Bovinocultura de Corte: Características Gerais

Gados de corte são criados para produzir carne (como distinguido de gado leiteiro, usado para produção de leite, por exemplo). Existem três fases principais na produção: Operações de fêmeas com crias, segundo plano e confinamento de operações.

Quando criado em confinamento os gados são conhecidos como de “alimentação”. Muitos desses nascem em operações de fêmeas com crias concebidas para produzir bezerros de corte de modo específico. Embora o uso principal esteja na produção de carne, outros usos incluem couro e produtos que são usados em shampoo ou cosméticos.

Reprodução e Parto

Além da criar animais para atender a demanda de produção de carne bovina, os proprietários também usam cruzamentos seletivos para alcançar características específicas, tais como carne magra ou resistência à doença. Raças conhecidas como de dupla finalidade também são usadas para produzir carne bovina.

Estas raças foram selecionadas por dois fins, tanto para carne como na produção de laticínios. Raças de dupla finalidade incluem a espécie suíça Brown e outras raças da Índia, como Tharparkar e gado Ongole.

A maioria de gado de corte se acasala de modo natural em que a vaca é liberada por seis semanas após o período de parto. No entanto, também podem ser criados por meio de inseminação artificial.

Gados são criados durante o verão para o parto ocorrer na primavera seguinte. No entanto, a criação ocorre em outras épocas do ano, como o fim do verão ao início do outono. Os proprietários podem selecionar o tempo a reproduzir com base em série de fatores, incluindo o desempenho para reproduzir e os preços do gado sazonal.

Gado de Manutenção

Tratadores de gado mantêm ambiente de baixa tensão para os rebanhos e envolvem segurança constante, saúde, conforto, alimentação e manuseio humano. De acordo como Conselho Nacional Canadense, tipo de corte deve ter acesso ao abrigo de condições meteorológicas extremas, manuseio, equipamentos de segurança, cuidados veterinários e abate humanitário. Se um animal está infectado ou com suspeita de doença, os proprietários precisam denunciar de modo imediato ao veterinário para o tratamento ou a eutanásia.

Devido à densidade das populações de rebanho as doenças podem se espalhar entre o gado de modo rápido. Os proprietários devem monitorar a condição de modo regular para a detecção e o tratamento precoce, visto que a doença pode ameaçar tanto gado como a saúde humana, como testemunhado na doença da vaca louca. Em média, o gado consumirá 1,4-4% do seu peso corporal por dia, pesando 1000£ e bebendo média de 41L por dia, e cerca de 82L em climas quente.

Gado de Processamento

Um boi que pesa 1.000£ (450 kg) quando vivo fará uma carcaça pesando cerca de 620£ (280 kg) porque o sangue, cabeça, pés, pele, vísceras e intestinos são removidos. A carcaça será pendurada em sala fria de uma e quatro semanas, tempo em que se perde parte de peso como água seca a partir da carne. Quando desossada e cortada por um açougueiro se faz 200 kg de carne bovina.

Economia e Bovinocultura

Partes de animais também são utilizadas como produtos alimentares, incluindo sangue, fígado, rim, coração e rabo. O gado também produz leite, de modo específico criado para produzir grandes quantidades processadas e vendidas para consumo humano.

Gado forma a base da indústria e gera bilhões de dólares em todo o mundo. O comércio internacional de carne bovina em 2000 foi além de US$ 30 bilhões e representou apenas 23% da produção mundial de modo oficial.

A produção de leite que também é transformado em queijo, manteiga, iogurte e outros produtos lácteos é comparável em tamanho econômicos para reforçar a produção e fornecer parte dos alimentos para povos do mundo.

Couros bovinos utilizados para fazer sapatos, sofás e roupas representa outro produto difundido. Gado permanece como animais de tradição em países que se desenvolvem em termos econômicos, como a Índia, por exemplo.

Impacto Ambiental e Criação de Bovinos

Relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) declara que o setor da pecuária é “responsável por 18% das emissões de gases de efeito estufa”. O trabalho conclui que o dano pensado à pecuária pode ser mais que o dobro de 2010 até 2050, quando a demanda por carne vai aumentar em níveis consideráveis.

Outra preocupação é o estrume, que se não for bem gerido pode levar às consequências ambientais adversas. No entanto, está composto de valiosa fonte de nutrientes e matéria orgânica quando utilizado como fertilizante, como aconteceu em cerca de 15,8 milhões de hectares de área plantada nos EUA em 2006, com esterco de gado representando 70% das aplicações para soja 80% em adubo para o milho, trigo, cevada, aveia e sorgo.

O número de bovinos mantido em confinamento flutua. De 1° de Janeiro de 2002 a 1° de janeiro de 2012, não houve significativa tendência geral ascendente ou descendente no número de gado dos Estados Unidos sobre a alimentação para o abate, com média cerca de 14.046.000 cabeça durante esse período.

De modo anterior o número aumentou de 12.453.000, em 1985, a 14.121.000, no dia 1° de Janeiro de 2012, ou seja, aproximados 15% do estoque estimado de 90,8 milhões de bovinos dos EUA (incluindo bezerros).

Existe estimativa de que 935 mil operações de gado estavam operando nos EUA em 2010. No ano de 2001, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) registrou 5.990 gados regulados, constituídos para produções de carne (2200), laticínios (3150), bezerros (620) e as operações de vitela (20).

Pastoreio de gado em baixas intensidades pode criar um ambiente favorável para nativos em muitas regiões do mundo. No entanto, os bovinos são a redução da biodiversidade devido ao pastoreio.

Alguns micróbios no intestino do gado realizam processo anaeróbio que produz metano, representando cerca de 40% das emissões antropogênicas em níveis mundiais. Taxa adicional é produzida por fermentação anaeróbica de estrume em lagoas de estrume e de outras estruturas de armazenamento. Os 100 anos de aquecimento global potencial de metano, incluindo efeitos sobre o ozônio e vapor de água estratosférico, é 25 vezes maior que o dióxido de carbono.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *