Reaproveitamento da Águas

As águas são os elementos naturais mais importantes para os seres humanos. Essa importância está totalmente atrelada à necessidade dos seres vivos em utilizar esse recurso para poder sobreviver. Nós, por exemplo, somos constituídos por mais de 75% de água. Alguns casos, o ser vivo tem quase 100% de composição aquífera, como é o caso da água viva.

O nosso planeta, se observado do espaço, pode ser claramente visto como um ponto azul, por conta que os oceanos cobrem grande parte dele. Só que, apesar de demonstrar uma grande presença de água, temos que lembrar que apenas 1% de toda a água que existe em nosso planeta pode ser usada para beber e fazer as coisas necessárias para os seres vivos sobreviverem. Ou seja, é uma quantidade ínfima se compararmos ao grande número de dependentes dele.

Infelizmente, o homem não levou em consideração essa afirmação, gastando tudo aquilo que não poderia em prol de um desenvolvimento que não apresentava resultados em um curto prazo. Com a descoberta de novas terras (a futura América), pensou-se ainda menos em preservação, por conta da errada ideia de recursos infinitos que a descoberta causou no mundo daquela época.

Projeto de Aproveitamento de Água em Casa

Projeto de Aproveitamento de Água em Casa

O Meio Ambiente

Hoje, os efeitos da exploração continua do meio ambiente pelo ser humano é sentido em, praticamente, todo o planeta. Fenômenos naturais que não ocorriam com frequência e não tinham potenciais arrebatadores hoje assustam quem quer que seja, arrasando cidades e ceifando milhares de vidas.

Talvez, um dos problemas ambientais mais conhecidos entre as pessoas seja, sem dúvida, o aquecimento global. Vale esclarecer que esse tipo de fenômeno é uma coisa natural do nosso planeta, que já passou por vários desses processos em seus quase cinco bilhões de anos de existência. O problema, porém, reside no fato de que o ser humano está acelerando esse processo, com o lançamento de gases nocivos à atmosfera, que agridem a camada de ozônio e contribuem para a que o efeito estufa se intensifique por aqui.

E, no nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre a água e quais são as medidas que podemos tomar para que haja um reaproveitamento eficiente de água nas atividades que executarmos. Confira:

A Água

A água, como você deve bem saber, é um dos principais elementos do nosso planeta. Estando presente na maior parte dele, ela é a casa de várias espécimes de peixes e plantas que, juntos, conseguem fazer com que a água seja um ambiente propício para eles e, também, para quem consumí-la.

Muito se discute sobre a verdadeira origem da água em nosso planeta. Muitas pessoas suspeitam que esse mar de H2O só foi possível de acontecer por conta da formação do nosso próprio Sistema Solar: quando aconteceu a explosão que deu origem à nossa Estrela, muito material foi ejetado para o Sistema inferior. Esse material se condensou e acabou por formar todos os objetos celestes que estão circundando o sistema, incluindo aí o nosso planeta.

O Reuso da Água

O Reuso da Água

Quando a Terra foi formada, ela era uma grande bola incandescente, que não dava o menor sinal de que ia se resfriar em um período próximo. Só que como tudo tem um propósito, O Sol, que ainda estava se “calibrando” no Sistema, exerceu uma força tão grande sobre os elementos que estavam presentes ao seu redor que vários cometas ricos em água começaram a bombardear os planetas, principalmente a Terra.

Foram milhares e milhares de anos de bombardeamento contínuo do nosso planeta com esses cometas, para que ele começasse a se esfriar. Ainda hoje, diversos cientistas afirmam que nosso planeta é quente, por conta da atividade magmática que existem embaixo dos nossos pés, que permitem, inclusive, a movimentação das placas tectônicas.

Depois que a Terra, enfim, passou a ter temperaturas mais amigáveis, aconteceu que o planeta passou a ser bombardeado novamente por esses cometas ricos em água, que criou os primeiros oceanos. E, assim, o sistema aquífero do nosso planeta se formou.

Cuidados Com a Água

O Brasil é, realmente, um país muito sortudo se comparado com os demais: ele possuí um grande território, digno de país continental, bem como, também, uma riqueza natural bastante invejável: possuí grandes aquíferos e é a casa principal da Amazônia, principal floresta tropical de todo o mundo. Apesar de a Amazônia se dividir em outros países da América do Sul, é no Brasil que ela tem uma maior porcentagem.

E, como vocês já devem ter ouvido falar, o Brasil é o país que concentra a maior parte da água doce do planeta. E, infelizmente, muitas pessoas levam isso ao pé da letra e se recusam se policiar para economizar água por conta dessa “fartura’. Só que não demorou muito para as pessoas sentirem os efeitos da falta de água: entre 2014 e 2016, o estado de São Paulo viveu o pior racionamento de água de sua história: os reservatórios estavam trabalhando a níveis críticos, o que interrompeu o fornecimento na cidade de São Paulo durante vários momentos nesse período de tempo.

Embora a situação esteja normalizada a partir de agora, as autoridades pedem que os paulistanos não deixem a peteca cair e, assim, lutem pela preservação dos reservatórios que resistiram até hoje. Porque, apesar de normalizada, o risco de novo racionamento existe, já que levará um período de tempo significativo para que as reservas possam se recuperar.

Sistema de Reuso da Água

Sistema de Reuso da Água

Dicas

E sabe o que é melhor nisso tudo? É que você pode ajudar a preservar esse bem tão valioso para o meio ambiente! Se atente às dicas.

  • Se você lava roupa, saiba que pode usar a água que sai da lavagem para que ela possa ser usada para lavar o quintal ou até mesmo os azulejos de dentro de casa. Tenha um balde armazenador, para que você possa guardar essa água e ir usando conforme a necessidade.
  • Faça vistorias periódicas afim de analisar se existem vazamentos ou qualquer outro tipo de problema com o encanamento. Saiba que os vazamentos, além de fazer a sua conta ficar mais cara, ainda tem a contribuição negativa para a manutenção dos mananciais.
  • Procure fechar sempre a torneira quando for ensaboar/escovar os dentes/ lavar a louça.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *