O sistema solar é formado por nove planetas, luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional. Segundo a ordem de proximidade do sol o primeiro planeta é Mercúrio, depois seguem Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Nos próximos artigos nós vamos saber um pouco mais sobre esses planetas e suas características.
Histórico
O planeta Mercúrio é o planeta mais próximo ao sol, o segundo mais pesado e também o menor dentre os nove planetas conhecidos, sendo classificado como um dos quatro planetas terrestres. Mercúrio pode ser visto a olho nu poucas horas antes do nascer do sol e igualmente depois do poente, assim era considerado pelos povos antigos como dois corpos celestes diferentes e assim era chamado pelos gregos como Apolo que significa estrela da manhã e Mercúrio que significa estrela da tarde. O mesmo acontecia com os hindus e egípcios. Os sacerdotes egípcios, muito mais tarde iriam descobrir que os dois eram um só e que ele girava em torno do sol, e assim o nome do planeta ficou conhecido como Mercúrio.
O Planeta e o Sol
Mercúrio é o planeta mais próximo do sol e por muito tempo foi considerado como sendo colado a este. Hoje sabe-se que sua distância em relação ao sol é de cerca de 58 milhões de quilômetros. A órbita de Mercúrio esta relacionada com sua rotação e um dia no planeta dura 176 dias na terra,contados de um nascer do sol até o seguinte. Nesse período o lado do planeta que é dia atinge uma temperatura de 430ºC, enquanto no lado que é noite a temperatura cai até -180ºC, numa variação térmica de cerca de 600º C, a maior do sistema solar. Devido a sua proximidade do sol e a alta temperatura durante o dia, a atmosfera é muito rarefeita, o que faz com que a temperatura baixe rapidamente depois do por do sol. Como seu eixo de rotação não é vertical e sim perpendicular, existe a possibilidade de que a temperatura seja mais moderada nas regiões próximas aos dois pólos do planeta.
Formação e Composição
O planeta Mercúrio não possui satélites e sua distância da terra varia entre 91 a 218 milhões de quilômetros durante seus movimentos orbitais. O planeta possui um campo magnético forte que prediz a existência de um núcleo metálico, sua atmosfera é rarefeita e contém potássio e sódio em sua composição. A composição do planeta é rochosa e a superfície apresenta muitos cristais, chamados rupes e muitas crateras, que demonstram que o planeta sofreu fortemente a ação do impacto de meteoritos, especialmente pela sua proximidade do sol. A sua maior cratera é chamada Bacia do Calor e possui 1.500Km de diâmetro, sendo cercada de montanhas em forma de anéis provocadas pelo impacto. A primavera e o outono são os meses mais propícios para se observar mercúrio a olho nu, ele aparece como uma estrela brilhante bem próxima do horizonte no nascer ou no por do sol.