Derramamento de Petróleo no Brasil

Derramamento de Petróleo – Uma Poluição das Águas

Uma das piores formas de poluição ambiental é o derramamento de petróleo, pois é um tipo de vazamento muito difícil de conter devido a vários fatores. A seguir vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de poluição especificamente enfocando nos derramamentos ocorridos no Brasil.

O petróleo tem origem fóssil animal e vegetal, trata-se de uma substância líquida com textura oleosa que foi formada geologicamente há milhões de anos. De cor escura é encontrado em vários pontos do globo. Esse combustível fóssil tão importante para as indústrias pode ser extraído do continente ou mesmo do meio do oceano como o Brasil já está trabalhando para fazer.

Extração de Petróleo e Derramamento

Para extrair o petróleo nos oceanos é necessário contar com as máquinas específicas montadas numa plataforma que pode ser fixa ou móvel. O petróleo pode ser bombeado para oleodutos ou navio. Os vazamentos podem acontecer em navios petroleiros, nas plataformas utilizadas para extração do óleo e também nos oleodutos que servem para fazer a distribuição do produto.

Os danos causados pelo derramamento de óleo são bastante grandes para o meio ambiente. Em geral esse tipo de derramamento se dá devido a falhas estruturais de alguns equipamentos. É possível ainda que hajam falhas humanas no processo de retirada do óleo do fundo do oceano.

Se a pressão exercida para a retirada for excessiva pode gerar uma fissura ou falhas no assoalho e assim o gás ou o óleo pode escapar. Quando um desastre desse acontece uma grande quantidade de petróleo é lançada na água o que acarreta na formação das manchas escuras. O petróleo é espalhado devido as correntes marítimas e também pelas correntes de ar.

Poluição

O petróleo é uma substância extremamente tóxica que pode acarretar na morte das espécies marinhas. Afeta também as aves migratórias e claro que a população local que vive no entorno sofre com a poluição. Um exemplo que pode demonstrar bem como é perigoso um vazamento de petróleo aconteceu nos Estados Unidos no ano de 2010.

Uma quantidade enorme de petróleo vazou durante meses e dessa forma cobriu uma grande área do Golfo do México. Durante esse período muitas espécies vegetais e animais morreram. Trata-se de um problema ambiental de grande magnitude quando vaza petróleo no oceano.

Desastres Com Vazamento de Petróleo no Brasil

Depois de saber um pouco mais sobre como o derramamento de petróleo se configura num grande desastre ambiental vamos relembrar alguns dos principais vazamentos ocorridos no Brasil.

Bacia de Campos – 2011

A petroleira norte-americana Chevron foi responsável por um dos maiores e piores vazamentos de petróleo no Brasil. O vazamento foi de milhares de litros e aconteceu na Bacia de Campos no dia 08 de novembro de 2011. O incidente tornou os executivos da Chevron réus e ainda pode acarretar numa enorme quantia para o pagamento de multas.

Relatórios de avaliação do ocorrido indicam que a Chevron poderia ter evitado o vazamento. Para se ter uma ideia mesmo com o plano de emergência utilizado pela empresa a mancha de petróleo continuou se espalhando pelo oceano. Na metade de dezembro a mancha estava com 3,8 km de extensão e cerca de 1 km² de área.

Baia da Guanabara – 2000

Outro vazamento de petróleo que ficou famoso no Brasil devido a sua magnitude foi o da Baia da Guanabara ocorrido em 2000. O vazamento aconteceu durante a madrugada do dia 18 de janeiro de 2000. O problema aconteceu devido a um problema ocorrido numa das tubulações da Refinaria Duque de Caxias (Reduc).

Esse problema deu origem a um vazamento de cerca de 1,3 milhões de litros de óleo cru na Baía de Guanabara. Um vazamento bastante sério que criou uma faixa de óleo na água com mais de 50 km quadrados. Um dos principais problemas se deu pelo fato de a mancha ter chegado ao manguezal da área de proteção ambiental (APA) de Guapimirim. Devido ao desastre muitas espécies da fauna e da flora foram dizimadas o que acarretou em vários prejuízos.

Além da questão ambiental esse vazamento trouxe diversos prejuízos sociais e econômicos para a população que vive na região. Pessoas que viviam de atividades ligadas de forma direta ou indireta aos recursos da Baía de Guanabara como pesca e turismo acabaram sendo muito prejudicadas.

Petróleo

Petróleo

Bacia do Rio Iguaçu (PR) – 2000

Esse vazamento é um dos piores já ocorridos no Brasil e se deu no dia 16 de julho de 2000. Nessa data, na Bahia do Rio Iguaçu, aconteceu um grande vazamento da refinaria da Petrobrás em Araucária. Foram mais de um milhão de galões, cerca de quatro milhões de litros, que foram lançados no meio ambiente.

Obviamente tamanho desastre afetou a fauna e a flora da região. O pior da situação é que apenas alguns meses antes o Brasil já havia enfrentado um outro vazamento de grande porte, o da Refinaria Duque de Caxias na Baia de Guanabara citado acima.

São José dos Campos – 1998

Uma rachadura de mais ou menos um metro, na refinaria de São José dos Campos ao Terminal de Guararema, causou um vazamento de cerca de 1,5 milhões de litros de óleo combustível no rio Alambari. Grande parte da causa do problema é que o duto rachado estava sem manutenção a uns cinco anos antes do ocorrido. A responsabilidade foi toda da Petrobrás.

Rodovia Castelo Branco  – Vazamento de GLP – 2001

No dia 15 de junho de 2001 a Construtora Galvão foi responsável pelo vazamento de GLP (Gás liquefeito de petróleo). O vazamento aconteceu num duto da Petrobrás que fica no km 20 da Rodovia Castelo Branco, uma das estradas mais importantes do estado de São Paulo.

O acidente aconteceu durante as obras realizadas pela construtora que foi contratada pelo governo. A empresa foi multada em R$ 98.000.00 pela Cetesb – Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

Os vazamentos de petróleo e derivados são bastante sérios, pois se trata de substâncias tóxicas que prejudicam e muito o meio ambiente. Diversas espécies são prejudicadas e as pessoas que vivem no entorno dessas regiões também. Dessa forma é muito importante que haja um cuidado maior por parte das empresas petroleiras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *