Poluição Atmosférica

As alterações da atmosfera terrestre que se mostram nocivas em nível ambiental assim como para a saúde do ser humano se enquadram na categoria de Poluição Atmosférica. São considerados poluentes gases, partículas sólidas, material biológico, resíduos de energia, líquidos em suspensão entre outros. As consequências negativas para o organismo humano ou para o ecossistema podem surgir devido tanto a ação direta das substâncias quanto por interação delas com outros elementos.

Chaminé Poluindo o Ar

Chaminé Poluindo o Ar

Danos da Poluição Atmosférica

O dano mais sério que citamos da Poluição Atmosférica é certamente aquele que causa prejuízo para a saúde humana, no entanto, existem outros danos possíveis como a redução de visibilidade devido a formação de uma camada espessa, produção de maus odores e redução da incidência de luz. Esse é o tipo de poluição que oferece mais risco para o meio ambiente tendo ação direta no processo de aquecimento global (pelo aumento de gás carbônico CO2) bem como na formação de chuvas ácidas.

Como Ocorre a Poluição Atmosférica?

A dispersão na atmosfera reduz a concentração dos agentes potencialmente contaminantes. O tanto que eles se dispersam depende de fatores como a temperatura, movimento de sistemas de baixa e alta pressão bem como velocidade do vento. A topografia também cumpre um papel nessa dispersão, é diferente a interação em vales e em montanhas.

O processo de acúmulo de agentes poluentes acontece principalmente em casos de inversão térmica (situação em que uma camada de ar frio fica sob uma camada de ar quente). Como a dispersão das partículas é mais lenta nesse tipo de caso é natural que a poluição fique acumulada mais próxima do solo. As partículas em questão têm diferentes origens como restos orgânicos (resultantes de incinerações e queimadas), grãos de pólen, grãos de poeira, fuligem de combustíveis fósseis entre outros.

Outro fator que contribui é o acúmulo de gases como dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO), metano (CH4) e ozônio (O3). A concentração intensa desses poluentes resulta em alterações químicas no ar que resulta numa série de problemas respiratórios, uma das questões principais referente a saúde nos grandes centros urbanos.

Como Ocorre a Poluição Atmosférica?

Como Ocorre a Poluição Atmosférica?

Quais São as Fontes da Poluição Atmosférica?

Atualmente, existem diversas fontes de Poluição Atmosférica, contudo, podemos destacar como principal os motores a explosão que liberam quantidades exorbitantes de gases como CO, CO2 e fuligem. Quando o monóxido de carbono (CO) é inalado pelo ser humano e chega a corrente sanguínea é combinado à hemoglobina tornando difícil o transporte de oxigênio pelas células. Esse processo pode até mesmo levar a asfixia.

Contribuem em grande escala para o processo de Poluição Atmosférica as indústrias de siderurgia e as queimadas de florestas. Muitas indústrias têm no carvão mineral a sua principal fonte de energia liberando assim produtos tóxicos como dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera. Esses dois gases são responsáveis por boa parte dos problemas respiratórios como asma e bronquite.

Chuva Ácida

Um capítulo a parte da gravidade da Poluição Atmosférica é a formação de chuva ácida. Os gases que citamos podem ser combinados com vapor de água da atmosfera originando assim o que conhecemos como chuva ácida. Chuvas que tem a presença de ácido nítrico e ácido sulfúrico são muito agressivas para o meio ambiente podendo inclusive contribuir para a contaminação de fontes de água e solo.

Escurecimento Global

Outro fenômeno que ganhou força com o aumento da concentração de Poluição Atmosférica é o chamado escurecimento global que consiste na redução de luminosidade e visibilidade na atmosfera terrestre. Estudos apontam que entre o ano de 1960 e 1990 a redução do índice de luminosidade foi de cerca de 4% devido a grande emissão de aerossóis.

A partir dos anos 1990 a tendência de escurecimento global foi reduzida. O grande problema em relação a esse processo é que ele afeta diretamente o ciclo hidrológico uma vez que interfere na evaporação da água podendo resultar em secas em algumas regiões. Além disso, estima-se que esse fenômeno tenha mascarado o efeito estufa fazendo com que tenhamos a falsa impressão de que as temperaturas não subiram tanto.

Medidas para Reduzir a Poluição Atmosférica

Todos podem fazer a sua parte para a redução da Poluição Atmosférica, basta diminuir o uso de carros abastecidos com combustíveis fósseis. Além do desenvolvimento de carros que usem outras fontes de combustível o homem pode fazer a sua parte optando pelo transporte público ou mesmo organizando caronas coletivas.

As indústrias por sua vez devem ter instalações de filtragem e tratamento de vapores e gases tóxicos que possam emitir. Já existem equipamentos que permitem acompanhamento e mensuração do processo de poluição gerado pelos gases emitidos nos diferentes processos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • mt interesante amei

    carolina santos silva 5 de novembro de 2010 1:19
  • adoreiiii

    elisangela 7 de novembro de 2011 23:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *