A Verdade Sobre as Queimadas

O Que São as Queimadas?

O processo que é conhecido como queimada é aquele que faz a queima de biomassa e que pode ter origem natural ou ser causada pelo homem. Esse processo tem o seu início com a ignição, passando pela formação de chamas e brasas até culminar no seu fim. A forma como a ignição será dada depende do material que irá ser queimado (biomassa) e de outros fatores dentre os quais estão a umidade relativa do ar, a temperatura e o vento.

As queimadas são utilizadas em vários países no mundo todo com destaque para a Ásia e a África. A constância das queimadas causa graves prejuízos a biodiversidade, dinâmica dos ecossistemas e também a vários tipos de agricultura. O impacto que isso causa no planeta se reflete principalmente nas temperaturas sendo uma das causas do aquecimento global.

As Queimadas na Agricultura

Pequenos agricultores veem nas queimadas um processo que oferece custos baixos para fazer a limpeza de uma área. O problema é que esse método é bastante agressivo ao meio ambiente e também contribui para a existência de focos de incêndio. Em geral as queimadas na agricultura são realizadas para limpar uma área para cultivo, para facilitar a colheita de cana-de-açúcar bem como abrir espaço para a pastagem do gado.

As queimadas realmente facilitam os processos agrícolas em curto prazo, mas quando se pensa no longo prazo essas práticas têm um efeito devastador principalmente em relação ao equilíbrio ambiental. O solo passa a ter uma erosão muito mais elevada o que acaba interferindo na qualidade do ar e pode chegar até mesmo e causar problemas para as redes elétricas.

Incêndios Florestais

Quando falamos sobre as queimadas podemos falar também sobre incêndios florestais, que embora não sejam a mesma coisa tem uma estreita ligação. Em geral esses incêndios têm motivação econômica. A ideia quase sempre é abrir mais áreas para pastagem para o gado ou mesmo para começar culturas agrícolas.

Além desses incêndios que começam por queimadas intencionais tem aqueles cujo princípio se dá por causa da fuligem incandescente que vem dos escapamentos dos caminhões e ônibus que passam pela beira da estrada e cujo motor está desregulado.

Em menor escala, mas tão prejudiciais quanto, tem os incêndios que são o resultado do descuido de pessoas que passam pela beira das estradas e jogam pontas de cigarro, que soltam balões ou mesmo que ateia fogo no seu lixo e sem perceber começam um grande incêndio.

Queimada X Incêndio

É importante deixar claro que incêndio e queimada não são a mesma coisa. O incêndio pode ser entendido como uma queimada que saiu de controle. Nesse contexto podemos falar também sobre a queima controlada que é permitida pelo Decreto 2.661, de 8 de julho de 1998 (artigo 2º).

Essa queima controlada se refere as queimadas destinadas a limpar uma área pré-determinada para atividades agropecuárias e florestais que tenham as devidas autorizações e que sigam as normas que estão descritas no próprio Decreto.

De acordo com esse Decreto é permitido usar fogo em vegetação nativa ou exótica desde que haja controle sobre as chamas e elas sejam mantidas especificamente nessa área. É necessário que o fogo se mantenha numa velocidade e intensidade desejáveis para chegar aos objetivos do agricultor/agropecuário e que possa ser mantido sob controle.

Os Focos de Queimadas no Brasil

O Brasil é um dos países que mais sofrem com as queimadas e os principais focos estão na região Centro-Oeste e em alguns pontos das regiões Nordeste e Norte. A instituição responsável por fazer o monitoramento das queimadas no Brasil é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) eu utiliza para isso a verificação de sensoriamento remoto por satélites.

Quem deseja saber mais sobre os focos de queimadas no Brasil podem acompanhá-los através do site do Inpe acessando http://www.inpe.br/queimadas/. Nesse site é possível conferir como está a situação atual bem como o relatório da situação atual. O site ainda conta com outros menus que permitem ao internauta saber mais sobre as queimadas no Brasil.

As Queimadas no Brasil

De acordo com dados do Inpe o Brasil é o país da América Latina que mais tem focos de incêndio florestal. Observando-se o ano como um todo o Inpe percebeu que os meses mais críticos são os de agosto e setembro sendo que o período entre junho e novembro tem focos em quase todo o país.

Na região Nordeste o período de maior ocorrência é no período que vai de outubro a janeiro. Já na região Centro-Oeste, uma das que tem a situação mais crítica, as ocorrências aumentam no período dos meses de julho a outubro.

Os estados mais afetados pelas queimadas são Mato Grosso e Pará, mas o Mato Grosso do Sul e Rondônia também tem muitos casos. Devido ao intenso processo de desertificação (quando a vegetação fica mais seca) o estado do Ceará enfrenta o período mais crítico de queimadas no final do ano.

Incêndios Naturais

O homem não é o único responsável pelas queimadas e pelos incêndios que prejudicam todo o planeta. Condições como temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar tornam algumas regiões mais favoráveis ao início de um incêndio natural do que outras. Existem algumas medidas preventivas que podem ajudar a prevenir os incêndios, confira a seguir.

Medidas Preventivas Contra as Queimadas

A primeira e mais importante medida para ajudar a diminuir os focos de queimadas e incêndios é somente realizar queimadas se houver autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e seguindo a norma de ser uma queimada controlada.

A fogueira feita em acampamentos, por exemplo, pode ser um grande problema se não for apagada com água. Se a fogueira não é apagada com água pode ser que a brasa acabe sendo levada para as matas causando incêndios. Não jogue pontas de cigarros em locais que fiquem próximos a vegetação. Quando estiver em reservas ecológicas ou mesmo em parques florestais evite usar qualquer tipo de fogo. Quem faz a sua parte ajuda a evitar que incêndios florestais comecem causando grande devastação e problemas para o futuro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • QUE BUEN ARTICULO, LA VERDAD ES QUE LA NATURALEZA LLEVA LA PEOR PARTE

    ANGELA 24 de março de 2014 19:58
  • Olá! Gostaria de citar um trecho desse artigo em um trabalho meu,mas não sei como fica a citação porque não tem o nome do autor. vocês podem me ajudar?

    FERNANDA ARAÚJO ROQUE SIQUEIRA 3 de abril de 2018 16:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *