O Que é Dessalinização?
Esse é o nome dado a um processo tanto da física quanto da química que juntos atuam na água ou no solo para tirar o excesso de sal e de alguns outros minerais. É a partir da dessalinização que vamos obter diversos produtos, inclusive o sal que usamos como tempero.
O processo de dessalinização da água é muito mais comum do que o do solo e é feito em regiões onde a água doce é mais escassa ou de difícil acesso. Isso porque essa água não possui nenhuma ação direta do homem e esse processo vai resultar em produtos totalmente naturais.
As regiões do Oriente Médio, da Austrália e do Caribe são as mais conhecidas e citadas quanto falamos em processo de dessalinização. Aqui no Brasil, o estado do Rio Grande do Norte, possui as maiores salinas do país, que inclusive estão sendo exploradas na trama das seis da Rede Globo, a novela Flor do Caribe.
Processo De Dessalinização
O processo de dessalinização passa por algumas fases muito importantes. Naturalmente, a natureza já se encarrega de realizar um processo de dessalinização que é inclusive, o responsável por alimentar o Ciclo Hidrológico.
O Ciclo Hidrológico é o ciclo natural que a água faz no nosso planeta. Começa com a ação da energia dos raios do sol que faz com que um grande volume de água dos oceanos, dos mares e dos continentes seja evaporado. Os sais que existem nessas águas permanecem na solução e os vapores que foram formados pela ação do sol formam as nuvens, que por sua vez dão origem às chuvas ou outras formas de precipitação, quando são condensadas. A água doce que sai dessas nuvens pela gravidade natural do planeta, volta aos oceanos e aos mares e dessa vez, chegam como uma espécie de alimento para formações menores como lagos, lagoas e assim formam uma nova carga salina na sua formação. A partir daí o ciclo se repete.
Basicamente, o ciclo hidrológico é o processo de filtração natural que acontece com a água do nosso planeta. O processo de dessalinização é exatamente o ciclo hidrológico interrompido para obter a água doce e o sal.
A questão é que esse processo ainda exige um custo muito elevado, pois o custo final para se obter e distribuir a água doce é muito alto e nem sempre o retorno é garantido. Pensando exatamente em uma forma de diminuir esse custo elevado, que foram adotados dois processos que juntos representam 88% do processo de dessalinização do mundo.
Vamos Conhecer Separadamente Cada Um Desses Processos:
- Osmose: Esse processo é utilizado quando existe uma pressão sobre a solução e o resultado é que a água doce e o sal eles são separados no processo. É o processo usado para obter subprodutos.
- Dessalinização térmica: Esse processo é feito quando o processo de evaporação da água salgada é feita artificialmente e da mesma forma é condensada. Esse processo também separa a água e o sal porque quando é feita a evaporação artificial, o sal é extraído da água. Apesar de o resultado ser basicamente o mesmo, esse possui um processo maior.
Mas além desses dois processos que citamos mais acima, existem outros três processos que também são usados para o processo de dessalinização e vamos conhecer todos mais abaixo.
- Congelamento: Como o nome já indica, esse processo faz o congelamento da água e não o inverso como citamos mais acima. Quando a água é congelada, os sais compostos nesse líquido não são congelados com ela e, dessa forma, consegue-se separar esses dois componentes. Esse processo é muito utilizado para a extração de sais minerais, pois o seu custo é bem reduzido. Mas não é apenas congelar a água e só, esse processo é bem longo e necessitará que a água seja congelada e descongelada diversas vezes. Se for feito em grande escala, torna-se muito caro e por isso raramente é usado quando o volume de água a ser extraída é grande.
- Destilação multiestágios: O processo de destilação é quando se faz a separação de componentes presentes em um grupo. Nesse caso, vai ser utilizado o vapor a alta temperatura para que a água do mar entre em ebulição e então seja possível fazer essa separação. A parte do “multiestágios” fica por conta das diversas células de ebulição-condensação, que a água passa, o que faz também com que ela fique mais pura.
- Destilação por forno solar: O nome desse processo também já indica do que se trata. O forno solar é um componente usado para que os raios do sol sejam concentrados em uma determinada região, para a realização desse processo. A concentração dos raios do sol é feita através de um espelho parabólico especialmente desenvolvido para essa técnica. Com os raios solares devidamente desviados, o calor realiza o processo de destilar a água através da sua temperatura que é elevada.
Maior Usina De Dessalinização
Em 2010, foi inaugurada em Israel a maior usina de dessalinização por osmose reversa do mundo. Essa usina é a terceira do país e está localizada na cidade de Hadera, ao norte de Israel. Ela funciona capturando água do Mar Mediterrâneo e fazendo com que esta se torne totalmente potável, produzindo 127 milhões de metros cúbicos de água por ano, o que é suficiente para abastecer um sexto da população desse país.
O investimento voltado para essa empresa foi de aproximadamente meio bilhão de dólares, totalmente financiados pela IDE Technologies, uma companhia do próprio país e que também já tinha sido responsável pela construção de outras duas usinas de dessalinização de água em Israel. A construtora responsável foi a Housing and Construction Group, que pertence ao grupo Arison, maior do país.
A necessidade de criar mais uma usina de dessalinização veio a partir de um incentivo do governo que tinha como principal objetivo atender a sua população que estava cada vez mais crescente e, consequentemente, fazendo um uso maior de água potável. Sendo que o estoque que existia até o momento, estava sendo ameaçado, já que estavam sendo abastecidos basicamente pelas chuvas de inverno apenas.