A água é um elemento essencial à vida
E é também a origem de muitos mistérios e curiosidades. Por exemplo, a água é formada por duas substâncias que se separadas, pegam fogo (o oxigênio que é um comburente, e o hidrogênio que é um combustível). No entanto, porque a água consegue apagar o fogo? A explicação é simples: o arranjo que essas moléculas possuem na água não permite que peguem fogo. Ou seja, para que o oxigênio e o hidrogênio peguem fogo eles devem aparecer em outra combinação química.
Além disso, a água apaga o fogo porque rouba o calor da combustão, e sem calor o fogo não tem forças para continuar queimando.
Mas não é qualquer tipo de água ou líquido que apaga o fogo, obviamente. A água oxigenada, por exemplo, não apara o fogo: muito pelo contrário, já que ela possui um agente oxidante poderoso, que é um excelente comburente e portanto alimentaria mais ainda o fogo, pois iria ajudar as outras substancias a queimar. É necessário ter muita água oxigenada para que o fogo queime, mas é melhor não arriscar e deixar essa substância bem longe de fontes de calor.
Outras curiosidades sobre água
Muitas pessoas já devem ter se perguntado o que iria acontecer se toda a água presente na atmosfera em forma de nuvens ou até mesmo de umidade no ar chovesse. O que poucas sabem é que esse estudo já foi realizado e por gente séria: a agência espacial norte americana (NASA) já realizou pesquisas para descobrir o que aconteceria se toda a água presente na atmosfera chovesse. A conclusão é de que embora a quantidade de água presente na atmosfera é de apenas 0,001 do total do líquido existente no planeta, mas mesmo assim seria suficiente para cobrir a superfície terrestre que está no nível do mar por uma camada de 2,5 cm de água!
Outro fator interessante sobre a água é o fato de que quando ela é muito pura, ela pode atingir a temperatura de até 38 graus negativos sem ficar congelada. Este processo recebe o nome de supercooling. Na realidade o que acontece é que o gelo precisa de uma partícula para começar a se formar a partir dela (uma partícula minúscula de sujeira, por exemplo). Em água pura, não existe essa minúscula partícula, e por isso o gelo não se forma, a não ser em temperaturas negativas muito extremas. Neste caso, o congelamento da água é praticamente instantâneo!
Fato
O fato de água só congelar a partir de uma partícula em temperaturas negativas e congelar instantaneamente quando submetida a temperaturas extremamente negativas acontece porque a água tem nada menos do que 14 estados sólidos diferentes (ou seja, nem todo gelo é igual). Além disso, possui também 5 estados líquidos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Boston.
Neto