A expedição Terra Nova, conhecida de maneira oficial como a British Antarctic Expedition, foi liderada por Robert Falcon Scott com o objetivo de ser primeiro homem a chegar ao Polo Sul. A equipe alcançou o objetivo no dia 17 de janeiro de 1912, quando descobriram que o grupo liderado pelo norueguês Roald Amundsen havia precedido por 33 dias. Na viajem de volta Scott morreu. Corpos foram encontrados por grupo de busca após oito meses das expedições. Até a atualidade os motivos do óbito da lenda britânica ainda permanecem obscuros.
Mito Robert Falcon Scott
Scott era conhecido por ser experiente comandante. Liderou a expedição da descoberta à Antártida, entre 1901-1904. A Terra Nova era empreendimento privado, financiado por contribuições públicas incrementadas por subsídios do governo.
Ele tinha o apoio da Royal Geographical Society e do almirantado, que lançou marinheiros experientes à equipe. A expedição realizou amplo programa científico.
Principais Integrantes Da Tripulação
Sessenta e cinco homens formaram a tropa da Terra Nova, escolhidos entre 8.000 candidatos. Harry Pennell assumiu o comando da direção do navio. Dois tenentes-cirurgião, George Murray Levick e Edward L Atkinson, tinham habilidades peculiares com a prática do esqui e também participaram de modo ativo nas explorações da aventura.
O almirantado também proporcionou poder naval na equipe ao incluir veteranos como Edgar Evans, Tom Crean e Lashly William. Outros marinheiros principais eram Patrick Keohane, William Forde, Thomas Clissold e Frederick Hooper. Para chefiar o programa científico Scott nomeou Edward Wilson como cientista-chefe. Wilson era amigo confidente próximo do líder.
Críticas e Expedição Terra Nova
Anos após a morte, o estado de Scott como herói trágico foi inconteste. Algumas perguntas foram questionadas sobre as causas do desastre que superou o partido polar. No último trimestre do século XX as análises ficaram complexas. Pontos de vista críticos foram expressos sobre a organização e gestão. O grau de culpabilidade pessoal Scott continua a ser um assunto de controvérsia entre os comentaristas.
Trajetos Da Expedição Terra
Scott planejou estratégia de transporte misto, contando com contribuições de cães, trenós a motor e pôneis. Nomeou Meares Cecil a assumir o comando das equipes dos cachorros. Também recrutou especialista de motor, Bernard Day, para executar os trenós motorizados.
Scott teve intenção de contar com tração humana nos planos da viagem polar. Os métodos seriam usados para transportar cargas através da barreira, permitindo aos homens preservar força para enfrentar as geleiras.
Financiamento: Expedição Terra Nova
Ao contrário da descoberta à expedição, na qual foi tratada por angariação de fundos em conjunto com a Royal Society e Royal Geographical Society, a Terra Nova Expedição foi organizada como empresa privada, sem apoio institucional significativo. Scott estimou o custo total de £40.000 (£ 3.000.000, valores estimados em 2009), metade dos quais acabou por ser custeado com subsídios do governo.
O saldo foi levantado por subscrição pública e empréstimos. A expedição precisou ser assistida por fornecimento gratuito de série de provisões e equipamentos de simpatizantes empresas comerciais. Scott também representou figura importante na busca por angariação de fundos. Representou fuga considerável no tempo e energia, continuando no Sul da África, Austrália e Nova Zelândia.
De longe o maior custo individual foi à compra do navio por £12.500. Scott queria navegar com embarcação militar sob a bandeira branca. Para permitir ele obteve a adesão do Royal Yacht Squadron após pagar soma de £100.
Ele teve a capacidade de impor disciplina naval sobre a expedição com iate registrado do Esquadrão. Terra Nova ficou isenta dos regulamentos estabelecidos no Conselho de Comércio, impróprios ao objetivo da navegação.
Objetivos Da Expedição
Scott definiu os objetos da expedição no apelo pública inicial: “O fundamento principal da expedição é chegar ao Polo Sul para garantir ao Império Britânico a honra da conquista”. Havia outros objetivos, tanto científicos e geográficos, considerados pelo cientista-chefe como o principal objetivo da expedição.
Primeira Temporada Do Terra Nova: 1910-1911
A expedição Terra Nova partiu de Cardiff, País de Gales, em 15 de junho de 1910. Em Melbourne, na Austrália, Scott deixou o navio para continuar a angariação de fundos, enquanto Terra Nova seguiu à Nova Zelândia.
À espera de Scott em Melbourne existia telegrama de Amundsen informando que o concorrente norueguês “prosseguiu para o sul”. De fato esta foi à primeira mensagem de que os britânicos se encontravam em corrida.
Quando perguntado pela imprensa, Scott respondeu que os planos não iriam mudar e quê não sacrificaria objetivos científicos da expedição para ganhar a corrida ao Polo. No próprio diário ele escreveu que Amundsen teve boa chance de sucesso e merecia a honra da conquista.
Scott voltou ao navio na Nova Zelândia com abastecimentos adicionais levados a bordo, incluindo 34 cães, 19 póneis siberianos e três trenós motorizados. Terra Nova deixou o Porto Chalmers em 29 de novembro de 1910. Durante os primeiros dias de dezembro, o navio foi atingido por forte tempestade. A tripulação teve que ajudar com baldes.
O grupo chegou à Ilha de Ross em 04 de janeiro de 1911. Programa de Scott incluiu plano para explorar e realizar trabalho científico na terra de Rei Eduardo VII, ao leste da Barreira. Um partido sob Campbell foi organizado para este fim, com a opção de explorar Terra Victoria ao norte-oeste.
Após passar por diversos pontos críticos, Scott revelou os planos iniciais da marcha final ao Polo Sul, no dia 13 de setembro de 1911. Dezesseis homens partiam com três trenós motorizados, cavalos e cachorros.
O plano inicial de Scott afirmou que os cães retornassem à base. Em 04 de dezembro a expedição tinha atingido o Gateway. Neste ponto uma nevasca atingiu com força os homens instalados em acampamento até 09 de dezembro.
A festa começou na subida do Beardmore, no dia 20 de dezembro, na chegada do platô polar. Ainda não havia indício de Scott a respeito de quem estaria vivo para a comemoração.
Em 03 de janeiro de 1912, Scott fez a decisão sobre a composição do grupo polar com cinco homens (Scott, Wilson, Oates, Bowers e Edgar Evans), enquanto os tenentes Evans, Lashly e Crean iriam voltar.
Eles chegaram ao Polo no dia 17 de janeiro de 1912 e descobriram que Amundsen havia chegado lá em 14 de dezembro de 1911.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
http://www.youtube.com/watch?v=Bx9ykFvgADk