Agentes de Transformação do Relevo

Apesar de vivermos nesse planeta é incrível como não prestamos atenção as diversas modificações que acontecem a nossa volta. Não percebemos, mas o relevo da Terra é bastante dinâmico e está em constante transformação. Algumas dessas transformações saltam aos nossos olhos como as erosões, por exemplo, mas outras são mais demoradas e podem leva milhares de anos para se realizarem como o caso da formação de montanhas.

As transformações do relevo acontecem devido a ação dos agentes de transformação que consistem basicamente em elementos que trabalham fazendo alterações e construções de formas que podem ser observadas na superfície terrestre.

https://www.youtube.com/watch?v=GeP90s92vQc

O Que é Relevo?

O relevo pode ser definido como um conjunto de variações de nível da superfície da Terra. Para que exista o relevo conta com a ação dos agentes formadores que trabalham num processo contínuo e dinâmico que o transforma morfologicamente. Esses agentes podem ser caracterizados como internos (abalos sísmicos, tectonismo e vulcanismo e externos (chuvas, vento, neve, seres vivos entre outro).

Agentes Internos

Também conhecidos como endógenos, os agentes externos do relevo, são responsáveis pelas transformações que acontecem embaixo da superfície uma vez que atuam dentro da Terra. Dentre os principais exemplos estão os vulcanismos, terremotos e tectonismo.

O movimento constante das placas tectônicas pode acarretar numa colisão entre diferentes placas, um fenômeno que é uma consequência das forças endógenas (internas) do planeta e que tem uma ação decisiva na formação e modelagem do relevo. A ação dos agentes internos acabam fazendo com que algumas áreas fiquem elevadas enquanto outras são rebaixadas.

As rochas podem sofrer alterações quando acontece o tectonismo que é o movimento da crosta terrestre. Esse movimento pode causar enrugamentos que acabam modificando o relevo. Há ainda a ação dos vulcões que fazem com que o magma (líquido que tem origem no manto terrestre) chegue a superfície e atue como um agente modelador do relevo.

Agentes Externos

Intemperismo Físico

Conhecidas também como forças exógenas, as forças externas, tem uma função bem importante na formação do relevo da mesma forma que as forças internas. A alteração das rochas acontece em parte devido ao processo conhecido como intemperismo físico que acarreta num tipo de desgaste das superfícies rochosas.

As rochas acabam sendo alteradas devido a mudança de temperatura, o calor causa a dilatação das rochas assim como o frio causa a contração das mesmas. Durante vários anos esse processo vai sendo repetido o que acaba moldando o relevo. Dentre os demais agentes de transformação do relevo externos estão as águas das chuvas, o vento e a neve.

Intemperismo Químico

A ação da água pode causar a alteração da composição das rochas o que culmina no intemperismo químico. As rochas acabam se desagregando e podem ainda se romper de forma a causar erosões. O vento também pode contribuir para que esse processo aconteça de forma mais rápida.

O Homem

Apesar da ação de vários agentes externos, um em especial tem se destacado na transformação do relevo, o homem. Para que os centros urbanos possam ser expandidos o homem tem construído rodovias, escavado para explorar minerais entre outras atividades que resultam em mudanças bem significativas na formação e modelagem de um relevo.

Como Agem os Agentes Endógenos

A ação dos agentes endógenos acontecem devido as forças que são exercidas através da movimentação do magma terrestre que faz a movimentação de diversos pedaços que juntos compõem a crosta terrestre e que recebem o nome de placas tectônicas. O choque ou afastamento das placas causam os vulcões e terremotos, também contribuem para a formação das montanhas, vales entre outros tipos de relevo.

Como Agem os Agentes Exógenos

Os agentes externos atuam na modelagem das formas de relevo que se formaram com o passar do tempo. Com certeza você já ouviu a expressão de que água mole em pedra dura tanto bate até que fura, é bem isso que os agentes exógenos fazem. Quando as águas da chuva escorrem sobre o solo acabam lavando o mesmo e assim tiram dele as camadas mais externas que acabam sendo levadas para os rios.

Se não existe uma vegetação no local pode ser que a enxurrada cause a formação de grandes buracos que são chamados de erosões. Sendo assim os agentes externos trabalham ‘esculpindo’ as formas do relevo.

Vulcões – Como Se Formam e Como Agem?

Um dos principais agentes endógenos de transformação do relevo, os vulcões, despertam muita curiosidade em especial no Brasil que felizmente não conta com esse tipo de manifestação da natureza.

Como se Forma Um Vulcão

A formação do vulcão começa com a movimentação das placas tectônicas que acabam abrindo caminho para que o magma possa subir a superfície. O magma nada mais é do que uma rocha fundida que fica no interior da Terra. Quando o magma não consegue sair vai se acumulando num tipo de reservatório que se chama câmara magmática.

Erupção do Vulcão

Se o reservatório desse vulcão fica muito cheio e tem uma abertura entre as placas pode ser que haja uma erupção. Quando esse magma é expelido pelo vulcão passa a ser chamado de lava.

Choque de Placas Tectônicas

Os vulcões se formam e tem erupções devido ao choque que acontece entre as placas tectônicas. O Brasil não tem vulcanismo ativo há milhões de anos, mas já teve. Isso se deve ao fato de que os ciclos tectônicos que formam os vulcões duram um período de 300 milhões de anos.

A partir do momento que esse processo acaba também para a atividade vulcânica. Alguns especialistas acreditam que daqui a milhões de anos pode ser que o país passe a ter vulcões ativos em especial no litoral.

Como Se Formam os Terremotos?

Para que os terremotos se formem é necessário que aconteçam deslocamentos de placas gigantes embaixo da superfície. No momento em que esse movimento acontece a energia que ficou acumulada no local acaba sendo liberada na forma de ondas de elásticas. As ondas então acabam se espalhando em todas as direções de forma que a terra acaba tremendo.

A maior parte, em torno de 90%, dos tremores acontece no decorrer das linhas de colisão entre as placas tectônicas que atravessam diversos países. Existe uma linha de colisão que fica entre as placas dos oceanos Atlântico e Pacífico e que percorrem toda a costa oeste das Américas do Sul, Central e Norte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *