A Poluição Possui Vários Significados, às Vezes o Que é Poluição Para Uma Pessoa, Pode Não Ser Para Outra.
Podemos dizer que há uma forma de poluição quando, por exemplo, os efeitos ambientais de uma ação prejudicar os demais indivíduos.
A poluição ambiental é sempre vista como interferência no equilíbrio da natureza. No ambiente, matéria e energia são usadas de maneira equilibrada, de acordo com as necessidades de cada ecossistema.
Porém nem sempre é fácil definir exatamente o quanto de uma substância é capaz de prejudicar o ambiente. Tudo depende dos valores máximos permitidos para os níveis de contaminação de diferentes substâncias, no local.
Poluição pode também ser vista como toda a atividade que: prejudica a segurança, a saúde e o bem- estar das pessoas, causa degradação ao meio ambiente, e outras.
A poluição química é provocada por matérias e substâncias que prejudicam a natureza, esta poluição é uma das mais causada pela mão humana e sofrida pelo meio ambiente. Tais são os poluentes (produtos químicos). Eles afetam o ar, o solo e as águas.
Poluição do ar – é causada pela queima de combustíveis fósseis liberadas pelas fábricas, veículos motorizados, usinas, e outros, assim lançando uma série de produtos tóxicos no ar, que contribui para o aquecimento global.
Poluição do solo – a poluição do solo causa as erosões, devido ao impacto da chuva que desagrega as partículas que formam a camada superficial e mais fértil do solo, facilitando o transporte pela água das chuvas e pelos ventos para oceanos, lagos, rios e vales. Esse procedimento é equilibrado pela desagregação natural das rochas, porém, quando o homem interfere, com as queimadas e desmatamento das florestas, essa troca deixa de existir e o processo é acelerado.
Poluição das águas – o que mais causa a poluição das águas são as substâncias não biodegradáveis lançadas nela, como os metais pesado, alguns agrotóxicos e plásticos, que provavelmente irá intoxicar os seres dos últimos níveis tróficos e concentrar-se ao longo das cadeias alimentares.
Poluição X Danos à Saúde
Dioxido e Trióxido De Enxofre (SO2 SO3)
Principais fontes: Combustão de petróleo e carvão contendo enxofre.
Efeitos à saúde: Doenças respiratórias e cardiovasculares;
Hidrocarbonetos (Cn Hm)
Principais fontes: Uso de petróleo, carvão e gás natural.
Efeitos à saúde: Alguns têm propriedades cancerígenas, mutagênicas ou teratogênicas;
Macromoléculas sólidas e líquidas
Principais fontes: Atividades industriais, combustão e transporte;
Efeitos à saúde: Danos aos sistemas gastrointestinal, respiratório, renal, nervoso central, etc;
Monóxido De Carbono (CO)
Principais fontes: Queima de combustíveis fósseis.
Efeitos à saúde: Impede o transporte de oxigênio no sangue, causa danos no sistema cardiovascular e nervoso central;
Óxidos De Nitrogênio (NO e NO2)
Principais fontes: Combustão do gás nitrogênio e altas temperaturas na queima de combustíveis.
Efeitos à saúde: Danos ao aparelho respiratório.
A ciência contribuiu muito para o progresso tecnológico, assim atendendo toda a necessidade humana, porém esse desenvolvimento resultou um desequilíbrio ambiental.
Novas descobertas deverão surgir causando ainda mais problemas, pois enquanto não encontra uma solução para pelo menos controlar a poluição causada pela química, a sociedade continuará usando os produtos que prejudica e ameaça a sua própria sobrevivência.