A Importância dos Répteis e Anfíbios para o Equilíbrio Ambiental

Presentes desde épocas pré-históricas os anfíbios e répteis estão presentes no planeta de forma prática e servem para manter o equilíbrio ambiental de diversos tipos de maneiras, desde cadeia alimentar até nas características do clima que existe na parte interna, conhecido poder ser frio. Por outro lado, em consequência do aspecto asqueroso ou gosmento existem pessoas que não conseguem compreender o valor dos animais do gênero para a biodiversidade e por consequência realizam matanças sem justificativas.

Qual Importância ao Ambiente

Entre os principais motivos no que tange ao valor e importância de anfíbios e répteis se pode dizer que a resposta se encontra na cadeia alimentar. Leve em conta que os anfíbios se alimentam de forma principal dos insetos e sem a presença deles existiram maiores enxames no campo terrestre, prejudicando de forma direta a vida dos seres-humanos. Não se pode ignorar o fato de que também são pratos principais de animais invertebrados que compartilham do bioma. Nesse sentido a redução das populações pode prejudicar a estrutura trófica de forma a se considerar negativa entre as comunidades.

Brasil: Campeão dos Anfíbios

De acordo com estatísticas nacionais e internacionais nas terras nacionais existe a maior quantidade de anfíbios ao redor do mundo e que se concentra em grande parte no território amazônico, local que detém a maior floresta tropical e o grande conjunto hidrográfico do globo terrestre. Não se pode ignorar que o Brasil não tem a mesma reputação em termos de espécie ao levar em conta que se encontra na segunda posição e perde apenas aos australianos.

De qualquer maneira, o nível científico que existe na Austrália para categorizar animais está além do que os existentes no Brasil. Brasileiros trabalham de forma ativa para categorizar novas espécies de répteis de forma oficial e por consequência ultrapassar a Austrália no valor da diversidade. Em termos práticos a posição nacional às duas classes de animais faz com que aumenta a responsabilidade nacional de manter sob a ótica integra a qualidade e o controle contra o desmatamento ao aprimorar programas que servem para preservar.

Desmatamento Ambiental

Especialistas indicam que o principal problema para esse tipo de espécie sobreviver de forma qualitativa e quantitativa em terras nacionais se encontra no fato de existir desmatamento além do que a expectativa natural. Com a queda no valor de árvores também diminui o valor de água, dois aspectos que podem representa o início do ciclo de extinção de anfíbios e repteis que necessitam dos elementos naturais para sobreviver e conseguir se reproduzir.

Não se pode ignorar o fato de que as duas classes de animais fazem parte importante do monitoramento realizado por poder público e privado no que tange á fauna. Por esse motivo existe a necessidade de fazer estudos específicos para compreender qual o valor em termos de impacto ambiental na ecologia e flora por causa da presença dos répteis e anfíbios. Com estudos do gênero, especialistas podem aumentar o nível de compreensão e por consequência realizar medidas sob a ótica de compensação. Ou seja, no sentido de conhecer como preservar existe a necessidade de aprimorar o conhecimento do que deve ser aprimorado.

http://www.youtube.com/watch?v=VfldAfeihWg

Características em Termos Pecilotérmicos

Por causa do desequilíbrio ambiental que faz aumentar a temperatura os anfíbios sofrem de forma constante em termos de clima ao levar em conta que são pecilotérmicos, ou seja, possuem a capacidade de modificar a temperatura do corpo. Outro fato a se considerar está no desmatamento que prejudica de forma direta o habitat ao levar em conta também que os animais do gênero não são caracterizados por se movimentarem de forma constante.

De forma prática e de acordo com a ciência biológica qualquer modificação que acontece no habitat pode prejudicar a pele permeável e os ciclos de vida de répteis e a anfíbios que vivem na água e no campo terrestre. Poluente e química tóxica também são elementos que prejudicam a pele sensível das espécies, seja ao ar ou no nível aquático. A sensibilidade dos anfíbios é grande em termos de desmatamento ambiental.

Dever do Ser Humano

Nesse sentido, ao sabe o valor que existe no ambiente por causa da presença de repteis e anfíbios os seres-humanos possuem o dever de estabelecer equilíbrio em termos de ambiente ao repassar o saber para outras pessoas não prejudicarem a vida dos anfíbios e répteis, visto que ambos são indispensáveis para estabelecer o equilíbrio no ambiente.

A Importância do Anfíbios

A Importância do Anfíbios

Existem pessoas que por falta de conhecimento ou em consequência da maldade em si aplicam sal nos sapos no sentido de espantar os animais quando na verdade os mesmos deveriam estar por perto para se alimentar dos insetos que podem atacar a casa. Sem contar que a presença salina pode prejudicar de forma negativa ao levar em conta as queimaduras que acontecem na pele. Com o excesso de queimadores os animais podem morrer.

Não se pode ignorar o fato de que existe a necessidade de acabar com as espécies de crendices populares que apenas desvalorizam a presença dos animais do gênero. Por exemplo, estão enganadas as pessoas que pensam o sapo como inimigo por causa do esguicho de sangue, quando na verdade apenas acontece o ato de urinar, o que não representa danos aos seres-humanos.

Equilíbrio da Ecologia

Assim como qualquer outra espécie animal ou vegetal os anfíbios possuem importância fundamental no que tange a estabelecer o equilíbrio ecológico.  De forma prática são importantes na cadeia alimentar não apenas por se alimentar de insetos como também por servirem de alimentos para outras espécies de animais. As plantações podem ganhar um grande vigia que ataca os insetos que poderiam trazer danos a se considerar de forma negativa à plantação.

Répteis

Répteis

Cobras e aves como os gaviões se alimentam dos animais do gênero e por consequência a sua presença no meio ambiente também tem importância fundamental. De acordo coma opinião de especialistas quando acontece queda dos anfíbios aumenta a presença de insetos na região que prejudicam a qualidade de vida inclusive dos seres-humanos que precisam gastar dinheiro com pesticidas e por consequência prejudicar de forma direta a atmosfera.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *