A publicidade representa elemento importante para a sociedade moderna. Mas, tem vezes que a mesma extrapola os limites do intelecto dos consumidores. Exemplo está nas sacolas plásticas que trazem a informação “Pare de usar sacolas de plástico, contribua com o meio ambiente, nossos sacos possuem dez vezes a mais de capacidade ao uso”. Funciona mais ou menos como aquela propagando: “Pare de fumar fumando”.
Sacolas Plásticas no Meio Ambiente
Um dos principais danos que as sacolas trazem ao meio ambiente consiste no ato de jogar no lixo. Poucas pessoas sabem, mas o plástico consiste em resíduo que não tem tempo determinado para entrar no processo de decomposição e por consequência o excesso dos resíduos prejudica de forma direta as características dos aterros sanitários que em grande parte não tem preparo para trabalhar com esse tipo de material.
Também existem os casos nos quais as sacolas plásticas começam a voar no ambiente por conta da ação do vento e falta de cuidado nas ações de descarte de consumidores. Por exemplo, na rua podem estar no trafego ciclistas ou motociclistas que recebem o golpe do plástico nos olhos e fica com impossibilidade de enxergar o que existe ao redor, o que por consequência resulta em aumento de chances a acontecer acidentes no trânsito.
Produção das Sacolas Plásticas e Danos ao Meio Ambiente
Não se pode ignorar o fato de que conforme aumenta o número de populações no mundo também cresce o valor de pessoas que fazem compras em supermercados e usam sacolas plásticas, o que por consequência culmina em maior produção das indústrias que fazem esse tipo de material.
Acontece que para fazer as sacolas plásticas existem processos industriais e químicos que prejudicam de forma direta a atmosfera, de forma principal por causa da baixa fiscalização do governo em fiscalizar a presença de purificadores de ar nas usinas. Em termos práticos o ato prejudica de forma direta ao aumento do aquecimento global. Regiões próximas sentem de perto o aumento da temperatura ao levar em conta que a atmosfera não consegue eliminar o excesso de gases ao universo, o que faz o globo terrestre voltar a energia e aumentar o valor de calor na superfície.
O aumento do fabrico das sacolas plásticas prejudica a atmosfera e por consequência os danos são globais, de forma principal quando não existe a presença de árvores que possuem a particularidade de absorver parte dos gases e trocar por oxigênio e em consequência purificar o ar com melhor qualidade.
Com o crescimento das sacolas plásticas em ritmo de produção acontece o efeito estufa e por consequência aumenta o número de queimadas geradas de forma artificial. Também existe a problemática que provoca do degelo das calotas polares e aumenta o nível dos mares.
Soluções no Caminho: Sacolas Plásticas X Meio Ambiente
De forma prática existem diversos tipos de soluções para terminar com a problemática. O governo precisa ser a primeira instituição a se mover no sentido efetivar leis que funcionem na prática ao proibir o uso indiscriminado do resíduo. Ativistas precisam continuar com a luta. Estados nacionais necessitam fazer acordos e protocolos contra o uso de sacolas plásticas por causa do aumento das pesquisas e estatísticas que se relacionam com os problemas gerados no meio ambiente.
De qualquer forma, enquanto o poder público não se meche e encarar a ecologia com o olhar profundo e não raso em paridade com a humanidade a saída se encontra nas mãos de consumidores que precisam mudar os costumes. Por exemplo, ao invés de usar sacolas plásticas existe a necessidade do uso dos carrinhos de feira para fazer a compra no supermercado e por consequência não usar o plástico para fazer o consumo. Outro ponto a se considerar está em comprar sacos orgânicos que são feitos para ter grande durabilidade.
Praga Moderna: Sacolas Plásticas X Meio Ambiente
Como o aumento do consumismo em termos mundiais também crescer a necessidade de usar sacos plásticos, o que de forma representa revés que prejudica o meio ambiente com sérios danos aos ciclos ecológicos. Em termos práticos as sacolas plásticas foram inventadas por norte-americanos para melhorar a vida do homem. Mas, nos dias atuais, consiste em um problema que atrapalha não apenas a vida de seres-vivos como também da atmosfera. Por esse motivo que podem ser encaradas como verdadeiras pragas modernas.
Consumidores precisam abandonar esse tipo de material, não existe a possibilidade de esperar o poder público ou privado se mexer de forma efetiva, a verdadeira mudança começa em casa.
Petróleo e Sacos Plásticos: Risco Ambiental
Não se pode ignorar o fato de que com o aumento de demanda no mundo por bens e serviços também cresce a necessidade que grandes empresas petrolíferas possuem em conquistar lucro econômico ao retirar petróleo sem se preocupar com os danos na natureza. Nos dias atuais a problemática no Ártico exemplifica bem como acontece a corrida em busca do recurso fóssil que coloca em cheque a própria existência das formas de vida no globo terrestre.
Não se pode ignorar o fato de que o aparente e inofensivo saquinho plástico consiste em um bem que é feito com o uso do petróleo. Interessante notar que não se trata de substância renovável. As estruturas do gênero são compostas por resinas nas quais demoram séculos para conseguir decompor no ambiente.
De acordo com estatísticas colhidas no site oficial do Ministério do Meio Ambiente do Brasil quase dez por cento do lixo brasileiro consiste de sacolas plásticas. O público em geral tem o costume de usar as mesmas para depositar os resíduos que seguem ao caminhão de recolha ao invés de comprar as sacolas que são feitas de forma específica para esse tipo de descarte.
Quer saber maiores informações sobre os danos que as sacolas plásticas trazem ao meio ambiente. Clique no link e leia o artigo por esse mesmo redator: Sacolas Plásticas São Prejudiciais?
Tem algo a nos dizer? Existe alguma dúvida quanto ao tema de sacolas plásticas e o meio ambiente? Então, deixe o seu comentário. Obrigado.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier