O Que São Ativistas Ambientais?

Ativistas ambientais são grupos de pessoas que lutam em nome do meio ambiente, seja por conta dos direitos de animais ou de elementos botânicos. O movimento pode acontecer de forma pacífica (sem uso da força física, apenas intelectual) ou com o uso de constituições forçada com batalhas contra policiais e trabalhadores que trabalham em nome de ruralistas para não acontecer invasão em propriedade privada.

Nos dias de hoje existem diversos tipos de organizações famosas que trabalham com ativistas ambientais. Por exemplo, ao levar em conta a globalização se pode dizer que no mundo uma das instituições mais conhecidas está no Greenpeace que recebe doações de instituições privadas para poder promover o ativismo no globo terrestre.

Não se pode ignorar o fato de que Organizações Não Governamentais que trabalham de forma teórica sem fins lucrativos não possuem apoio de toda a classe de ambientalistas que apontam a presença de corrução, verba desviada, entre outros problemas que prejudicam o nível parcial do combate.

Ambientalistas no Congresso

Não apenas no Congresso Nacional como também em outras casas parlamentares existem representantes governamentais que lutam de forma direta a favor do meio-ambiente, visto que durante as campanhas para a eleição foram defendidos projetos em favor das características ambientais. De forma constante os denominados “ambientalistas” travam batalhas políticas contra “ruralistas”, representantes de organizações e fazendeiros que objetivam trabalhar com a ecologia profunda ao explorar sem ter que pagar alto custo por isso.

No começo da segunda década do século XXI aconteceu batalha que ganhou as capas dos principais jornais impressos do Brasil especialistas em trazem assuntos gerais, ou seja, a votação para reformar o Código Ambiental que existe em terras nacionais desde a época de Getúlio Vargas. As decisões do poder executivo não agradaram ambientalistas que exigem maior conservação e dos ruralistas que querem explorar sem ter que replantar ao extremo e por consequência prejudicar o líquido das empresas que explorar os recursos naturais da natureza.

Vegetarianos e Veganistas

Interessante notar que entre os ativistas ambientais que trabalham sob a ótica do pacifismo existem organizações que trabalham no sentido de se alimentar apenas com recursos naturais, ou seja, sem a presença de carne no cardápio. O ideal consiste em defender os direitos dos animais que são criados e crucificados para alimentar a grande demanda de carnívoros que existem no mundo. Ambientalistas do gênero defendem que o organismo humano é composto para não consumir carne, mas o tempo e a cultura fez com que a humanidade buscasse o alimento do gênero e modificando as próprias condições digestivas.

Não se pode ignorar o fato de que até mesmo no movimento vegetariano existem críticos da forma de vida. Ou seja, os veganistas não apenas concordam ser necessário evitar comer carne como também a necessidade de se alimentar com nenhum tipo de alimento oriundo dos animais e que podem gerar vida, como no caso dos ovos da galinha, por exemplo. Veganos se alimentam apenas de vegetais e frutos e criticam os vegetarianos que consomem alimentos oriundos de produções animais.

Também existe o extremo no qual as pessoas não se alimentam de nada, nem mesmo da água, para sobreviver. De acordo com o movimento do gênero o homem apenas precisa da luz ao sentido de ter o alimento.

Causas Pequenas: Ativistas Ambientais

Ativistas ambientais não estão presentes apenas em grandes causas como também em problemáticas que não possuem o enfoque da imprensa e opinião pública. Exemplo do gênero está no conjunto de pessoas que de forma pacífica se unem para divulgar placas que são contra a prática de rodeios ao levar em conta que touros sofrem com maus tratos para entrarem na arena de forma raivosa. Outra causa que começou pequena e se ampliou sob a ótica do público em geral está na defesa dos cães Beagles que são usados para testes de cosméticos para seres-humanos.

O que é Ambientalismo?

Ambientalismo consiste no grupo de ecologia que trabalha em busca do ideal no sentido de lutar em favor do meio ambiente e contra desmatamento ambiental e maus tratos de animais. Não se pode ignorar o fato de que ambientalistas trabalham com teorias e práticas em favor do combate contra as atrocidades de seres-humanos que prejudicam o meio-ambiente.

De forma constante os ambientalistas se reúnem e começam a exigir do poder a criação de leis contra empresas que desmatam ou o comércio paralelo que faz a exploração de animais silvestres de forma ilegal. Os movimentos de ambientalistas também estão centrados em tentar modificar o pensamento ético e moral da sociedade no sentido de acontecer mudança de comportamento em termos de mudanças ao padrão do consumo, visto que consumidores são responsáveis por existir ou não o desmatamento, visto que se não existe quem consome a empresa que explora sem sustentabilidade não consegue manter no mercado.

Internet e Ativistas Ambientais

Com o boom da rede mundial de computadores os ativistas ambientais aumentaram o poder de atuação. Grupos conseguem convocar grande número de pessoas para lutar em favor de um ideal. Também existem blogs que se destinam a fazer acusação de forma pública contra empresas que desmatam o meio ambiente e por consequência fazer o trabalho de diminuir o valor de realidade dos empreendimentos que perdem em termos de marketing.

Interessante notar que em nome do meio ambiente existem inclusive hackers que fazem a invasão em massa contra instituições que são contrárias aos movimentos ambientais. Representa forma de pressionar o poder público e privado a aderir a sustentabilidade na linha de produção e diminuir no pensamento que apenas idealiza o lucro.

Ativistas Ambientais e Economia Rasa

Os ativistas ambientais possuem a consciência de que existe necessidade de explorar a natureza para seres-humanos conseguirem sobreviver. Porém, grande parte ou talvez a totalidade de forma teórica lute para que aconteça a economia que ambiciona explora a ecologia de modo raso, ou seja, medindo o homem com paridade e valor igual às matérias prima e animais que existem na natureza.

As grandes potências mundiais trabalham sob a ótica da ecologia profunda que ambiciona colocar o ser-humano em patamar maior do que os pontos naturais do mundo ao sentido de explorar em nome do desenvolvimento econômico.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu sou um novo ativista do ambiente, Fatima Jardim, me inspirou com o manual do ativista ambiental.

    sebastião 17 de dezembro de 2015 21:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *