O ator de comprar algumas coisas que seja uma necessidade ou não deixa os consumidores mais felizes. Porém, o consumo desenfreado e descuidado pode ter um preço alto de mais para pagar num futuro próximo. A grande questão está em encontrar o equilíbrio entre o consumo consciente e a realização do desejo intrínseco de comprar.
É importante que se diga que o consumidor consciente beneficia e muito o meio ambiente. Se você sabe da importância de consumir com consciência tanto para ajudar o meio ambiente como para economizar o seu dinheiro vale a pena ficar atento as nossas dicas.
A seguir elaboramos uma lista de atitudes que pode ajudar a transformar o seu consumo e assim contribuir para um futuro melhor. Leia com atenção e tente perceber como você também pode fazer a diferença no mundo. Cada pequeno ato pode salvar um dia de amanhã.
Consumir é Uma Necessidade
Antes de qualquer coisa é importante que se tenha consciência de que consumir não é algo ruim ou passível de punição. O consumo é necessário para que possamos sobreviver, embora muitas pessoas consumam muito mais do que precisam.
Todos nós precisamos comer, dormir, usar roupas e atender a outras necessidades do dia a dia. Porém, é importante que tenhamos a consciência que cada pequeno objeto que compramos despendeu o consumo de recursos naturais como água, energia (produzida a partir da natureza), além de precisar ser eliminado em algum momento.
O consumo gera alguns problemas, os que mais se destacam são aqueles referentes aos gastos de energia e recursos naturais e também a forma de se livrar do lixo criado pelo consumo excessivo. Em suma, consumir é uma necessidade para que possamos sobreviver, mas não precisamos comprar mais do que o necessário.
Consumismo
Quando o assunto é consumo consciente não podemos deixar de falar sobre o consumismo, a ponta do iceberg do problema atual. A humanidade nunca comprou tantos produtos como agora e dessa forma nunca teve um problema tão grande para se livrar do lixo produzido por esse consumo desenfreado.
O consumismo pode ser definido como a compra de objetos e produtos que não são necessários. Basta que olhemos rapidamente para a quantidade de sapatos que temos em nossos closets. Será que precisamos de tantos pares?
Nesse ponto é interessante tomar parte nas estatísticas que são feitas acerca desse problema. Ao que tudo indica, atualmente, consumimos 25% a mais do que a terra consegue renovar. Dessa forma a cada dia causamos um grande déficit para o planeta.
Continuando nesse passo em 50 anos seria necessário ter 2 planetas Terra para atender as necessidades básicas da população. Por isso, é necessário reafirmar que o consumidor consciente beneficia o meio ambiente. Mas, não somente isso beneficia também a humanidade.
Como Ser Um Consumidor Consciente?
Podemos ser consumidores conscientes através de pequenas atitudes em nosso dia a dia. Para começar podemos reduzir o tempo no banho e complementar comprando menos produtos do que estamos acostumados. Quanto menos comprarmos menos lixo iremos produzir.
Reduza o Tempo no Banho
Tente diminuir o tempo que passa embaixo de chuveiro, pois além de diminuir a sua conta de água e luz você também estará ajudando a preservar um recurso natural muito importante para o planeta.
Lave Menos a Calçada
Todo mundo gosta de estar numa casa limpa e perfumada, mas não abuse de lavagens da calçada. Se você lava a sua calçada todos os dias saiba que está mandando pelo ralo a água que pode ser bebida pelos seus filhos amanhã.
Apague a Luz
O horário de verão foi criado exatamente para ajudar a população a economizar mais a energia elétrica. Perceba que apenas desligar a chave do interruptor ou mesmo lembrar de desligar o rádio antes de sair de casa pode fazer uma grande diferença na sua vida.
Nas Compras compre Apenas o Necessário
A tentação de levar para casa uma grande variedade de roupas, eletrônicos e outros produtos é muito grande, porém, você deve se controlar. Pense que talvez você não consiga utilizar todos os produtos que comprou o que se tornará um gasto desnecessário.
Além disso, os produtos similares que você já tem em casa serão jogados no lixo acumulando a quantidade de produtos sem uso que não tem uma destinação correta. Deixar de comprar o que você realmente não precisa ajudará o planeta, mas também ajudará muito o seu bolso.
Destine o Lixo de Forma Correta
Como já dissemos comprar é uma parte importante da sobrevivência e por isso mesmo não deixaremos de comprar. Porém, é necessário que se realize uma correta destinação do lixo que é gerado pelas nossas compras. Dessa forma todo o lixo que for produzido em sua casa precisa chegar ao melhor destino possível.
Os eletrônicos precisam ser descartados em lugares corretos para que não contaminem o restante do lixo. Uma boa dica é procurar locais que possuam latas especiais para receber o descarte desse tipo de produto. Também existem locais para a destinação correta de pilhas e baterias de celular.
Lembre-se também de embrulhar material cortante em pacotes especiais para que não machuquem as pessoas que forem recolher os rejeitos.
Recicle
O consumidor consciente também ajuda o planeta através da reciclagem, nada precisa ter um fim definitivo. Tudo o que você precisa saber é que tudo pode se transformar num novo objeto e ganhar um novo uso. Por isso, a reciclagem é tão importante para a nova sociedade que está se formando.
Pesquise na internet para saber como você pode destinar o lixo produzido na sua casa para a reciclagem. Além disso, em alguns casos você mesmo pode fazer essa reciclagem, basta estar bem informado.
Você Pode Ser Consciente
Ao longo desse texto explicamos para você o impacto do consumismo no planeta e em nosso futuro, o que é um consumo consciente e exemplificamos como você também pode ser mais consciente. Agora basta colocar mãos a obra e começar a transformar a forma como você se relaciona com o mundo e ajuda a preservá-lo.
Todo mundo pode ser um consumidor consciente, você também.
Hoje em dia o homem sabe que a crise ambiental que o planeta enfrenta é, em parte, resultado do consumo inconsciente, uma atitude incorporada a forma de vida do homem moderno. Assim, pode-se afirmar que a crise ecológica do planeta é responsabilidade de todos nós, consumidores, e do destino que damos aos resíduos dos bens consumidos.
O consumo sustentável é o grande desafio do mundo contemporâneo na solução dos problemas ambientais, e um dos caminhos para chegarmos até lá é a educação. Só com a conscientização sobre os impactos do estilo de vida de cada um de nós sobre o meio ambiente é que teremos indivíduos tomando atitudes conscientes no seu dia a dia, desta forma a educação ecológica, numa escala global, é o grande desafio do século.
O Que é Consumo Sustentável?
O conceito de consumo sustentável surgiu a partir da constatação de que não é possivel evitar que as pessoas continuem a consumir, porém é possivel que elas façam isso de maneira mais conscientes. Assim o consumo sustentável é justamente esse conceito de consumir melhor e menos, levando sempre em conta os impactos ambientais, economicos e sociais dos produtos e das empresas envolvidas no processo de produção.
Ao comprar um produto deve-se levar em conta os resíduos que esse ato vai gerar assim como os impactos causados na sua produção, essa reflexão vai levar as pessoas a escolhas ecológicamente corretas.
Volta as Aulas Sustentável
Nesse contexto em que buscamos conscientizar as novas gerações sobre a importancia do consumo sustentável, nada mais oportuno do que um começo de sulas sustentável.
É na hora de comprar o material escolar de seus filhos uma boa oportunidade de começar a educação deles sobre sustentabilidade, tendo alguns cuidados na compra dos materiais escolares você pode economizar não só o seu dinheiro, mas também ensinar o seu filho lições preciosas sobre o consumo sustentável e consciente.
Dicas Para a Compra de Materiais Escolares
O primeiro passo é convidar seu filho e fazer vum levantamento de todo o material que sobrou do ano anterior. Mochilas, estojos de lápis, canetas, réguas, peças do uniforme, merendeiras e outros materiais podem ser reaproveitados e consertados se necessário, sendo reutilizados. Depois façam uma lista do que é realmente necessário e então vão as compras com muita calma. Compre só o necessário, escolha os produtos que possuam menos quantidade de embalagens, prefira os produtos ecológicos com materiais reciclados, laváveis e não tóxicos.
Linhas de Produtos Escolares Ecológicos
Existe no mercado brasileiro uma linha de produtos escolares ecológicos que devem ter preferencia sobre os demais, como cadernos e agendas com folhas recicladas, pastas e embalagens com materiais reciclados, lápis produzidas com madeiras certificadas de reflorestamentos e até canetas produzidas com materiais biodegradáveis.
Aproveite a volta as aulas e inicie a educação ambiental de seus filhos com a compra do seu material escolar.