Lixão no Oceano Pacífico

Segundo exploradores a maior concentração de lixo do planeta pode não estar em terra, mas sim nos oceanos, formando imensas ilhas de lixo. Ainda não se sabe a dimensão desses lixões nem mesmo dos prejuízos que eles já causaram e ainda vão causar aos ecossistemas matinhos da região, assim como suas conseqüências futuras. Charles Moore foi o navegador que descobriu primeiro a ilha que batizou então como o Lixão do Pacífico.

Rurais

O Que São e Como se Formam as Ilhas de Lixo

As ilhas de lixo existem em vários oceanos da terra, mas foi no Oceano Pacífico que os exploradores foram surpreendidos com a maior ilha de lixo imaginada.  Calcula-se que ela tenha mil quilômetros de extensão e chegue a 10 metros de profundidade, formando um aglomerado denso, onde estima-se que existam milhões de toneladas de plástico, formando uma sopa com restos de garrafas, sacolas, bonecas, bolas, copos, pedaços de redes, tênis, malas, enfim, tudo que é tipo de plástico em grandes ou minúsculas partículas. A Ilha de lixo está localizada entre a costa da Califórnia e o Japão, próximo ao litoral do Havaí, sendo o maior depósito marinho de lixo conhecido pelo homem. A ilha de lixo se forma naturalmente pela ação dos giros oceânicos, que são as correntes marinhas que fazem movimentos circulares, como redemoinhos permanentes e vão concentrando os detritos ao longo do curso das águas. A grande ilha de lixo no Oceano Pacífico pode ser avistada do alto do céu, através de aviões, sendo um triste e evidente sinal da devastação ambiental e do impacto da ação do homem sobre a biodiversidade marinha.

Problemas Ambientasis Urbanos

Poluição Dos Mares

Até agora nos preocupamos com a poluição dos mares ocasionada pelo volume de petróleo e outros resíduos das indústrias e dos centros urbanos que são lançados diariamente no mar, mas os danos que os resíduos sólidos causam no mar são muito intensos também. Grande parte dos plásticos, garrafas, latas e pneus acabam depositados no fundo do mar, outra parte navega na superfície das águas terminando preso nos giros oceânicos, formando as ilhas de lixo. Esses lixões no Oceano são uma ameaça a toda espécie de vida marinha, focas, golfinhos e tartarugas se prendem facilmente em restos de redes, pássaros e peixes engolem os pedaços pequenos de metal e plástico.

Lixão no Oceano Pacífico

A Vida Marinha

Gravemente ameaçada e não tem defesa contra esse avanço ao seu território, até então aparentemente preservado. Esse lixo é levado pelas águas da chuva, pelos esgotos, através dos rios e lagos que deságuam no mar, enfim, são muitos os caminhos, mas é certo que esse lixo é responsável pela morte estimada de cerca de 1 milhão de peixes, aves e mamíferos marinhos anualmente. A solução seria filtrar o oceano, mas isso é absurdamente impossível, então a única solução possível é a conscientização do homem. Todo plástico que descartamos vai parar em algum lugar,  boa parte no oceano, e acaba integrando a cadeia alimentar e um dia pode chegar até nós novamente através da carne daquele peixe que deveria ser tão saboroso…..pense nisso!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • grande merda

    caio 3 de abril de 2013 21:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *