Vulcões Ativos no Mundo

Um vulcão causa sempre bastante apreensão e saber que tem 1.500 deles pelo mundo não ajuda muito na tranquilidade, não é mesmo? Pois, saiba que uma pesquisa chegou a conclusão de que existem cerca de 1.500 cuspidores de lava no mundo e que todos os anos em torno de 70 deles entra em erupção.

No exato momento em que você está lendo sobre os vulcões tem em torno de 20 deles expelindo lava e cinzas ao redor do globo. Além disso, ainda devemos considerar que existem inúmeros vulcões localizados no fundo dos mares e que são mais difíceis de encontrar e monitorar.

.

Os vulcões representam a força e a fúria da natureza, se você tem curiosidade para saber mais sobre os que estão em atividade continue lendo.

Quais São Os Vulcões Mais Ativos no Mundo?

Como já destacamos existem muitos vulcões na Terra e em grande parte eles estão ativos. Sendo assim elaboramos uma lista com os vulcões mais ativos do mundo, confira e passe longe nas fases de erupção deles.

Tungurahua, Equador

Um dos vulcões mais ativos dos últimos tempos é o Tungurahua que fica no Equador. Não está nada fácil para quem mora perto dessa força da natureza já que ele alterna dias de muita atividade com dias mais calmos. Uma das características mais assustadores do Tungurahua é que a força das suas explosões é capaz de gerar tremores de terra intensos na região.

Kilauea, Hawaii

O vulcão mais ativo do mundo nos últimos tempos é o Kilauea que fica no Hawaii, também se trata de um dos mais visitados, pois mesmo com atividade constante esse vulcão é do tipo “mansinho” já que a lava vem a tona vem lentamente. Mas, não é bom arriscar muito ficando perto dele.

Rabaul, Papua Nova Guiné

O grande problema com o vulcão Rabaul que fica na Papua Nova Guiné é que ele tem atuação que vai muito mais além do que as suas cercanias. Curiosamente uma erupção muito grande pode afetar o clima da terra como um todo.

Vulcão

Vulcão

SakuraJima, Japão

O Japão é uma das regiões do planeta mais ativas geologicamente devido ao movimento das placas tectônicas. Essa movimentação constante das placas causa terremotos e também faz com que vários vulcões voltem a ficar ativos.

O vulcão SakuraJima é um dos mais ativos do Japão, durante uma erupção desse vulcão aparecem raios em meio a lava, pois existe atrito das rochas que estão em suspensão durante o processo de liberação da lava.

Etna, Itália

O vulcão mais ativo da Europa é o Etna que fica na Itália, esse é também um dos vulcões mais altos do mundo. Para ver o Etna você precisa ir a Sicília, ele tem em torno de 3.300 metros de altura, mas o seu tamanho pode variar com frequência já que está em constante atividade.

Anak Krakatoa (ou Anak Krakatau na língua local)

O nome desse vulcão significa filho de Krakatoa, trata-se de um vulcão relativamente novo, mas bastante ativo. A sua formação aconteceu a partir de uma mega explosão do Krakatoa e por isso esse nome.

Confira essa história em http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JmPuy-pqIQE.

Os Perigos dos Vulcões Ativos

Vulcões Ativos

Vulcões Ativos

Os vulcões ativos representam grandes perigos através de suas cinzas e gases tóxicos. A temperatura muito alta pode chegar a derreter o solo e ainda formar rochas ígneas. Além dessas rochas as erupções ainda podem produzir pedras-pomes ou púmice.

Curiosidades a Respeito de Vulcões

A Megaerupção do Vesúvio

Uma erupção vulcânica que entrou para a história foi a do Vesúvio, há mais de 2 mil anos, na Itália. Essa erupção foi responsável por destruir duas cidades inteiras, Pompeia e Herculano.

Esse vulcão está tranquilo desde 1944, mas ainda está ativo porque explodiu há menos de 10 mil anos (o parâmetro para considerar um vulcão ativo ou não).

O Tempo de Uma Erupção

Imagem de Amostra do You Tube

Em geral uma erupção vulcânica costuma durar 7 semanas, mas há exceções como o caso do vulcão Stromboli, na Itália, a sua erupção está acontecendo há mais de 2 mil anos. Para se ter uma ideia esse vulcão solta porções de lava a cada hora, impressionante.

A Falsa Paz do Monte Fuji

O Monte Fuji no Japão nos passa uma ideia de tranquilidade, mas não é bem assim. O monte que tem o seu cume todo coberto de neve durante o inverno está numa região de encontro de placas tectônicas, nesse ponto acontecem vulcões e terremotos.

Quando a Terra Esfriou

O vulcão Pinatubo, nas Filipinas no ano de 1991 soltou muita fumaça e isso acabou bloqueando a luz do sol durante várias semanas. Nesse período a Terra esfriou cerca de meio grau Celsius e somente depois de alguns meses voltou ao seu normal.

Soltando Lava Sem Parar

O vulcão Kilauea, no Havaí está soltando lava sem parar desde 1983, alguns turistas sobrevoam a cratera para ver de mais perto. As lendas locais dizem que dentro da montanha vive o deus do vulcão Pele que está muito nervoso.

O Vulcão Perto do Brasil

O vulcão Nevados Ojos del Salado é considerado o mais alto do mundo e está bem pertinho do Brasil. Esse vulcão tem 6.887 metros de altitude e fica localizado na fronteira entre o Chile e a Argentina.

Será Que Vai?

Devido aos vários problemas que os vulcões podem causar os cientistas desenvolveram formas de prever as erupções com alguns dias de antecedência. Para isso existem procedimentos básicos:

Imagem de Amostra do You Tube

Aparelhos

Existem alguns aparelhos que fazem a verificação do estado do vulcão, ou seja, se ele está soltando mais gases do que seria normal.

Equipamentos do Inchaço

Além disso, também existem alguns equipamentos que servem para medir o inchaço da montanha e saber se haverá algum problema.

O Sismógrafo

O sismógrafo é um aparelho que serve para medir terremotos e quando esse aparelho detecta tremores fracos próximos de um vulcão é um sinal não muito bom, pois quer dizer que o magma está se movendo.

Informações Interessantes Sobre Vulcões Ativos

Um vulcão é considerado ativo quando a sua última explosão aconteceu há menos de 10 mil anos.

Para que um vulcão seja extinto é necessário que o seu magma acabe e isso pode acontecer. Quando não há mais movimentos das placas tectônicas não tem mais magma e o que sobra é apenas uma inofensiva montanha.

5 comentários

  1. otimo muiitas coisa achei toma q tire uma boa nota nota

  2. gostei dessa pesquisa e obrigada por vcs me ajudarem!bjos

  3. muito bom mais é melhor eu ter uma boa nota

  4. Valdinícia Soares da Cunha Pinto

    27/04/2014
    Caro Culturamix.com,
    Meus parabéns [a página] é excelente cheia de informações úteis para trabalhos, pesquisas e lições de casa.
    Cordialmente,
    Valdinícia Soares da Cunha Pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>