As palavras sustentabilidade e ecologicamente correto encontram–se hoje atreladas a idéias modernas, muito conscientes além de totalmente vitoriosa das grandes empresas. Este, hoje é um conceito que vai muito além da idéias e de resultados financeiros compensadores, tendo como base ações de muito mais profundidade.
A crise do meio ambiente é real e sua dimensão é bem maior do que muitos possam pensar e isso trás para todos grandes desafios, num momento que até mesmo a nossa sobrevivência, se encontra ameaçada.
É preciso incorporar os conceitos.
Sabemos todos ser esta uma questão por demais complexa, mas a realidade é que as empresas necessitam um grau de conscientização suficiente o bastante para que incorporem esses conceitos em seu DNA para que as ações em prol do meio ambiente, por um mundo sustentável passem a fazer parte da cultura organizacional das empresas.
Empresas que já conseguiram absorver esses conceitos e hoje estão muito bem no mercado são a garantia de que o marketing verde não só beneficia o planeta, mas também é capaz de resultar em ótimos dividendos.
De acordo com alguns dados divulgados pelo Departamento do Meio Ambiente (DMA) da Federação da Indústria de São Paulo, 46% das grandes corporações brasileiras só trabalham com fornecedores que respeitam e seguem os procedimentos de gestão ambiental.
Tomada de ações
Segundo ainda o Departamento do Meio Ambiente 48% de nossas empresas já conta com projetos que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e 42% já se encontram utilizando fontes de energia renováveis.
Como exemplo pode citar a empresa Sanavita que é destaque no que se refere a alimentos funcionais, está a 25 anos atuando no mercado e para este ano seu projeto é investir em ações que beneficiem o meio ambiente e como ação principal trocou rótulos e todas as embalagens de plástico por latas de aço que é sustentável 100% o que traz um grande benefício ao meio ambiente.
Esse tipo de lata é o mais reciclado do mundo e sua decomposição leva em torno de 10 anos, tempo esse muito menor do que plástico ou vidro.
Missão principal
Não basta investir em alimentos corretos se a principal missão é promover melhor qualidade de vida e o bem estar e para isso nada é mais coerente do que incluir no planejamento da empresa ações que venham beneficiar a natureza.
O marketing verde hoje tão em moda não é apenas a produção correta de alguns produtos é preciso investir em tecnologias modernas para reduzir o consumo dos recursos naturais, tratarem devidamente resíduos ou fazer o descarte em local adequado e se engajar em projetos de preservação da natureza são ações em beneficio do meio ambiente que todas as empresas deveriam empreender.