Temas Sobre o Meio Ambiente

As catástrofes naturais que vemos hoje, tais como tsunamis, enchentes, temperaturas extremas, aumento do nível dos mares e derretimento das calotas polares, são cada vez mais constantes e resultado de muitos anos de atividades destrutivas do homem, que visa o progresso.

Desde a Revolução Industrial, ocorrida no século XIX, o homem passou a poluir mais e a explorar de forma desordenada os recursos naturais, tudo isso para produzir cada vez mais. Entretanto, com o aumento da população e o consumo desenfreado, o planeta não está mais conseguindo suprir essa produção com seus recursos naturais, que são limitados ou demoram anos para se formar, como o caso da água e de produtos obtidos através da natureza, como madeira e papel.

Proteger o meio ambiente tornou-se uma das principais metas para governantes e entidades protetoras em todo o mundo, já que é evidente que se nada for feito, o planeta poderá não contar com recursos naturais para as futuras gerações. O exemplo mais clássico é a própria água potável.

Foi a partir da década de 70 que o mundo passou a se preocupar mais com os temas sobre o meio ambiente, quando se estabeleceu o Dia Mundial do Meio Ambiente durante a Conferência Mundial das Nações Unidas em Estocolmo, Suécia, no ano de 1972. Nesse encontro, que reuniu diversos representantes mundiais, além de serem estabelecidas metas para a proteção ambiental, decretou-se a data comemorativa do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado em 5 de junho.

Temas Sobre o Meio Ambiente

Temas Sobre o Meio Ambiente

No Brasil, o Dia Mundial do Meio Ambiente passou a ser comemorado alguns anos depois, a partir de 1981, quando vigorou o Decreto 86.028, de 27 de maio de 1981. Não é celebrado somente o dia mundial, mas sim uma “Semana Nacional do Meio Ambiente”, que tornou-se uma tradição entre os ecologistas e defensores do meio. Eles organizam eventos, palestras e debates em todo o país e envolvem toda a população.

Com as alterações bruscas que o planeta está sofrendo, essas atividades e mobilizações tendem a aumentar cada vez mais, tanto que os temas sobre o meio ambiente fazem parte da grade de matérias escolares, bem como a população passa por uma mudança de hábitos, como separar o lixo reciclável do não reciclável, utilizar sacolas retornáveis no supermercado e economizar água e energia elétrica, por exemplo.

Em um planeta em que a população alcançou um total de sete bilhões de pessoas em 2011, é preciso se mobilizar e reaproveitar os recursos naturais ao máximo para suprir as necessidades de toda essa gente. Por isso é que a população mundial deve mudar seus hábitos e procurar reduzir seus impactos, consumo de recursos naturais e poluição.

Tanto empresas como governantes estão fazendo sua parte. As primeiras procuram produzir mais com menos, enquanto que os últimos entram em acordos mundiais e elaboram leis para proteger o meio ambiente.

No Brasil, uma das leis mais importantes que entrou em vigor recentemente foi a “Lei de Resíduos Sólidos”, nº 12.305/2010, que determina o manejo adequado do lixo, estabelecendo a responsabilidade por tudo o que é consumido e descartado, com punições para quem descartar o lixo inadequadamente, tanto as empresas quanto a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>