Problemas do Lixo no Brasil

Não se pode ignorar o fato de que Brasil sofre com problemas de lixo assim como grande parte das principais potências mundiais. Com o crescimento vegetativo (aumento das taxas populacionais), também acontece a evolução de resíduos que ao invés de serem encaminhados para o sistema de reciclagem seguem aos aterros sanitários que não estão preparados para trabalhar com o tipo de lixo.

Falta de Economia Regenerativa

Entre os diversos preceitos econômicos contemporâneos do século XXI surgem pensadores que evoluem no sentido de ampliar o pensamento no que tange à economia regenerativa, o que de fato consiste em não desperdiçar nenhum tipo de resíduo ou tipo de produção no sentido de fomentar novos setores da economia. A falta do conceito assombra as terras nacionais e por consequência representa na grande problemática do lixo em terras nacionais.

Falta de Reciclagem

Ao levar em conta os preceitos da economia regenerativa se pode considera de forma principal que o sistema de reciclagem brasileiro precisa de um longo caminho para se tornar realidade. Não são todos os bairros que possuem lixeiras sustentáveis que servem para colocar diferentes tipos de lixos e ao mesmo tempo melhorar o sistema de coleta.

Interessante notar que existem empresas privadas que participam de forma ativa no sentido de auxiliar com o processo de reciclagem. Porém, essa consiste em iniciativa que o poder público precisa colocar em prática. Ainda faltam centros de reciclagem necessários no sentido de conseguir satisfazer a oferta de lixo que cresce junto com o aumento dos consumidores em terras nacionais.

Se não existe lixeiras do gênero no seu condomínio há necessidade de fazer o contato com o síndico para que se providencie o processo de forma rápida e precisa. Caso more em casas, então existe o dever de procurar a prefeitura no sentido de implantar o tipo de lixo sustentável no bairro e ao mesmo tempo colaborar de forma direta com a sustentabilidade.

Falta de Consciência dos Consumidores

Todos precisam dar as mão e lutar de forma conjunto para que aconteça a melhora em termos de consumo. Por exemplo, ao invés de ficar com os braços cruzados esperando alguma ação efetiva do governo, procure não usar nenhum tipo de sacola plástica que representa uma das grandes pragas da sociedade moderna. Compre sacos orgânicos e por consequência colabore com menor número de plástico cuja produção além de prejudica a atmosfera com envio de gases também tem base no petróleo.

Lixo Eletrônico: Outro problema que se relaciona de forma direta com o problema do lixo no Brasil. Com as constantes revoluções tecnológicas consumidores possuem a mania de fazer as compras e ao mesmo tempo jogar no lixo comum materiais eletrônicos que seguem aos aterros sanitários e permanecem por tempo indeterminado em termos de decomposição.

A grande saída pra esse tipo de problema é passar para frente, ou seja, vender no mercado de usados ou de forma simples doar para alguém que esteja precisando do tipo de tecnologia e não possui condições de ter o aparelho. Caso o eletrônico esteja quebrado uma dica está em fazer a manutenção antes de doar ou de forma prévia ao ato de encaminhar para o mercado de usados. Caso o preço para arrumar seja caro, procure doar aos centros que são especialistas em trabalhar com os resíduos e realizar novas produções no sentido de doar para comunidades carentes, como no caso do Museu do Computador, instituição sem fins lucrativos que se estabelece na Grande São Paulo.

Problemáticas Gerais do Lixo no Brasil

Se for colocar em uma lista talvez não exista fim o número de problemáticas que se relacionam com o país. Basta adentrar em qualquer comunidade pobre para perceber que existe o excesso de lixo jogado em algum canto do lugar que fica parado por longos anos apenas acumulando ratos, doenças e outros tipos de problemáticas sob a ótica ambiental.

Com o grande volume de lixo que se encontra parado a atmosfera também recebe danos, afinal existe ampla presença de gases que são eliminados no ar e por consequência ajudar a acelerar os efeitos devastadores do aquecimento global. Interessante notar que a grande quantidade de resíduos parados também colabora ao aumento de sujeiras eu acontece nas águas superficiais ou que se encontram no subterrâneo.

Aumento das Populações

Vale ressaltar que as populações crescem no Brasil e se o poder público não tomar providências no sentido de prestar contas para organizar a demanda de oferta de lixo que existe em terras nacionais. Do contrário o país pode virar um grande lixão e emissor de gases poluentes à atmosfera.

Com o aumento da produção e processo de comunista as chances de acontecer o aumento do lixo são grandes e por esse motivo o poder público precisa escolher um entre dois caminhos: Diminuir o poder de consumo do povo ou aumentar os processos de economia regenerativa no sentido de usar os resíduos para fomentar novas indústrias que trabalham de forma principal com materiais a serem reciclados.

De forma prática seguir a moda representa ponto contraindicado em termos de consumo, o que de fato acontece não apenas em terras nacionais como internacionais – parte da cultura capitalista que objetiva a ecologia profunda e não rasa. O mundo precisa também diminuir os bens descartáveis, de forma principal quando compostos por plástico, elemento que apenas pode ser produzido em consequência das ações por conta do petróleo.

A demanda por objetos modernos não pode acontecer apenas por causa da moda e sim em consequência da necessidade de trabalhar com melhor êxito. O modismo precisa ser combatido porque traz lucros para poucos e prejuízos a grande parte da coletividade que sofre por conta de problemas ambientais.

De forma prática o lixo consiste em problema que se relacionam não apenas com questões sociais como também sob a ótica da economia. Existe quantidade de dinheiro ao extremo que se destina na recolha, mas com aumento do consumismo, seja por necessidade ou modismo, o problema se encontra em um ciclo que parece não ter fim. De fato, quem conseguir resolver a problemática nacional pode ser digno a receber o prêmio Nobel.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *