuem temperaturas extremamente baixas, devido ao descongelamento das geleiras e a formação do calcário. Misture uma constante enxurrada de água doce com a superfície da pedra calcária do fundo do mar tornando-se exposta aos elementos das geleiras e, após o degelo, começa o processo de formação de cavernas.
Algum tempo depois, os oceanos começaram a subir e a gravidade começa a tomar seu espaço natural, causando o colapso do cume das cavernas anteriormente formadas, inundando assim o sistema de cavernas ocas. Esta mudança drástica na profundidade é o que dá ao Grande Buraco Azul o seu efeito de cor tão destacado, com uma mistura de tons, contrastando o azul escuro das águas profundas cercado pelo azul-turquesa das águas rasas faz um espetáculo multicor e cheio de mistério. Atualmente, o Grande Buraco Azul de Belize é um ponto turístico popular para mergulho.
O Grande Buraco Azul e Belize Seria Morada de um Monstro?
Através de anos de pesquisa incansável e constantes visitas realizadas junto às autoridades da América Central por diversos tipos de pesquisadores e interessados no assunto, não dão razões suficientes para acreditar que o Buraco Azul de Belize seja o lar de um grande monstro sobrenatural, que dorme tranquilamente no fundo das cavernas do sumidouro, num local ainda desconhecido da grande massa de turistas e mergulhadores.
Como dito, isso não passa de uma lenda criada pelos nativos do local para incentivar e incendiar a curiosidade de turistas e fazer com que o belo local tenha seu quê de misterioso, com o claro intuito do aumento de suas receitas através de um fluxo maior de turistas. Foi um local de grande atividade pesqueira para os habitantes de Belize há centenas de anos e em 1970 foi apresentado ao público por Jacques Cousteau em seu barco Calypso pela primeira vez e ressaltou suas maravilhas em um documentário de TV.