No Brasil, acontecem muitas coisas boas, mas, infelizmente as coisas ruins também tem vez, esse é o caso dos acidentes que ocorrem no meio ambiente capazes de matar várias espécies de animais, inclusive a humana.
Os vazamentos de produtos nocivos são extremamente perigosos, porque eles são venenos para os seres vivos, e ocorrem com mais frequência no oceano, onde volta e meia aparecem na televisão notícias de navios que deixaram vazar petróleo, matando assim peixes e outras espécies marinhas.
Os vazamentos podem ocorrer também em rios, lagos e lagoas, cujas águas podem até serem ingeridas por pessoas que usam essas fontes de água para beber. Os líquidos extremamente prejudiciais para os seres vivos, são: petróleo, fertilizantes e combustíveis que de forma alguma podem ser ingeridos pelos seres vivos, sem falar que muitos animais morrem apenas por se sujarem com o petróleo ou outros líquidos.
Em resumo, é muito importante ter extremo cuidado com navios petroleiros e fábricas para que não ocorram acidentes e seus líquidos tóxicos acabem indo parar nas águas brasileiras, pois, depois que são derramados se torna quase impossível de limpar, fazendo assim que muitos seres inocentes morram.
Resíduos Químicos Industriais
O grande debate de nossa sociedade hoje em dia é a preocupação com o meio ambiente. Por muito tempo o homem usou e abusou de todos os recursos naturais que existem no nosso mundo. Até mesmo foi para o espaço e já deixou vários resíduos físicos, como é o caso dos satélites que há muito tempo estão desativados e ficam rondando a terra.
O homem não se conscientiza de que precisa mudar de hábitos, senão o fim da raça humana sairá dos roteiros dos filmes e se efetivará em nossas vidas. Muitas indústrias lançam seus resíduos, que geralmente são tóxicos, em rios, em mares, em lugares que servem de habitat para vários seres humanos.
Não se preocupam com o fato de que os animais ficarão sem um lar, sem comida. Existem varias leis que multam as indústrias que não tratam seus resíduos. Mas, a fiscalização não é realizada com muita eficácia.
Resíduos Sólidos Urbanos
Os resíduos sólidos urbanos, mais conhecidos como lixo urbano, são aqueles produzidos nas famílias e nos estabelecimentos comerciais. São matérias orgânicas, como resto de comida, papel e papelão, plásticos, como as garrafas pet e outras embalagens, vidro de todo o tipo, metais, entre outros.
A composição do lixo varia de acordo com a família, os hábitos e o contexto econômico que ela vive. Infelizmente, no Brasil a divisão do lixo pelas pessoas e a coleta seletiva não é uma realidade. Papel e plástico, por exemplo, se separados do restante do lixo, podem ser reciclados, o que é uma grande contribuição para a preservação do Meio Ambiente.
Assim como pilhas e baterias devem ser recolhidas separadamente, porque contaminam o ambiente e por isso devem ter uma destinação particular do que o restante do lixo. Estima-se que no Brasil, cada pessoa produza em média 1,3 quilos de resíduo sólido a cada dia, o que significa que uma cidade de apenas 10 mil habitantes produz mais de 10 toneladas de lixo diariamente.