Falar sobre a poluição ambiental é bem comum no século XXI. Estamos vivendo uma era em que muitos não se importam em como cuidam do planeta em que vivemos. A evolução do ser humano ao longo dos anos o fez ficar cada vez mais ambicioso, querendo atingir novos patamares de tecnologia que significam simplesmente passar por cima de todos os princípios, devastando a natureza que conhecemos e não pensando no futuro.
Após as grandes revoluções industriais a alta produção aumentou a poluição, o desperdício e a falta de cuidado com a natureza. Não somente a nós que a poluição afeta, mas sim todos os seres vivos, a fauna e flora de muitas florestas, pântanos, gramados e outros.
Cuidar do meio ambiente precisa fazer parte da realidade mundial, mas para começar muitos não sabem o que realmente é poluir e quais são as medidas possíveis para diminuir a poluição ou evitá-las. Conscientização é o principal problema, muitos não sequer sabem a importância da preservação.
A poluição pode vir de diversos modos, seja poluição nos rios, o solo, o ar, ou realizando outras retiradas da natureza que a deixam propensas a mais e mais poluição e principalmente acabando com vidas. Tudo começa com um simples papel de bala jogado no chão, que segue até grandes indústrias poluindo o ar. De certa forma todos nós agimos errado.
Poluição
Para começar a fazer a coisa certa, é necessário entender o que realmente significa essa tão famosa poluição. Ouvimos tanto falar mas sobre, mas será que sabemos até onde poluímos?
Poluição ambiental é qualquer coisa que o ser humano faz que possa provocar danos ao meio ambiente. Isso é realmente muito vago, mas melhorando um pouco, qualquer retirada da natureza que não é reposta, qualquer depósito de substância que faça mal para a natureza, e que após isso afetará o funcionamento e equilíbrio do ecossistema e se espalha.
Além de prejudicar o ecossistema, os mais diversos tipos de poluição são horríveis para a nossa própria saúde. A poluição do ar mesmo consegue trazer diversos danos para a respiração e consequentemente para os pulmões, ela pode ser causada por degradação do solo, por poluição das águas e o principal problema é da queima de substâncias tóxicas. Em cidades grandes os meios transportes soltam inúmeros gases com a queima de combustíveis fósseis, além das indústrias que também queimam muito componentes, sempre surgindo aquele grande fumaça escura no céu.
A poluição sonora é outro tipo de poluição muito perigosa para a saúde, trazendo graves problemas psicológicos como estresse e cansaço e também de audição. Fora que atrapalha muitos animais a se estabelecerem. A poluição visual atua principalmente em como o cérebro humano reage a tanta informação, fora que tudo depois acaba indo para um lixão e descartado de forma indevida.
Uma das poluições mais complexas que o homem produz sem dúvida nenhuma é a nuclear. Um pequeno vazamento das usinas pode causar um dano enorme. Ainda é utilizada por ser uma grande fonte de energia, produzindo muito precisando de pouco. Contudo libera radiação nuclear que mata muitas pessoas.
O que mais preocupa a todos os pesquisadores sem dúvida nenhuma é como viverá as próximas gerações, já que nem todos os recursos são renováveis e alguns que são demoram para se restaurar na natureza. Trazendo assim uma deficiência em diversos recursos durante um grande tempo. Isso é uma das coisas que muitas pessoas não entendem e se perguntam diversas coisas afirmando que alguns recursos são infinitos.
Porém se não cuidarmos tudo pode ficar inutilizável. Algumas medidas já vem sido tomadas durante o último século, tentando principalmente frear países que poluem muito por muita indústria e muita poluição, entre elas se encontram a china e o Estados Unidos, maiores produtores de gás carbônico no mundo.
Os maiores poluentes que são lançados são o monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre (totalmente tóxico), monóxido e dióxido de nitrogênio, chumbo (colocado na gasolina). Acredita-se que esses sejam os maiores causadores de fenômenos totalmente prejudiciais como o efeito estufa, a ilha de calor, a inversão térmica, a chuva ácida e outros.
Muita das poluições atmosféricas, acabam afetando também as águas, ao pensarmos na quantidade de água no planeta terra nos esquecemos que apenas 3% dela é realmente potável para nós e além disso grande parte dela se encontra em geleiras. A água salgada não é própria para consumo e por isso muitos dos rios que poluímos seriam nossa fonte de vida. A água pode ser limpa e reaproveitada, mas não se estiver em condições muito ruins. Ao atingir os lençóis freáticos os mananciais que realmente é onde a água nasce acaba sendo prejudicada.
Sabemos que poucas ações podem ser muito úteis e podem ajudar muito o meio ambiente. Um ato de não jogar lixo no chão, utilizar transporte público para evitar mais gases poluentes e diversas outras ideias que precisam partir das próprias pessoas e que são muito simples.
vi fotos sobre omeio ambiente
fots sobre o meio ambiente
meus colegas de escola estão estudando sobre isso kkkkkkkkkkkk
que coisa horrivel!!!!!!!!!!