Recursos Minerais da Oceania

É menor continente da Terra, sendo também um dos mais isolados, por ser formado basicamente por ilhas, isso fez com que fosse o último continente a ser colonizado do mundo, sendo chamado de mundo novo devido a essa tardia conquista. Claro que como os outros continentes conquistado, a Oceania também já possuía algumas aldeias de povos nativos bem parecidos com os nativos americanos e africanos.Sendo que do mesmo modo desses continentes, os nativos da Oceania também foram massacrados, sobrando poucos para contar história e para reivindicar os seus direitos.

Os países mais influentes do continente são a Austrália, que ocupa o maior território sendo cerca de 7,6 milhões de km² enquanto o continente todo é de 8,4 milhões de km², ou seja representa cerca de 90% do território depois temos a Nova Zelândia e Papua Nova Guiné que mesmo com pequenos espaços são extremamente importantes para o desenvolvimento.

Como já foi dito é um continente que se compara a um arquipélago, juntando todas as ilhas que o formam, sendo que possui muitas erupções vulcânicas por estarem bem próximo do círculo de fogo do pacífico. É  totalmente cercado por oceanos e abrange os dois hemisférios apesar de estar em sua maioria no sul.

Muitos já ouviram falar pelos desenhos na televisão mas não é atoa que a Nova Zelândia é banhada pelo Mar da Tasmânia, naquela região existem realmente o demônio da Tasmânia. O país é extremamente desenvolvido e se divide em duas ilhas principais separadas por um estreito e algumas menores em volta.

Vulcão Ativo Localizado na Oceania

Vulcão Ativo Localizado na Oceania

É somente menos habitada do que a antártica e conta com cerca de 36,6 milhões de habitantes. Algo muito curioso do continente são os países tão pequenos, alguns com total de habitantes igual a de uma cidade. Algo que é muito notado é o fluxo migratório para as áreas de maior desenvolvimento, por isso percebemos como a quantidade de pessoas são maiores na Austrália.

Na economia a Oceania se destaca pela industrialização e agricultura nos países mais desenvolvidos sendo muito importante notar a diferença do PIB dos países. O restante é bem voltado para a agricultura e em todos os lugares o turismo é bem presente. A indústria é mais forte na Austrália dando ênfase em máquinas, equipamentos, siderurgia, metalurgia, petroquímica, química, etc.

Na agricultura a principal fonte era a exportação de coco, café, mandioca, cacau sendo que a maioria da agricultura de lá é bem de monocultura, parecida com o Brasil tendo vários locais com agricultura de subsistência

As ilhas presentes são bem perto de origem vulcânica tendo três divisões nas ilhas Polinésia, Melanésia e Micronésia. Outra presença muito importante é a cordilheira australiana, com cadeias de montanha, porém com muitos planaltos no meio do território.

O clima da Oceania é basicamente formado como zonas temperadas do Sul e Zona Intertropical sendo predominante a os climas árido tropical, subtropical e tropical. Tendo diversas paisagens como florestas, desertos e savanas. Lembrando sobre os diversos animais diferentes presentes por lá, mostrando a diversidade do país. Com isso os cangurus, coalas e ornitorrinco foram ficando bem famosos.

Recursos Minerais

Mesmo sendo um continente bem pequeno é recheado de reservas com recursos mineirais.  São jazidas de ouro, minério de ferro, cobre, manganês, bauxita encontradas no solo australiano. A maioria deles são explorados e mandados para o Japão. Outro mineral muito utilizado lá é o carvão mineral, porém ele é mais voltado para energia.

Recursos Minerais da Oceania

Recursos Minerais da Oceania

Já na Nova Zelândia as maiores jazidas são de petróleo, carvão e gás natural, sendo muito bem investido ajudando o país a ser muito bem economicamente ativo. Outro minério muito diferente de ser encontrado foi o fosfato em Nauru, país bem pequeno do continente, mas que com a alta exploração imagina-se que não chegue a mais de trinta anos para acabar.

Alguns outros países também possuem outros minérios, porém em quantidade bem menor. As ilhas salomão por exemplo possui sobre, fosfato e ouro. A Papua Nova Guiné possui cobre e petróleo,  o Fiji tem ouro e cobre.

O que favorece o continente são seus solos vermelhos, que em muitos locais não conseguem ser plantados nada, existem os minerais para salvar a economia de muitos desses locais.

A Oceania é um continente totalmente inusitado perto do restante do mundo, contando com paisagens, fauna e flora que nunca tinha se visto antes. Mesmo sendo um continente muito explorado e bem recentemente, conseguiu se desenvolver independentemente e alcançar altos patamares na economia, na educação e na saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *