O lixo nas grandes cidades tem sido um dos maiores motivos de preocupação em relação as diversas formas de poluição que vem degradando o nosso meio ambiente, uma vez que o grande número de pessoas que residem nas metrópoles geram uma quantidade absurdamente grande de lixo a cada dia. O destino destes resíduos é um problema que vem sendo estudado e combatido já há muitos anos, mas ainda há muito que fazer a respeito. Uma atitude muito importante a cerca do lixo é a criação de hábitos mais saudáveis, tanto em relação ao uso e consumo de produtos quanto em relação a separação do lixo para que seja encaminhado de forma adequada ao seu destino. O caminho mais comumente usado para o lixo são os aterros, mas nem sempre as condições destes aterros são adequadas as normas existentes e também os aterros não são próprios para receber todo tipo de lixo, daí a grande importância de separar o lixo.
Tipos de lixo
Existem vários tios de lixo, entre eles citamos o lixo doméstico, que é o que mais volume produz diariamente; lixo comercial, lixo industrial; lixo hospitalar e as baterias e pilhas. O lixo comercial é todo resíduo produzido pelos setores de prestação de serviços e comercial, entre eles podemos citar os supermercados, agências bancárias, bares, restaurantes, lojas, etc. Estes resíduos consistem, principalmente, em vários tipos de papel e plásticos, sendo que seu destino mais adequado seria o encaminhamento para a reciclagem, uma vez que estes materiais são largamente reaproveitados e tem um bom valor comercial, sendo o objeto de desejo de centenas de catadores espalhados pelos grandes centros, pois é deste resíduo que eles tiram o sustento de suas famílias e assim contribuem com a Proteção do Meio Ambiente.
Cuidados com o lixo
O lixo comercial pode ser classificado em duas categorias de acordo com seus geradores, ou seja, existem os grandes e os pequenos geradores deste tipo de lixo. A questão da coleta de lixo é bem delicada, pois além de requerer cuidados especiais quanto ao seu encaminhamento, este trabalho duro tem altos custos para o poder público, neste caso as prefeituras. a identificação dos grande e pequenos geradores pode auxiliar na questão do custo, pois identificados os grandes produtores de lixo é possível tarifar esta prestação de serviços.
Conclusão
Existem diferentes pontos de vista sobre este assunto, mas os aspectos positivos são uma geração de receita que deve ser revertida em investimentos para a sustentabilidade econômica deste sistema e também como uma forma de alerta para que o grande gerador se conscientize quanto ao volume de lixo que vem produzindo. Pesquisas e experiências a respeito da coleta tarifada comprovam que os municípios podem ter uma redução de custos que gira entre 10 e 20%.
ameei
ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,por que a gente pode pesquisar o que a gente procura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
gostei muito parabens pra vocês ok.
bela porkari que merda de site ñ tem nada
gostei muito. me ajudou bastante no trabalho de meio ambiente
vlw pessoal mi ajudou bastante no trabalho mas só q eu prissisava de mais mas vlw assim mesmo vlw mtu obrg
Nos devemos cuidar mais de todo o mundo mais isso e impossivel.
muito bom assi se todos colaborase o mundo seria bem mais melhor
eu acho que se reciclarmos mais iremos ter uma vida melhor.e não andar com as ruas cheai de merda
muito booooooooommmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!
Siiiite muuuuito booom e beem Infoormatiivo ! Obriigaaado “
me ajudou bastante no trabalho de cieencias
muito bom esse cite mim ajudou bastante para a minha nota do primeiro e segundo bimestre parabéns ao autor vlw <3
vlw para a nota de ciências que é a minha matéria favorita
Gostei muito do conteudo ajuda bastante nos trabalho da escola.
Nós humanos somos irracionais. E chamar-mos uns aos outros de burro ou coisa do tipo ( estaremos ofendendo os animais ). Que cumprem seus papéis na natureza.
porem a reciclagem de toneladas de lixo é cara.
eu adorei mas poderia ter mais coisas sobre o lixo pq minha professora e essigente e como eu to de mau humor e muito ruim